Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Primeira Carta de Paulo a Timóteo

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses

A Segunda Carta de Paulo a Timóteo


A Primeira Carta de Paulo a Timóteo

CAPÍTULO 1

1:1Paulo, um enviado do Ungido, Jesus, de acordo com o mandato de Deus, nosso Salvador, e o Ungido, Jesus, nossa esperança, 1:2a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz de Deus o Pai, e do Ungido, Jesus, nosso Senhor.

1:3Pedi que permanecesse em Éfeso quando eu estava indo para a Macedônia a fim de você orientar certos homens a que não ensinem uma doutrina diferente, 1:4nem prestem atenção a mitos supersticiosos e genealogias intermináveis, que geram dúvidas em vez de ministrarem Deus através da fé. Agora repito esse pedido.

1:5O resultado genuíno da mensagem que tem sido entregue é o amor que provém de um coração puro, consciência limpa e fé não fingida. 1:6Alguns, tendo-se afastado dessas virtudes, desviaram-se para discussões inúteis. 1:7Eles desejam ser professores da lei, embora realmente não entendam o que estão dizendo ou as coisas que enfaticamente afirmam.

1:8Mas sabemos que a lei é boa se um homem a usar corretamente, 1:9usando-a com o seguinte entendimento: que a lei não se aplica a um homem justo, mas se aplica aos rebeldes e injustos; aos ímpios e pecadores; aos profanos e moralmente desenfreados; aos que matam seu pai ou sua mãe; a assassinos; 1:10aos sexualmente imorais; a pedófilos; a comerciantes de escravos; a mentirosos; àqueles que não cumprem sua palavra e àqueles que praticam qualquer outra coisa que se oponha a um ensino saudável 1:11e que não esteja em harmonia com a mensagem das boas novas da glória do Deus bendito, a qual me foi confiada.

1:12Agradeço a quem me habilitou, ou seja, o Ungido, Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, nomeando-me para o seu serviço, 1:13mesmo que antes eu tenha sido um blasfemador, um perseguidor e arrogante. No entanto, obtive misericórdia, porque o fiz em ignorância, estando na incredulidade, 1:14e então a graça de nosso Senhor abundou excessivamente para comigo na fé e no amor que há no Ungido, Jesus.

1:15Esta é uma palavra confiável e digna de ser aceita por todos: que o Ungido, Jesus, veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

1:16No entanto, por esse motivo recebi misericórdia; para que em mim, na qualidade de um pecador principal, Jesus, o Ungido, pudesse demonstrar toda a sua paciência, de modo a ser um exemplo àqueles que mais tarde creriam nele, obtendo desta maneira a vida eterna de Deus.

1:17Agora ao Rei das épocas, que é tanto imortal como invisível, o único Deus, seja a honra e a glória para todo o sempre. Amém.

1:18Eu repasso a você esta instrução, Timóteo, meu filho, de acordo com as profecias que foram dadas a seu respeito; para que por elas possa lutar a boa luta como soldado, 1:19segurando firme a fé e uma consciência pura.

Alguns, abrindo mão dessas coisas, fizeram sua fé naufragar, 1:20no que se incluem Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que este castigo possa ensiná-los a não dizer coisas que trazem difamação a Deus.

CAPÍTULO 2

2:1Desejo, portanto, que antes de tudo, se façam pedidos, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, 2:2especialmente pelos reis e por todos aqueles que estão em uma posição de autoridade secular, para que possamos levar uma vida tranquila e sossegada, com toda honestidade e reverente respeito a Deus.

2:3Isto é bom e aceitável à vista de Deus nosso Salvador, 2:4que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

2:5Porque há um só Deus e também um só mediador entre Deus e os homens: o Ungido, Jesus, o qual é ele mesmo um homem. 2:6É ele quem entregou a si mesmo como pagamento de resgate por todos, o qual foi martirizado no tempo designado. 2:7Esta é a mensagem da qual fui nomeado um arauto e um enviado (falo a verdade, não estou mentindo), um professor aos gentios em relação à fé e à verdade. 2:8Desejo, portanto, que os homens em todos os lugares orem, levantando mãos santas sem estarem irados uns com os outros e sem discussões.

2:9No mesmo tom de santidade, as mulheres devem vestir-se com roupas modestas, tendo reverência e moderação, não buscando atenção com cabelo trançado e ouro ou pérolas ou roupas caras. 2:10Em vez disso, devem vestir-se com boas obras, que são apropriadas para as mulheres que professam um reverente respeito a Deus.

2:11Deixe uma mulher aprender em quietude, com toda submissão. 2:12Ademais, eu não permito que uma mulher ensine ou tenha domínio sobre um homem; que permaneça quieta. 2:13Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva, 2:14e Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em pecado. 2:15Mas elas serão salvas ao gerarem filhos*, se continuarem na fé, amor e santidade com bom juízo.

CAPÍTULO 3

3:1Esta palavra é verdadeira: “Se um homem deseja servir como sentinela, ele deseja prestar um valioso serviço”.

3:2A sentinela, entretanto, deve ser irrepreensível, marido de uma esposa, não beberrão, controlado, exibindo bom comportamento, hospitaleiro, capaz de ensinar, 3:3pacífico, que não seja rápido em atacar alguém [incluindo sua esposa], mas gentil, não alguém que goste de discutir, que não seja ganancioso, 3:4que administre bem a sua própria família e tenha filhos obedientes e que o respeite 3:5(pois se um homem não sabe como administrar sua própria casa, como poderia cuidar daqueles que Deus chamou para fora?),* 3:6não jovem nem recém-convertido, para que não comece a pensar elevadamente de si mesmo e assim caia em juízo, tal como fez o diabo.

*Essa afirmação pode indicar que, através das dificuldades e desafios de gerar e criar filhos, o trabalho de salvação {transformação} de Deus opera nas mulheres de uma maneira mais abrangente. Com certeza, não significa que a salvação da mulher depende dela ter muitos filhos.

3:7Além disso, ele deve ser respeitado por aqueles que estão de fora do Ungido, para que não se torne uma desgraça, sendo pego pelo diabo em sua armadilha.

3:8Da mesma maneira, os servos selecionados para alguma função especial entre os chamados para fora devem ser honestos, não dizendo uma coisa e fazendo outra, não serem bebedores de muito vinho, não gananciosos, 3:9conservando o mistério da fé com consciência limpa. 3:10E que os tais sejam primeiro testados, e então sirvam, se forem irrepreensíveis.

3:11Da mesma maneira, as mulheres** que servem devem ter boa reputação, não devem ser alguém que fique julgando os outros: devem ser prudentes e fiéis em todas as coisas.

3:12Que esses servos sejam maridos de uma esposa, liderando bem seus filhos e suas próprias casas. 3:13Porque aqueles que servem bem suas próprias casas, ganham para si boa reputação e grande confiança na fé que está no Ungido, Jesus.

3:14Embora espere ir a você em breve, 3:15estou escrevendo essas coisas agora para que, se eu demorar um pouco, você possa saber como as pessoas devem conduzir a si mesmas entre os que são da habitação de Deus – a comunidade do Deus vivo dos chamados para fora* – cujo suporte e base é a Verdade. 3:16Está acima de qualquer questão que o mistério da Santidade encarnada é grandioso:

Ele apareceu em um corpo humano,
foi declarado justo, pelo Espírito,
foi visto por mensageiros escolhidos (os quais mais tarde carregariam a mensagem)
foi proclamado entre as nações,
foi crido no mundo,
foi elevado em esplendor glorioso.***

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

**Alguns entendem que isso se refere às esposas dos servos selecionados em vez de mulheres que podem servir nesta maneira.

***Possivelmente um hino cantado nas reuniões cristãs no tempo de Paulo.

CAPÍTULO 4

4:1Mas o Espírito claramente diz que nos últimos tempos alguns se afastarão da fé, dando atenção a espíritos sedutores e doutrinas de demônios. 4:2Tais erros vêm por meio de homens hipócritas que ensinam coisas que não são verdadeiras, cujas consciências foram cauterizadas como com ferro quente.

4:3Estes opõem-se à necessidade do casamento [antes do relacionamento sexual] e ensinam a abstinência de certos tipos de carnes, as quais Deus criou para serem recebidas com gratidão pelos crentes que compreenderam plenamente a verdade.* 4:4Porque toda criatura de Deus é boa e nada deve ser rejeitado se for recebido com gratidão, 4:5já que é santificada pela palavra de Deus e pela oração.

4:6Se você lembrar os irmãos destas coisas, você será um bom servo do Ungido, Jesus, sendo nutrido pelas palavras da fé e do bom ensino que até agora tem seguido. 4:7Mas recuse mitos supersticiosos e fábulas repetidas por mulheres idosas. Em vez disso, cultive uma vida que demonstre reverência a Deus.

4:8O exercício para o corpo é algo proveitoso, mas o reverente respeito a Deus é proveitoso em todos os sentidos, tendo a promessa de se obter mais da própria vida de Deus neste tempo presente e também na era que está por vir. 4:9Esta afirmação é verdadeira e bem digna de ser recebida. 4:10Nós trabalhamos e nos esforçamos para este objetivo, pois temos colocado nossa esperança no Deus vivo, o qual é o Salvador de todos os homens, especificamente os que crerem. 4:11Declare e ensine essas coisas.

4:12Não permita que alguém menospreze você por causa da sua juventude, mas seja um exemplo para os que creem: nas suas palavras, na maneira que vive, no amor, na fé e na pureza. 4:13Até que eu chegue, tenha cuidadosa atenção à leitura pública das Escrituras,** à exortação e ao ensino.

*É significativo que nos atuais “últimos dias” falsos professores rejeitem a santidade verdadeira (que envolve não fazer sexo fora do casamento) e a substituam por princípios legalistas insignificantes, os quais a carne cumpre facilmente.

**Essa admoestação provavelmente foi dada porque a maioria dos crentes eram analfabetos. A leitura em público seria então uma boa maneira de se familiarizarem com as Escrituras. Esse versículo fortalece a ideia de que uma leitura diária das Escrituras é prática de muito valor para todos os crentes.

4:14Não negligencie o dom que há em você, o qual foi reconhecido em você por profecia, juntamente com a imposição das mãos dos irmãos mais velhos e espiritualmente maduros. 4:15Seja diligente nessas coisas, entregando-se completamente a elas, de modo que o seu progresso espiritual seja evidente a todos.

4:16Seja prudente em relação a você mesmo e ao seu ensino. Permaneça nessas coisas, pois, ao fazê-lo, dará continuidade à sua própria salvação e também à salvação dos que o ouvem.

CAPÍTULO 5

5:1Não repreenda um irmão mais velho, espiritualmente maduro, mas exorta-o como a um pai, os homens mais novos como a irmãos, 5:2as mulheres mais velhas como mães e as mulheres mais jovens como irmãs, em toda pureza. 5:3Dê o devido respeito e cuidado para as viúvas que verdadeiramente são viúvas. 5:4Mas se alguma viúva tiver filhos ou netos, deixe que esses parentes primeiro aprendam a mostrar seu respeito em relação à sua própria família pelo cuidado de seus próprios pais, pois isto é justo à vista de Deus.

5:5A verdadeira viúva espiritual é aquela que realmente está sozinha, tem sua esperança depositada em Deus e continua em suas petições e orações noite e dia. 5:6Mas a que ocupa seu tempo buscando prazer sensual é espiritualmente morta, mesmo que ainda esteja fisicamente viva.

5:7Ensina-lhes estas coisas, de modo que possam estar acima das críticas.

5:8Mas se alguém não provê aos seus próprios parentes e especialmente à sua própria casa, recusou-se a ser persuadido por Deus e está se comportando pior do que um incrédulo.

5:9Não permita a qualquer viúva com menos de sessenta anos ser inscrita para ser sustentada pelos irmãos. Além disso, ela deve ter sido esposa de um único homem, 5:10ter reputação de boas obras, ter educado filhos, ter sido hospitaleira a estrangeiros, ter lavado os pés daqueles que foram colocados à parte por Deus, ter ajudado os aflitos e ter estado diligentemente envolvida em todo tipo de boas obras.

5:11Mas recuse inscrever viúvas mais jovens, porque, quando os desejos sensuais delas se levantam, os quais são contrários à natureza do Ungido, querem casar-se 5:12o que trará a elas condenação, já que abandonaram sua convicção inicial de permanecerem solteiras*.

5:13E mais do que isso: quando são sustentadas por outros, aprendem a ficar ociosas, passando o tempo apenas fazendo visitas de uma casa para outra. E não somente não estão fazendo nada, mas também se tornam fofoqueiras e se intrometem nos assuntos dos outros, falando sobre assuntos que não deveriam estar discutindo.

5:14Por isso, penso ser melhor para as viúvas mais novas se casarem (em vez de serem sustentadas pelos irmãos), gerarem filhos e administrarem suas famílias, não dando base aos opositores do cristianismo para criticá-las, 5:15pois algumas viúvas já se desviaram de seguir ao Senhor, sendo levadas por Satanás. 5:16Se algum crente tem parentes que são viúvas, deixe-os sustentá-las para que os que foram chamados para fora** não fiquem sobrecarregados com isso. Dessa forma, eles podem cuidar daquelas que realmente são viúvas.

5:17Que os mais velhos, irmãos espiritualmente maduros, cujo cuidado por outros seja exemplar, sejam considerados dignos de dupla honra, especialmente aqueles que trabalham na palavra e no ensino. 5:18Pois a Escritura diz: “Não amordaçará o boi quando estiver debulhando o grão” (Dt 25:4). E “Digno é o trabalhador de seu salário” (Lv 19:13).

5:19Não receba acusação contra um irmão mais velho, espiritualmente maduro, exceto quando for confirmada por duas ou três testemunhas. 5:20Aos que pecarem, reprove-os diante de todos para que os demais também sejam alertados.

5:21Eu rogo a você, perante Deus, o Ungido, Jesus, e os anjos escolhidos, para que observe estas coisas sem dar preferência a um em prejuízo de outro, e não faça nada por favoritismo.

*Essa decisão provavelmente foi um passo necessário para uma mulher conseguir sustento dos irmãos.

**”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

5:22Não imponha as mãos precipitadamente sobre ninguém, para não acabar participando dos pecados de outros homens.* Conserve a si mesmo puro. 5:23Não beba mais somente água, mas use um pouco de vinho para o bem do seu estômago e por causa de suas frequentes enfermidades.

5:24Os pecados de alguns homens são óbvios já agora, indo “antes” deles ao julgamento. Mas há pecados de outros homens que serão revelados mais tarde.

5:25Semelhantemente também há algumas boas obras que são óbvias agora; mas as que não o são, não podem permanecer ocultas para sempre.

CAPÍTULO 6

6:1Aqueles que estão sob o jugo da escravidão devem considerar seus próprios senhores dignos de respeito, de modo que o nome de Deus e nosso ensino não sejam caluniados. 6:2E aqueles que têm senhores crentes não devem desprezá-los, porque são irmãos. Em vez disso, que sirvam a seus senhores**, porque aqueles que se beneficiam são crentes e são amados por Deus. Ensine e exorte essas coisas.

6:3Se alguém ensina algo diferente, recusando-se a concordar com as sãs palavras – até mesmo com as palavras de nosso Senhor Jesus, o Ungido e com o ensino que é de acordo com a reverência em relação a Deus –, isso demonstra que o tal 6:4está cheio de si mesmo, sem entendimento, possui um interesse doentio em controvérsias e gosta de debater sobre o significado das palavras. Tal pessoa é a causa da inveja, discussões e acusações, e suspeita os motivos dos outros.

6:5Essas inúteis contendas vêm de homens cujas mentes estão distorcidas e desprovidas da verdade, que até mesmo supõem que acumular riqueza é um sinal de piedade. 6:6Mas a piedade com contentamento é um grande ganho.

6:7Pois nada trouxemos para este mundo, nem podemos levar nada dele. 6:8Portanto, se tivermos comida e roupas, estaremos contentes. 6:9Mas aqueles que decidem ser ricos, caem em muitas dificuldades e em uma armadilha, por seguirem muitos desejos tolos e nocivos que afundam os homens em perdas e destruição.

*Ao “impor as mãos” sobre uma pessoa, você, de certa maneira, está aprovando o que ela faz. Ao agir assim, sem refletir, sem conhecer a vida e o caráter dela, você também assume alguma responsabilidade por eventual dano que ela venha causar a outras pessoas por meio de seus erros e pecados.

**Esse ensinamento sobre escravos pode e deve ser aplicado àqueles que, de alguma maneira, são empregados no mundo secular, tendo superiores sobre eles.

6:10Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todo tipo de maldade, e alguns, por estarem buscando, foram levados para longe da fé e se afligiram com muitas dores.

6:11Mas você, ó homem de Deus, foge dessas coisas e siga a retidão, uma vida que exala reverência a Deus, fé, amor, paciência e mansidão. 6:12Lute a boa luta da fé, segure-se firmemente à vida eterna de Deus, para a qual você foi chamado, e concernente à qual você concordou em viver plenamente, a qual professou crer perante muitas testemunhas.

6:13Eu rogo a você, diante de Deus, que dá vida a todas as criaturas e diante do Ungido, Jesus – cujo comportamento perante Pôncio Pilatos foi reconhecido como um testemunho fiel do caráter de Deus –, 6:14que guarde esta instrução sem mancha e sem reprovação, até o aparecimento de nosso Senhor Jesus, o Ungido.

6:15Este é aquele que, no devido tempo, revelará em si mesmo o Pai, que é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 6:16o qual unicamente possui a imortalidade e habita em luz inacessível, o qual ninguém jamais viu nem pode ver, a quem seja honra e poder eterno. Amém.

6:17Exorta os que são ricos neste presente mundo a não serem arrogantes e a não colocarem sua confiança na incerteza das riquezas, mas em Deus que nos dá ricamente todas as coisas para desfrutar. 6:18Exorte-os para que façam o bem, de modo que sejam ricos em boas obras, estando prontos para compartilhar com os outros e dispostos a ser generosos, 6:19armazenando para si mesmos, deste modo, bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar plenamente a vida eterna de Deus.

6:20Ó Timóteo, guarde o que tem sido depositado em você. Evite discussões infrutíferas com aqueles de entendimentos opostos, especialmente aqueles que se baseiam no assim chamado “conhecimento”, 6:21o qual alguns por alegarem possuir, acabam errando concernentes à fé. Graça seja contigo!

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Primeira Carta de Paulo a Timóteo

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Segunda Carta de Paulo a Timóteo