Ministério Grão De Trigo

Ler Online
Luz nas Trevas

O CONFLITO ESPIRITUAL

Capítulo 7

Luz nas Trevas, livro por David W. Dyer

Publicacao Grão de Trigo

Escrito por David W. Dyer

ÍNDICE

Capítulo 1: O PLANO ORIGINAL DE DEUS

Capítulo 2: COMO O DIABO TRABALHA

Capítulo 3: EXISTE UM SALVADOR

Capítulo 4: SER TRANSPARENTE COM DEUS

Capítulo 5: A VIDA DA ALMA

Capítulo 6: COMO DEUS CRIOU O HOMEM

Capítulo 7: O CONFLITO ESPIRITUAL (Capítulo Atual)

Capítulo 8: “AMARRANDO” O DIABO



Capítulo 7: O CONFLITO ESPIRITUAL


Isso então nos leva de volta ao nosso primeiro assunto que abordamos no começo deste livro, onde falamos sobre um conflito nas esferas espirituais deste mundo. Deus introduziu Adão e Eva em um ambiente espiritual hostil com instruções para conquistá-lo e subjugá-lo. Todos sabemos como eles falharam.

Mas através de Jesus, o Ungido, Deus está trabalhando novamente para concluir esta tarefa. Ele está chamando homens e mulheres para Si mesmo. Ele está colocando Sua própria vida dentro deles e fazendo com que eles tenham uma vida justa.

Aqui, no meio do reino de Satanás, existem seres humanos vivendo sob o governo de Deus! Ele, trabalhando neles e através deles, está expressando Sua santidade aqui mesmo no reino de Satanás. À medida que Sua vida cresce dentro deles, a influência dos espíritos malignos diminui cada vez mais. Deus está desfazendo a programação do diabo em suas mentes. Eles não são mais seus peões, que ele costumava usar para fazer sua vontade.

Isso então se torna uma ameaça à soberania do diabo. Seu reino está sob ataque. Ele está perdendo seu domínio sobre muitos seres humanos que antes estavam sob sua influência e controle.

Esses seres humanos com Deus dentro deles também estão sendo usados para ajudar a libertar outros das trevas e do pecado. Eles são cada vez mais os instrumentos de Deus através dos quais Ele fala e trabalha aqui na terra. Como estão se tornando cada vez mais livres da influência de Satanás, estão derrotando-o de várias maneiras. Esta é uma grande glória para Deus, mas uma vergonha para o inimigo.

Jesus era um exemplo perfeito de um ser humano sobre o qual o diabo não tinha controle. Satanás não tinha cabeça de ponte ou “base de apoio” na mente de Jesus através da qual ele pudesse influenciá-lo.

Lemos: “... porque o príncipe do mundo está chegando, mas ele não tem nada em mim” (Jo 14:30). Jesus foi o precursor, Aquele que passou à nossa frente para nos mostrar o caminho. Nele, vemos o alvo, e é Ele quem fará o trabalho em nós quando nos abrirmos para Ele.

Talvez alguns crentes suponham que amadurecer espiritualmente e obter muitas vitórias sobre o pecado e a decepção as levaria a uma vida mais tranquila. No entanto, muitas vezes é exatamente o oposto.

Em vez de desfrutar de uma existência feliz r tranquila, somos jogados mais para a batalha espiritual pelo universo. Em vez de encontrar a paz externa, somos confrontados com muitos tipos diferentes de ataques satânicos. Isso não é porque estamos fazendo algo errado, mas porque estamos nos tornando uma ameaça para o reino das trevas.

Esses ataques espirituais podem ocorrer de várias formas. Podemos ser bombardeados com pensamentos desencorajadores. Podemos sentir nossa mente sob algum tipo de pressão difícil de descrever.

Podemos ser violentamente acusados de algo que não ofenda a Deus, mas em uma área onde temos uma certa fraqueza. Ele pode arranjar algumas tentações que consomem toda a nossa força para resistir. O diabo pode produzir circunstâncias, mesmo usando nossa família e/ou pessoas ao nosso redor para causar um estresse extremo.

Seu propósito nesse estresse é nos empurrar para além dos limites de nosso autocontrole, para que façamos ou digamos coisas que não estão em harmonia com Deus. Podemos perder a calma. Podemos dizer ou fazer coisas que não estão certas. Sua estratégia é nos pressionar até cairmos de alguma maneira.

Esses testes podem se tornar muito extremos e a pressão ser muito grande. Às vezes, podemos estar sob uma espécie de pressão espiritual que achamos que não podemos suportar nem mais um minuto.

Paulo descreve um pouco desse tipo de experiência quando diz: “Porque não queremos, irmãos, que desconheçam o sofrimento que experimentamos na Ásia. Lá estávamos sob pressão extrema, muito além das nossas forças para aguentar, tanto que até mesmo perdemos as esperanças da própria vida” (2 Co 1:8). Embora esse tipo de pressão não seja constante, pode ocorrer de tempos em tempos.

Nosso trabalho como crentes é apenas permanecer firmes no Senhor. Usando Sua força e a “armadura” que Ele nos deu, não devemos sucumbir aos impulsos de fazer ou dizer algo para tentar obter alívio. Nós devemos “permanecer no dia mal” (Ef 6:13). Nossa parte dessa batalha é “resistir ao diabo” (Jo 4: 7). Nossa vitória é chegar ao fim do teste sem pecar de maneira alguma, sem expressar nossa carne.

Isto é muito importante. Quando o diabo organiza tais provações para nós e caímos, ele está mostrando ao universo que é vitorioso e tem poder sobre nós. Mas quando passamos por essas provações sem expressar a natureza decaída, a vitória de Jesus sobre Satanás se torna nossa vitória e estamos mais preparados para ajudar os outros em seus momentos difíceis.

Lemos que o Senhor diz: “Simão, Simão, eis que Satanás pediu autorização para o peneirar como trigo! Eu, entretanto, roguei por você, para que a sua fé não desfaleça. Você pois, voltando deste teste, fortaleça os seus irmãos” (Lc 22:31,32).

Esse “peneirar você como o trigo” deve ter sido uma provação extrema. Satanás o passaria por um processo severo. Não é só Pedro que é submetido a esses testes, mas também somos.

Contudo, em Sua sabedoria, Deus permite estas coisas para nosso bem. Quando falhamos, nos ajuda ver nossa fraqueza e clamamos a Deus por transformação. Quando somos vitoriosos, isso é glória para Ele. 

Final do Capítulo 7

Ler outros capitulos online:

ÍNDICE

Capítulo 1: O PLANO ORIGINAL DE DEUS

Capítulo 2: COMO O DIABO TRABALHA

Capítulo 3: EXISTE UM SALVADOR

Capítulo 4: SER TRANSPARENTE COM DEUS

Capítulo 5: A VIDA DA ALMA

Capítulo 6: COMO DEUS CRIOU O HOMEM

Capítulo 7: O CONFLITO ESPIRITUAL (Capítulo Atual)

Capítulo 8: “AMARRANDO” O DIABO