Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

Apocalipse

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Judas

Apocalipse

1:1A Revelação de Jesus, o Ungido, a qual Deus lhe deu para mostrar ao seu servo (João), ou seja, as coisas que, por necessidade, acontecerão no futuro. Assim ele enviou e fez conhecida através de seu anjo ao seu servo João, 1:2que é uma testemunha da palavra de Deus, mesmo o testemunho de Jesus, o Ungido, sobre tudo o que viu.

1:3Abençoado é aquele que lê e aquele que ouve as palavras da profecia, permanecendo atento às coisas que estão escritas nela, pois o tempo está cada vez mais perto.

1:4João, às sete comunidades dos que foram chamados para fora* que estão na Ásia: Graça a vocês e paz daquele que é, que era, e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante de seu trono, 1:5e de Jesus, o Ungido, que é a testemunha {ou mártir} fiel, o primogênito dos mortos, e o senhor dos poderes governantes da terra.

A ele que nos ama e nos liberta** de nossos pecados por meio do seu próprio sangue 1:6e está nos fazendo reis e sacerdotes para seu Deus e Pai – a ele seja a glória e o domínio para sempre e sempre. Amém.

1:7Eis que ele virá com as nuvens e todo olho o verá – até mesmo aqueles que o perfuraram com os pregos. E todas as tribos da terra baterão em seus peitos com tristeza por causa dele. É necessário que seja assim. Amém.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

**Muitas versões do Novo Testamento usam aqui o verbo “lavar”, como em “lavou-nos de nossos pecados”. Mas isso provavelmente é um erro de cópia, já que a grafia dessa palavra é muito próxima da palavra grega para “livrar” ou “libertar”, encontradas em outros manuscritos mais confiáveis. De acordo com R. N. Champlin, Ph.D., em seu Comentário do Novo Testamento, a palavra “lavar” é encontrada apenas em manuscritos gregos posteriores, de menor importância. Portanto, são menos confiáveis que os anteriores. Tais manuscritos parecem ter sido copiados de outro manuscrito rotulado como P.046, no qual a palavra “lavar” aparece pela primeira vez.

1:8”Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim”, diz o Senhor, “aquele é, que era, e que há de vir – o Todo-Poderoso”. 1:9Eu João – seu irmão e participante com vocês na aflição, no reino, e na perseverança os quais estão em Jesus –, estava na ilha que se chama Patmos, por causa da palavra

de Deus e do testemunho de Jesus, o Ungido.1:10Estava no Espírito no dia do Senhor e ouvi uma alta voz atrás de mim, como o soar de uma trombeta, 1:11dizendo: “Escreva num pergaminho o que você vê e envie às sete comunidades dos chamados para fora em Éfeso, em Ismirna, em Pérgamo, em Tiatira, em Sardes, em Filadélfia e em Laodicéia”.

1:12Então me virei para ver a voz que falou comigo e, tendo virado, vi sete castiçais dourados. 1:13Em meio aos castiçais estava de pé Um semelhante ao Filho do Homem, com uma veste que ia até seus pés e um cinturão dourado envolto em seu peito.

1:14E sua cabeça e seus cabelos estavam brilhando intensamente, sendo brancos como a lã ou a neve; seus olhos eram como uma chama de fogo reluzente; 1:15seus pés eram como bronze radiante fundido, como se tivesse sido refinado em uma fornalha com fogo, e sua voz era como o ressoar de muitas águas correntes.

1:16E ele tinha sete estrelas em sua mão direita, uma espada afiada de dois gumes saía de sua boca, e o seu semblante era como o sol brilhando com toda sua força.

1:17Consequentemente, quando eu o vi, caí a seus pés como se estivesse morto. Mas ele estendeu sua mão direita para mim dizendo: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último, 1:18aquele que vive. Eu estava morto, mas veja aqui, agora estou vivo para todo o sempre. Por isso tenho as chaves de {poder sobre} ambos: a morte e o Hades”.

1:19”Sendo assim, escreva as coisas que você vê, as coisas que são e as coisas que vão acontecer posteriormente. 1:20O segredo das sete estrelas que você viu na minha mão direita e dos sete castiçais dourados é este: as sete estrelas são os anjos das sete comunidades dos que foram chamados para fora, e os sete castiçais são as sete comunidades dos que foram chamados para fora.”

CAPÍTULO 2

2:1Ao anjo da comunidade dos que foram chamados para fora em Éfeso escreva: Isto é o que ele, o qual segura as sete estrelas em sua mão direita, aquele mesmo que caminha entre os sete castiçais dourados, diz: 2:2“Conheço suas obras, seu trabalho árduo e sua perseverança, e que você não tolera homens que são corruptos, testando de fato aqueles que se dizem ‘enviados’ mas não o são, descobrindo que são mentirosos. 2:3E você suportou pacientemente muitas coisas por amor ao meu nome e não ficou cansado.

2:4Mas isto tenho contra você, que você abandonou seu primeiro amor. 2:5Lembre-se, então, de onde caiu e se arrependa e viva como fazia no início, ou virei rapidamente a você e removerei o seu castiçal de seu lugar, a não ser que você se arrepende”.

2:6Mas você tem isto que é bom, que você detesta as obras dos nicolaítas,* que eu também detesto. 2:7Aquele que tem ouvido que ouve, ouça o que o Espírito está dizendo à comunidade dos que foram chamados para fora! Àquele que vencer concederei que coma da árvore da vida de Deus, que está no centro do paraíso de Deus”.

2:8E ao anjo da comunidade dos que foram chamados para fora em Esmirna escreva: Isto é o que diz o primeiro e o último, o que estava morto e que viveu novamente:

2:9“Conheço sua aflição e sua pobreza (mas vocês são ricos nas coisas espirituais) e a calúnia daqueles que se chamam de ‘judeus’ (povo de Deus) mas que não o são, antes, são a congregação de Satanás. 2:10Não tenham medo das coisas pelas quais estão prestes a sofrer. Vejam, o diabo intenta jogar alguns de vocês na prisão para que sejam testados e vocês terão aflições por ‘dez dias’.** Sejam fiéis até a morte e lhes darei a coroa da vida de Deus.

2:11Aquele que tem um ouvido que ouve, ouça o que o Espírito está dizendo à comunidade dos que foram chamados para fora! Aquele que vencer não sofrerá perda pela segunda morte”.

*Não há grupo histórico conhecido com esse nome. O significado possivelmente provenha da junção das duas palavras gregas que compõem o substantivo: Nikos, que é derivado de uma palavra que significa “subir acima” ou “subjugar”, e Laos, que significa “povo comum” ou “leigo”. Parece indicar o início da prática de haver uma classe especial de “ministros” que se levantam e dominam o restante, algo que Jesus evidentemente detesta.

**Possivelmente uma referência a dez anos de sofrimento

2:12E ao anjo da comunidade dos que foram chamados para fora em Pérgamo escreva: Aquele que tem a espada afiada de dois gumes diz: 2:13“Eu sei onde você vive: onde fica o trono de Satanás, e que você está se segurando fortemente em meu nome e não nega minha fé, mesmo no tempo em que Antipas [contrário às coisas do mundo], minha testemunha fiel {mártir}, foi morto no seu meio, onde Satanás reside.

2:14Mas tenho algumas coisas contra você, porque você tem alguns que mantêm o ensino de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os filhos de Israel, isto é, a tomarem parte [participar] de sacrifícios idólatras,* ou seja, a praticarem prostituição.

2:15De forma similar, vocês também têm alguns que mantêm os ensinos dos nicolaítas. 2:16Assim, arrependam-se ou virei a vocês repentinamente {sem aviso} e vou fazer guerra contra eles com a espada da minha boca. 2:17Aquele que tem um ouvido que ouve, ouça o que o Espírito diz às comunidades dos que foram chamados para fora! Ao que vencer, eu lhe darei de comer do maná oculto e lhe darei uma pedra branca e um novo nome será escrito nessa pedra o qual ninguém sabe, exceto aquele que a receber”.

2:18E ao anjo da comunidade dos chamados para fora em Tiatira escreva: O Filho de Deus, cujos olhos são como uma brilhante chama de fogo e seus pés como bronze radiante fundido, diz estas coisas:

2:19“Conheço suas obras: seu amor, fé, serviço e perseverança, e que suas obras mais recentes são maiores que as primeiras. 2:20Mas tenho isto contra você: que você tolera aquela mulher ‘Jezabel,’ que se chama de profetisa. No entanto ela ensina e seduz meus servos a praticarem prostituição,* ou seja, a tomarem parte [participar] de sacrifícios idólatras. 2:21E eu dei tempo a ela para se arrepender, mas ela não se arrependeu de sua conduta sexual impura. 2:22Eis que ela será jogada doente num leito, e aqueles que cometem adultério com ela serão lançados em grande aflição, a não ser que se arrependam de seus atos; 2:23e eu destruirei seus filhos com a morte.

* É possível que esse ensino de Balaão e Jezabel tenha levado os crentes a participar de rituais idólatras que frequentemente envolviam orgias e libertinagens. Embora muitas vezes se pense que Jesus está aconselhando as comunidades a não comerem certos alimentos, isso parece muito improvável, pois Paulo nos ensina em 1 Coríntios, capítulo 8 e seguintes, que essas coisas não são de suma importância e dependem da consciência de cada crente. Apoiando a tradução acima está o fato de que ela se harmoniza com outras atividades de Jezabel e seus julgamentos. (Ver também Provérbios 30:20 da Nova Versão King James com referência a uma maneira pela qual a palavra “comer” foi usada na cultura hebraica.)

Então todas as comunidades dos que foram chamados para fora saberão que sou aquele que examina os pensamentos mais íntimos e os corações. E recompensarei cada um de acordo com suas obras. 2:24Mas eu digo ao resto de vocês que estão em Tiatira – aqueles que não têm este ensinamento, que não conhecem o que eles chamam de ‘as coisas profundas de Satanás’ –, que eu não coloco nenhum outro fardo sobre vocês. 2:25Ainda assim, aquilo que vocês têm, segurem firmemente até o tempo em que eu vier.

2:26E aquele que vencer e aquele que permanecer fazendo minhas obras até o fim, darei a ele autoridade sobre as nações. 2:27Ele (o que vence) os governará com um cetro de ferro, assim como os vasos do oleiro são quebrados em pedaços, já que eu também recebi isso de meu Pai. 2:28E eu lhe darei a estrela da manhã. 2:29Aquele que tem um ouvido que ouve, ouça o que o Espírito está dizendo às comunidades dos que foram chamados para fora!”

CAPÍTULO 3

3:1E ao anjo da comunidade dos que foram chamados para fora em Sardes escreva: Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas diz: “Conheço suas obras, que você tem fama de que está vivo mas, na verdade, você está morto.

3:2Torne-se vigilante e fortaleça os remanescentes que estão a ponto de serem lançados fora, pois não encontrei suas obras como completas na presença de Deus. 3:3Lembre-se, então, a maneira como você recebeu e ouviu. Preste atenção e se arrependa! Se, então, você não for vigilante, virei sobre você como um ladrão e você não será avisado do momento que eu vier sobre você.

3:4Mas você tem alguns nomes em Sardes que não mancharam suas vestimentas. Assim eles andarão comigo em branco brilhante, pois eles são dignos. 3:5Aquele que vencer se vestirá com vestes brancas radiantes e de maneira alguma apagarei seu nome do pergaminho da vida de Deus. E reconhecerei seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos dele. 3:6Aquele que tem um ouvido que ouve, ouça o que o Espírito está dizendo à comunidade dos que foram chamados para fora!”

3:7E ao anjo da comunidade dos que foram chamados para fora em Filadélfia escreva: Aquele que é santo, que é verdadeiro, que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre diz:

3:8“Conheço suas obras (veja, tenho posto uma porta aberta diante de você a qual ninguém pode fechar), pois você tem pouca força, tem mantido minha palavra, e não tem negado meu nome. 3:9Veja, entregarei a você aqueles que são da congregação de Satanás – aqueles que se dizem judeus (povo de Deus), mas não o são e estão mentindo –, veja aqui, eu os farei vir e adorar diante de seus pés, para que eles entendam que eu os amo.

3:10Porque você manteve a minha palavra firmemente, eu também o manterei fora da hora da provação que está prestes a vir sobre todo o mundo para testar aqueles que vivem na terra. 3:11Virei pontualmente. Segure-se firmemente ao que você tem, para que ninguém tire a sua coroa.

3:12Aquele que vencer, farei dele um pilar no templo do meu Deus e ele não mais sairá. Escreverei sobre ele o nome de Deus, o nome da cidade do meu Deus – a Nova Jerusalém, que desce dos céus vinda do meu Deus – e meu próprio novo nome. 3:13Aquele que tem um ouvido que ouve, ouça o que o Espírito está dizendo à comunidade dos que foram chamados para fora!”

3:14E ao anjo da comunidade dos que foram chamados para fora em Laodiceia escreva: O Amém, a testemunha {mártir} fiel e verdadeira, a origem da criação de Deus diz: 3:15“Conheço as suas obras, que não é frio nem quente. Você deveria ser frio ou muito quente. 3:16Mas já que é morno e nem muito quente nem frio, estou prestes a vomitar você da minha boca.

3:17Pois você diz: ‘Sou rico, tenho muitas posses e não passo por necessidades,’ no entanto você não percebe quem você é, na verdade, miserável, desprezível, pobre, cego e nu. 3:18Eu o aconselho a comprar de mim ouro purificado pelo

fogo, para que você seja verdadeiramente rico, e roupas brancas brilhantes que o cubram para que a vergonha da sua nudez não seja exposta, e colírio para pôr em seus olhos, para que você possa realmente ver.

3:19Tantos quantos eu amo, repreendo e disciplino. Assim, arda com zelo e se arrependa. 3:20Eis que estou em pé do lado de fora da porta, batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei nele e jantarei com ele e ele comigo. 3:21Aquele que vencer, eu lhe concederei que se sente comigo no meu trono, como eu também venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

3:22Aquele que tem um ouvido que ouve, ouça o que o Espírito está dizendo à comunidade dos que foram chamados para fora!”

CAPÍTULO 4

4:1Depois dessas coisas olhei e vi uma porta aberta nos céus. E a primeira voz que eu ouvi – aquela que soou como uma trombeta falando comigo – disse: “Venha até aqui em cima e eu mostrarei a você as coisas que devem acontecer depois disto”.

4:2Imediatamente estava no Espírito e, vejam, havia um trono preparado nos céus, e Um nele assentava. 4:3O trono era como uma pedra de jaspe e sardônio, e havia um arco-íris arqueado sobre o trono que parecia esmeralda. 4:4E em volta do trono estavam vinte e quatro tronos. E vi vinte e quatro seres muito antigos sentados nesses tronos, vestidos de vestes brancas radiantes, e nas suas cabeças eles usavam coroas douradas.

4:5E raios, vozes celestiais e trovões saíam do trono. E havia sete tochas queimando em frente ao trono, que são os sete espíritos de Deus.

4:6E na frente do trono havia um pavimento como um “mar” de cristal, transparente como gelo cristalino. E ao lado do trono, mesmo em volta do trono, havia quatro seres viventes cheios de olhos, tanto na frente quanto atrás.* 4:7E o primeiro ser era como um leão, o segundo como um bezerro, o terceiro ser tinha a face como de homem e o quarto era como uma águia voando.

*Provavelmente querubins que cobrem a presença de Deus com suas asas (Sl 80:1; Ez 10:12; 28:14).

4:8Cada um dos quatro seres viventes tinha seis asas, que eram cobertas em ambos os lados por olhos. E eles nunca cessavam, dia e noite, dizendo: “Santo, santo, santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é, e que sempre será”.

4:9E quando esses seres viventes glorificam, honram e agradecem Àquele que se senta no trono, o mesmo que vive eternamente, 4:10os vinte e quatro seres muito antigos se prostram diante Daquele que se senta no trono, adoram o que vive eternamente e deitam suas coroas diante do trono dizendo: 4:11“Você é digno, nosso Senhor e nosso Deus, de receber a glória e a honra e o poder, pois você criou todas as coisas e pela sua vontade elas existem e foram criadas”.

CAPÍTULO 5

5:1E vi do lado direito Daquele que estava assentado no trono um pergaminho escrito nos dois lados, que estava selado com sete selos. 5:2E vi um anjo poderoso proclamando em alta voz: “Quem é digno de abrir o pergaminho e romper os seus selos?” 5:3E ninguém nos céus ou na terra ou debaixo da terra foi capaz de abrir o pergaminho ou de examiná-lo.

5:4Então chorei muito porque ninguém foi achado digno de abrir o pergaminho ou de examiná-lo. 5:5Mas um dos seres muito antigos me disse: “Não chore! Eis que, o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu e então é apto a abrir o pergaminho e romper seus sete selos”.

5:6E olhei e vi um Cordeiro – com a aparência de ter sido morto – em pé no centro do trono e dos quatro seres viventes, e no meio dos seres muito antigos. Ele tem sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus sendo enviados por toda a terra.

5:7Então ele veio adiante,* tomando o pergaminho do lado direito Daquele que se senta no trono. 5:8E quando ele tomou o pergaminho, os quatro seres viventes e os vinte e quatro seres muito antigos se prostraram diante do cordeiro, cada um tendo uma harpa e cálices de ouro cheios de incenso, que são as orações daqueles que foram separados por Deus.

*Parece que o Cordeiro está aparecendo no próprio “centro” do Pai eternamente invisível (veja Cl 1:15; Hb 11:27; Jo 6:46; 1 Tim 1:17; 6:16) e depois “saindo” Dele, como ele fez quando veio à terra (Jo 16:26). As coisas ou seres espirituais podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, ao contrário dos objetos físicos.

5:9E eles cantaram uma nova canção dizendo: “Você é digno de tomar o pergaminho e quebrar seus selos, pois você foi morto e assim comprou para Deus com seu sangue, homens de todas as tribos, línguas, povos e nações 5:10e os fez serem reis e sacerdotes para nosso Deus. E eles reinarão na terra”.

5:11E na minha visão, ouvi as vozes de muitos anjos em volta do trono, os seres viventes e os seres muito antigos. E o número deles era dez mil vezes dez mil e milhares de milhares, 5:12declarando com alta voz: “O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e bênção!”

5:13E toda criatura que está nos céus, na terra, debaixo da terra e no mar e todas que neles estão, ouvi declarando: “Que a benção, a honra, a glória e o domínio sejam para aquele que se senta no trono, mesmo para o Cordeiro por toda a eternidade!” 5:14E os quatro seres viventes disseram: “Amém!” E os seres muitos antigos se prostraram e adoraram.

CAPÍTULO 6

6:1Então vi quando o Cordeiro quebrou um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo com uma voz que soou como um trovão: “Venha e veja!” 6:2E olhei e vi um cavalo branco, e àquele que o cavalgava tinha um arco. Então uma coroa lhe foi dada e ele saiu conquistando e a conquistar.

6:3E quando ele quebrou o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: “Venha e veja!” 6:4E outro cavalo saiu, que era de um vermelho flamejante, e àquele que o cavalgava foi concedido que tirasse a paz de toda a terra para que eles (os habitantes da terra) se matassem uns aos outros. E uma grande espada lhe foi dada.

6:5E quando ele quebrou o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: “Venha e veja!” E olhei e vi um cavalo preto, e aquele que o cavalgava tinha uma balança em sua mão. 6:6E ouvi uma voz que parecia vir dentre os quatro seres viventes dizendo: “Uma medida de trigo por um denário e três medidas de cevada por um denário, e que não seja causado dano ao suprimento de azeite e ao vinho”. [Veja 2 Rs 7:1].

6:7E quando ele quebrou o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: “Venha e veja!” 6:8E olhei e vi um cavalo pálido, e o nome daquele que o cavalgava era “Morte” e o Hades o seguia. E a eles foi dada autoridade sobre um quarto da terra para matarem pela espada, pela fome, pela morte e pelos animais selvagens da terra.

6:9E quando ele quebrou o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido massacrados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que mantiveram. 6:10E eles clamaram com uma voz alta dizendo: “Quanto mais, ó Mestre, o que é santo e verdadeiro, quanto tempo mais antes que você julgue nossos casos e vingue nosso sangue sobre aqueles que vivem na terra?”

6:11Então a cada um foi dada uma veste branca e brilhante, e foi dito que fossem pacientes por mais um pouco até que viesse o tempo quando tanto seus companheiros de serviço quanto seus irmãos fossem mortos assim como os foram.

6:12E vi quando ele quebrou o sexto selo e houve um enorme terremoto. O sol se tornou preto como pano de saco trançado de cabelos pretos, e a lua se tornou como sangue. 6:13E as estrelas do céu foram lançadas na terra como a figueira deixa cair seus figos imaturos quando é balançada por um forte vento.

6:14E o céu foi rasgado em dois, e estava sendo enrolado como um pergaminho, e toda montanha e ilha foram chacoalhadas para fora de seus lugares.

6:15Então os reis da terra, os grandes homens, os comandantes militares, os ricos e os fortes, juntamente com todo escravo e homem livre, esconderam-se nas cavernas e nas rochas das montanhas.

6:16E eles clamaram às montanhas e às pedras dizendo: “Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que se assenta no trono, da própria ira do Cordeiro, 6:17pois o grande dia da sua fúria veio e quem é capaz de suportar?”

CAPÍTULO 7

7:1Depois disso vi quatro anjos de pé nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra para que nenhum vento soprasse sobre a terra ou no mar ou em qualquer árvore.

7:2Então vi outro anjo que tinha o selo do Deus vivo subir do sol nascente. E ele gritou com alta voz aos quatro anjos que haviam recebido poder para causar dano à terra, e ao mar 7:3dizendo: “Não causem dano à terra, ou ao mar, ou às árvores, até que tenhamos selado os servos de nosso Deus nas suas testas”.

7:4E eu ouvi o número dos que foram selados, cento e quarenta e quatro mil, que foram selados de cada tribo dos filhos de Israel. 7:5Da tribo de Judá doze mil foram selados; da tribo de Rúben doze mil; da tribo de Gade doze mil; 7:6da tribo de Asser doze mil; da tribo de Naftali doze mil; da tribo de Manassés doze mil; 7:7da tribo de Simeão doze mil; da tribo de Levi doze mil; da tribo de Issacar doze mil; 7:8da tribo de Zebulom doze mil; da tribo de José doze mil; da tribo de Benjamim doze mil foram selados.

7:9Olhei e vi juntamente com esses uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação e de todas as tribos, povos e línguas, de pé diante do trono: diante do próprio Cordeiro, vestidos com vestes brancas radiantes e portando ramos de palmeiras em suas mãos.

7:10E eles estavam clamando com alta voz dizendo: “Salvação vem do nosso Deus que se assenta no trono: do próprio Cordeiro!”

7:11E todos os anjos que estavam em pé em volta do trono, em volta dos seres muito antigos e dos quatro seres viventes, prostraram-se em suas faces diante do trono e adoraram a Deus 7:12dizendo: “Amém! Bênçãos, glória, sabedoria, gratidão, honra, poder e força sejam para nosso Deus por toda a eternidade. Amém!”

7:13E um dos seres muito antigos falou comigo dizendo: “Quem são esses que estão vestidos de vestes brancas radiantes e de onde eles vêm?” 7:14Eu disse a ele: “Meu senhor, você sabe”.

E ele me disse: “Esses são aqueles que vêm da grande e difundida perseguição, pois eles lavaram suas vestes e as tornaram brancas por meio do sangue do Cordeiro. 7:15Assim, eles estão na frente do trono de Deus e eles o servem de dia e de noite em seu templo. E aquele que se assenta no trono habitará com eles.

7:16Eles já não terão fome nem sede, nem o sol os queimará, 7:17pois o Cordeiro – aquele que está no centro do trono – será o seu pastor e ele os guiará às fontes de água da vida do Pai. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos”.

CAPÍTULO 8

8:1E quando ele quebrou o sétimo selo, um silêncio se seguiu nos céus por cerca de meia hora. 8:2E vi os sete anjos* que ficam diante de Deus, e sete trombetas foram dadas a eles. 8:3E outro anjo, que tinha um incensário dourado veio e ficou ao lado do altar.

Então uma grande quantidade de incenso lhe foi dada para que ele pudesse oferecê-lo juntamente com as orações de todos aqueles separados por Deus sobre o altar dourado que estava diante do trono. 8:4E a fumaça do incenso vinda da mão do anjo, juntamente com as orações daqueles que foram separados, subiu diante de Deus.

8:5Então o anjo tomou o incensário e o encheu com fogo do altar e o lançou sobre a terra. E isto causou barulhos, trovões, raios e um terremoto. 8:6Logo os sete anjos que tinham as sete trombetas se prepararam para tocar.

8:7E o primeiro tocou, e isso causou granizo e fogo misturados com sangue, que foram lançados sobre a terra. E um terço da terra foi queimada, incluindo um terço das árvores e de toda vegetação.

8:8Então o segundo anjo tocou, e algo semelhante a uma enorme montanha em chamas foi empurrada para cima do mar, e um terço do mar se tornou como sangue. 8:9Um terço das criaturas viventes que estavam no mar morreram e um terço dos barcos foram destruídos.

8:10Então o terceiro anjo tocou, e uma grande “estrela” caiu do céu queimando como uma tocha. E ela caiu sobre um terço dos rios e fontes de águas. 8:11O nome da “estrela” era “Absinto” {ou “Calamidade”}. Um terço das águas se tornou “absinto”, muitos homens morreram desta água porque ela se tornou amarga.

*Possivelmente os “sete espíritos de Deus” (Ap 1:4, etc.).

8:12Então o quarto anjo tocou, e um terço do sol foi atingido, juntamente com um terço da lua e um terço das estrelas para que eles dessem um terço a menos de luz. Consequentemente a luz do dia será um terço menos brilhante e o céu da noite também.

8:13E olhei e ouvi uma águia voando a meia altura, clamando com uma alta voz: “Ai, ai, ai para aqueles que vivem na terra, por causa do tocar das trombetas dos outros três anjos que ainda vão tocar!”

CAPÍTULO 9

9:1Quando o quinto anjo tocou, vi uma “estrela” caindo dos céus na terra. E a ela foi dada a chave para o poço do abismo. 9:2Então ela abriu o poço do abismo e fumaça saiu de dentro do poço, como a fumaça de uma enorme fornalha. E o sol e o ar foram escurecidos por causa da fumaça do poço.

9:3E um tipo de gafanhotos saiu de dentro da fumaça por sobre a terra e uma capacidade poderosa lhes foi dada, tal como o “poder” que os escorpiões terrestres têm. 9:4A eles foi dito que não poderiam danificar a relva da terra, ou qualquer coisa verde, nem qualquer árvore, mas somente os homens que não têm o selo de Deus em suas testas.

9:5Foi lhes permitido que não matassem os homens, mas que os atormentassem por cinco meses. E o seu tormento era como o de uma picada de escorpião, quando ele pica um homem. 9:6E naqueles dias os homens procurarão pela morte, mas não serão capazes de encontrá-la. Desejarão morrer, mas a morte fugirá deles.

9:7E a forma dos gafanhotos era como de cavalos preparados para a batalha. Em suas cabeças havia algo que lembrava grinaldas de ouro, e suas faces eram como as de homens. 9:8E eles tinham cabelos como de mulheres, e seus dentes eram como os dentes de leões. 9:9Eles tinham couraças como couraças de ferro, e o som de suas asas era como o som de muitas carruagens puxadas por cavalos correndo para a guerra.

9:10E eles tinham caudas com ferrões como escorpiões. E seu poder de causar dor aos homens por cinco meses estava em suas caudas. 9:11Eles têm um rei sobre eles, o anjo do abismo sem fundo. Seu nome em hebraico é “Abadom”, e na língua grega ele tem o nome de “Apoliom” {“o Destruidor”}. 9:12O primeiro “ai” se passou. Eis que há ainda dois “ais” depois deste.

9:13Então o sexto anjo tocou, e ouvi uma voz vinda dos chifres do altar dourado que está diante de Deus, 9:14dizendo ao sexto anjo que tinha uma das trombetas: “Liberte os quatro anjos que estão presos junto ao rio Eufrates!” 9:15Então os quatro anjos foram libertados, os que foram preparados para aquela hora, dia, mês e ano, para que pudessem matar um terço da humanidade. 9:16E o número dos exércitos dos cavalos era duzentos milhões {miríades de miríades}. Ouvi seu número.

9:17E assim é como vi os cavalos na visão. E aqueles que os montavam tinham couraças de vermelho fogo, azul e amarelo; as cabeças dos cavalos eram como as cabeças de leões, e fogo, fumaça, e enxofre saíam de suas “bocas.”

9:18Por essas três pragas, um terço da humanidade foi morta: pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saíam das bocas deles. 9:19Pois o poder dos “cavalos” está nas suas bocas e em suas caudas. Pois suas caudas são como serpentes e têm “cabeças”, com as quais causam danos.*

9:20Mas o restante da humanidade, que não foi morta com essas pragas, se recusou a se arrepender das obras de suas mãos para que não adorassem demônios, mesmo ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, que não podem ver, ouvir nem andar. 9:21E eles não se arrependeram de seus assassinatos ou de sua bruxaria e uso de drogas ou de seu sexo fora da aliança do casamento ou do seu roubar os outros.

CAPÍTULO 10

10:1Então vi um outro anjo poderoso vindo dos céus e vestido com uma nuvem. Um arco-íris ficava sobre sua cabeça, seu rosto era radiante como o sol, e seus pés eram como colunas de fogo.

*Esses “cavalos” podem ser algum tipo de veículo ou equipamento militar. A “cauda como uma serpente” pode ser o cano de arma ou lançador. “Fogo”, “fumaça” e “enxofre” podem significar o uso de projéteis explosivos. 10:2Em sua mão ele tinha um pequeno pergaminho, que estava aberto. Ele ficou de pé com seu pé direito no mar e seu pé esquerdo na terra, 10:3e ele gritou com voz alta, como um leão rugindo. E quando gritou, os sete trovões soltaram suas vozes.

10:4E quando os sete trovões soltaram suas vozes, eu estava prestes a escrever mas ouvi uma voz do céu dizendo: “Sele as coisas que os sete trovões disseram e não as escreva”.

10:5E o anjo que eu vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou sua mão direita aos céus 10:6e fez um juramento por Aquele que vive por toda a eternidade – Aquele que criou os céus e tudo que há neles, e a terra e tudo que há nela, e o mar e tudo que há nele –, para que o tempo não fosse mais extendido, 10:7mas que, no momento do soar do sétimo anjo, quando estiver pronto para tocar a sua trombeta,* o plano secreto de Deus será completado, de acordo com as boas novas que foram anunciadas por seus servos e profetas.

10:8E a mesma voz que eu havia ouvido do céu falou comigo novamente dizendo: “Vá, tome o pequeno pergaminho que está aberto na mão do anjo que ficou de pé sobre o mar e sobre a terra”.

10:9Assim fui até o anjo dizendo a ele: “Dê-me o pequeno pergaminho”. E ele me disse: “Tome-o e devore-o. Ele terá gosto doce como mel na sua boca, mas será difícil de digerir”.

10:10Então eu tomei o pequeno pergaminho da mão do anjo e o devorei. Era doce como o mel na minha boca, mas quando terminei de comê-lo, eu me senti mal em meu estômago. 10:11E ele me disse: “Você deve profetizar novamente sobre muitos povos, nações, línguas e reis”.

CAPÍTULO 11

11:1Então me foi dada uma vara de medir. E o anjo disse: “Levante-se e meça o templo de Deus, meça o altar e meça aqueles que adoram nele. 11:2Mas o pátio externo do templo deixe de lado e não o meça, pois foi dado às nações pisar a santa cidade debaixo de seus pés por quarenta e dois meses.*

*A “última trombeta”. (Veja 1 Co 15:52 e 1 Ts 4:15).

11:3Então darei uma unção especial às minhas duas testemunhas para que elas profetizem, vestidas em roupas de saco, por mil duzentos e sessenta dias”. 11:4Essas são as duas oliveiras e os dois candelabros que ficam diante da presença do Senhor da terra (Zc 4:22,3). E se alguém tenta feri-las, fogo ‘sai de sua boca’** e consome seus inimigos. 11:5E se alguém decide feri-las, está determinado que os tais sejam mortos dessa forma. [Veja 2 Rs 1:10,12].

11:6Estes têm autoridade para fechar o céu para que não chova durante os dias de sua profecia. E eles têm autoridade sobre as águas para torná-las em sangue e afligirem a terra com todo tipo de calamidade, o tanto quanto acharem necessário.

11:7Então quando eles tiverem terminado seu testemunho, a besta que surge vinda do abismo fará guerra contra eles, prevalecerá sobre eles e os matará.

11:8E o corpo** deles será deixado na praça pública da “megacidade”, que é chamada espiritualmente de “Sodoma” e “Egito”, onde é também que seu Senhor foi crucificado. 11:9E os povos, tribos, línguas, e nações verão o corpo** deles por três ‘dias’ e meio, e não será permitido que seus corpos*** sejam enterrados.

11:10E aqueles que vivem na terra se deleitarão por causa de suas mortes e se alegrarão e darão presentes uns aos outros, pois esses dois profetas atormentavam aqueles que vivem na terra.

11:11Mas depois dos “três dias e meio”, o fôlego de vida de Deus entrou neles e eles ficaram de pé e um medo tremendo caiu sobre aqueles que os viram. 11:12E eles ouviram uma voz alta dos céus dizendo: ‘Subam para este lugar!’ Então eles subiram para os céus nas nuvens e seus inimigos os viram.

11:13E naquele momento houve um enorme terremoto e um décimo da “cidade” caiu, e sete mil pessoas foram mortas no terremoto. E o resto ficou aterrorizado e deu glórias ao Deus dos céus.

*A “santa cidade” pode ser uma referência ao povo de Deus em lugar de a Jerusalém. **Esta palavra fica no singular no grego..
***Esta palavra fica no plural no grego.

11:14O segundo “ai” passou. Eis que o terceiro “ai” está vindo rapidamente. 11:15Então o sétimo anjo tocou,* e isso gerou altas vozes no céu dizendo: “O domínio sobre este mundo se tornou do nosso Senhor e de seu Ungido, e ele reinará para sempre e sempre”.

11:16E os vinte e quatro seres muito antigos, que se sentam em seus tronos na presença de Deus, caíram sobre seus rostos e adoraram a Deus 11:17dizendo: “Nós agradecemos a você, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, Aquele que é, que era, e que há de vir, porque você tomou sobre si seu grande poder e reinou.**

11:18E as nações ficaram iradas, pois sua punição chegou – ou seja, o tempo para os mortos serem julgados e o tempo de dar a justa recompensa aos seus servos os profetas, aqueles separados por Deus e aqueles que temem o seu nome, tanto os insignificantes quanto os importantes, e para destruir completamente aqueles que perverteram a terra”.

11:19Então o templo de Deus que está no céu foi aberto e a arca de sua aliança foi vista nesse templo. E houve raios, sons celestiais, trovão, terremoto e uma chuva de enorme granizo.

CAPÍTULO 12

12:1Então um sinal tremendo apareceu nos céus: uma mulher vestida com o sol, com a lua debaixo de seus pés, e sobre a sua cabeça uma coroa com doze estrelas. 12:2Ela tinha um filho em seu ventre e gritou, estando em trabalho de parto e com penosas dores para dar à luz.

12:3E outro sinal apareceu nos céus. Surgiu um enorme dragão vermelho com sete cabeças. Havia dez chifres em uma das cabeças e sete coroas, uma em cada uma das cabeças. 12:4E sua cauda varreu um terço das estrelas do céu e as lançou na terra. E o dragão se pôs em frente à mulher que estava prestes a dar à luz, para que, assim que desse à luz, ele pudesse devorar seu filho..

12:5Então ela deu à luz um filho, um varão, que vai governar todas as nações com cetro de ferro. Mas seu filho foi tomado por Deus, até o seu trono. [Veja Ap 2:27.] 12:6E a mulher fugiu para uma região erma, onde ela tem um lugar preparado por Deus para que possam cuidar dela lá por mil duzentos e sessenta dias.

*A ultima trombeta”. (Veja 1 Co 15:52 e 1 Ts 4:15).
**A “segunda vinda” de Jesus o Ungido, o Rei dos reis.

12:7Este evento [do versículo 5] iniciou uma guerra no céu. Miguel e seus anjos saíram para batalhar contra o dragão. Então o dragão e seus anjos lutaram contra eles, 12:8mas eles não prevaleceram, tampouco o seu lugar no céu foi encontrado a partir daquele momento.

12:9Então o enorme dragão, a velha serpente, aquele que é chamado “o Diabo” e “Satanás,” foi lançado fora. Este enganador de todo o mundo foi lançado na terra e seus anjos foram lançados junto com ele.

12:10E ouvi uma alta voz no céu dizendo: “Agora a salvação, o poder, o reino de nosso Deus e a autoridade de seu Ungido vieram, pois o acusador de nossos irmãos foi derrubado, aquele que os acusou diante de Deus dia e noite.

12:11E eles* o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de seu testemunho, e não amaram suas vidas {vida da alma, ‘PSUCHÊ’ no grego}, até o ponto da morte”.

12:12“Assim, alegrem-se ó céus e aqueles que vivem neles. Ai da terra e do mar, porque o diabo desceu sobre vocês com tremenda raiva, sabendo que ele tem apenas um curto período de tempo”.

12:13Então, quando o dragão viu que foi lançado na terra, ele perseguiu a mulher que deu à luz o filho homem. 12:14Mas à mulher foram dadas duas asas da grande águia, para que pudesse voar para uma região erma, para o lugar dela onde seria nutrida por um tempo, tempos, e metade de um tempo longe da face da serpente.

12:15Assim, a serpente derramou água como um rio saindo de sua boca em direção à mulher, para que ela fosse levada com o rio. 12:16Mas a terra ajudou a mulher e a terra abriu sua boca e engoliu o rio que o dragão derramou de sua boca. 12:17E o dragão ficou enfurecido com a mulher e saiu para fazer guerra contra o resto de sua prole, os que obedecem ao que Deus lhes diz e que têm o testemunho de Jesus em suas vidas.

*O fato que agora o filho homem é visto como ‘eles’, revela que este “filho” é, de fato, um grupo de vencedores e não simplesmente um indivíduo. A vitória destes vencedores sobre o diabo durante suas vidas na terra é o que dá a Miguel e seus anjos a base espiritual necessaria para tirar o diabo do céu após a chegada deles nele.

CAPÍTULO 13

13:1Então fiquei de pé na areia na beira-mar. E vi uma besta saindo do mar, tendo dez chifres e sete cabeças. Em seus chifres havia dez coroas, e em suas cabeças havia o nome difamatório. 13:2A besta que vi era como um leopardo, seus pés eram como os pés de um urso e sua boca como a boca de um leão. E o dragão deu a ela seu poder, seu trono e tremenda autoridade.

13:3E uma de suas cabeças era como se tivesse sido morta, mas sua ferida mortal foi curada. Então todo o mundo admirou a besta 13:4e eles adoraram o dragão que deu sua autoridade à besta. E adoraram a besta dizendo: “Quem é como a besta? E quem é forte o suficiente para levantar guerra contra ela?”

13:5E lhe foi dada uma boca, que falava coisas grandes e difamação. E lhe foi dada autoridade para guerrear por quarenta e dois meses. 13:6Então ela abriu sua boca para falar mal de Deus e para blasfemar contra seu nome, e seu tabernáculo e até mesmo contra aqueles que vivem nos céus.

13:7E lhe foi concedido guerrear contra aqueles separados por Deus e vencê-los. E a ela foi dado poder sobre toda tribo, povo, língua e nação. 13:8E todos que vivem na terra a adorarão, todos cujos nomes não foram escritos no pergaminho da vida de Deus, do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 13:9Se alguém tem um ouvido que ouve, que ouça.

13:10Se alguém está destinado ao cativeiro, irá para o cativeiro. Se alguém está destinado ser morto pela espada, será morto pela espada. Este é o teste da paciência e da fé daqueles separados por Deus.

13:11Então vi outra besta vindo da terra. Ela tinha dois chifres que lembravam um cordeirinho, porém falava como o dragão. 13:12Ela exerce todo o poder da primeira besta em sua presença e faz com que a terra e todos os que vivem nela adorem a besta cuja ferida mortal foi curada.

13:13E ela faz sinais impressionantes, a ponto de fazer cair fogo do céu sobre a terra na frente dos homens. 13:14Assim enganado aqueles que vivem na terra através dos sinais que lhe foram concedidos fazer na presença da besta e diz àqueles que vivem na terra que façam uma imagem da besta que foi ferida pela espada e sobreviveu. 13:15E lhe foi concedido dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta pudesse falar e decretar que quem não adorasse a imagem da besta seria morto.

13:16E forçou a todos – os insignificantes e os importantes, os ricos e os pobres, as pessoas livres e as escravas – a receberem a impressão do caráter da besta em sua mão direita ou em sua testa,* 13:17para que ninguém consiga fazer negócios {comprar ou vender}, exceto aquele que tem a impressão de seu caráter – quer o nome da besta ou o número de seu nome.

13:18Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, que calcule o número da besta, porque é o número de um homem, pois seu número é seiscentos e sessenta e seis.

*Isso pode significar que quando as pessoas recebem “a impressão do seu caráter” (CHARAGMA no grego), eles adotam a posição religiosa da besta que passa a governar os pensamentos deles (suas testas) e o agir deles (suas mãos direitas).

CAPÍTULO 14

14:1Então olhei e vi o Cordeiro em pé sobre o monte Sião. E com ele estavam cento e quarenta e quatro mil que tinham seu nome e o nome de seu Pai gravados em suas testas.

14:2E ouvi uma voz dos céus, como o ressoar de muitas águas correndo e como o som de um alto trovão, e o som que ouvi era como o som de muitos harpistas tocando suas harpas. 14:3E eles cantaram uma nova canção diante do trono e na presença dos quatro seres viventes e dos seres muito antigos. Mesmo assim ninguém foi capaz de aprender aquela canção exceto os cento e quarenta e quatro mil, aqueles mesmos que foram comprados da terra.

14:4Estes são aqueles que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens.** Estes são aqueles que estão seguindo o Cordeiro aonde quer que ele vá. Estes foram

**Esta tradução comum parece que exige que todas estas 144.000 pessoas sejam homens. Mas isso não harmoniza bem com o coração de Deus para com as mulheres. Também, essa tradução transmite a ideia que casamento é contaminante, já que somente “virgens” não são contaminados. Porém, Deus considera casamento como algo santo. Em vista disso, parece que um entendimento melhor se faz necessário.

Tischendorf, na oitava edição do texto grego dele, usa a palavra singular “mulher” em vez do plural “mulheres”. Isso pode indicar que estes não são virgens fisicamente mas espiritualmente. Também podemos entender que eles não foram contaminados com “a” mulher, ou seja Babilônia, a grande prostituta.

comprados dentre os homens como primícias para Deus e para o Cordeiro. 14:5E nenhuma mentira foi encontrada em suas bocas, pois são irrepreensíveis.

14:6Então vi um outro anjo voando à meia altura, tendo boas novas eternas para proclamar àqueles que residem na terra, até para toda nação, tribo, língua e povo. 14:7E ele clamou com alta voz dizendo: “Temam a Deus e deem glória a ele, pois o tempo do seu julgamento chegou. E adorem Aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas!”

14:8Então um outro, um segundo anjo, seguiu dizendo: “A ‘Grande Babilônia’ caiu, caiu, por causa do vinho da paixão de suas prostituições*, a qual ela ofereceu a todas as nações que bebessem”.

14:9E um outro anjo, um terceiro, os seguiu dizendo com alta voz: “Se alguém adorar a besta ou sua imagem, ou receber a impressão de seu carácter em sua testa, ou em sua mão – 14:10até mesmo ele beberá do vinho da ira de Deus, que está sendo misturado sem diluição na taça de sua ira. Pois este será colocado à prova com fogo e enxofre na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

14:11A fumaça da sua prova tortuosa subirá até a época das épocas, e aqueles que adoram a besta ou sua imagem ou qualquer um que recebe a impressão de seu nome não terá descanso, dia ou noite”.

14:12Este é o teste da perseverança daqueles separados por Deus. Isto é para aqueles que obedecem ao que Deus lhes diz que façam e têm a fé que vem de Jesus. 14:13E ouvi a voz vinda dos céus dizendo: “Escreva: abençoados são os mortos que morrem no Senhor de agora e adiante. Sim, diz o Espírito, pois eles descansarão de seus trabalhos e suas obras seguirão após eles”.

14:14Então olhei e vi uma nuvem branca, e Um, alguém como o filho do homem estava assentado na nuvem, tendo uma coroa dourada em sua cabeça e uma foice afiada em sua mão. 14:15E um outro anjo saiu de dentro do templo, clamando com uma alta voz àquele que estava sentado na nuvem: “Envie a sua foice e ceife, pois o tempo da colheita chegou, pois a colheita da terra está madura”. 14:16E aquele que sentava na nuvem passou a sua foice pela terra e a terra foi ceifada.

*Ou seja, amando e dando o coração ao sistema deste mundo e às coisas dele.

14:17Então outro anjo, também tendo uma foice afiada, saiu de dentro do templo que fica nos céus. 14:18E outro anjo – o que tem poder sobre o fogo – saiu do altar e chamou com alta voz ao que estava com a foice afiada dizendo: “Passe a sua foice afiada e ajunte os cachos da vinha da terra, pois suas uvas estão completamente maduras”. 14:19Então o anjo passou sua foice na terra e ajuntou a vindima da “videira” da terra e a lançou no enorme lagar da ira de Deus.

14:20Então o conteúdo do lagar foi esmagado fora da cidade e o sangue que saiu do lagar ia até a altura das rédeas dos cavalos e fluiu pela distância de mil e seiscentos estádios [cerca de 300 quilômetros].

CAPÍTULO 15

15:1Então vi outro grande e incrível sinal nos céus: sete anjos que tinham as últimas sete calamidades, pois através delas a ira de Deus estará consumada. 15:2E vi algo como um “mar” de cristal transparente misturado com fogo*. E aqueles que foram vitoriosos sobre a besta, sobre sua imagem e sobre o número de seu nome, estavam de pé sobre este “mar” de cristal transparente e estavam com as harpas de Deus.

15:3E eles cantaram a canção de Moisés, o servo de Deus e a canção do Cordeiro dizendo: “Suas palavras são grandes e maravilhosas, ó Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Seus caminhos são retos e verdadeiros, ó Rei das Épocas.

15:4Quem não o reverenciaria, ó Senhor, e nem glorificaria seu nome, já que somente você é santo? Pois todas as nações virão e adorarão diante de você pois os seus atos de justiça estão sendo revelados”.

15:5Então, depois destas coisas, olhei, e o templo do tabernáculo do testemunho nos céus estava aberto. 15:6E os sete anjos com as sete calamidades saíram do templo, vestidos de linho brilhante e sem manchas e com couraças douradas cingidas em volta de seus peitos.

15:7E um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças douradas cheias até a borda da ira de Deus que vive por toda eternidade. 15:8Então o templo ficou cheio com a fumaça da glória de Deus e do seu poder para que ninguém pudesse entrar no templo até que as sete calamidades dos sete anjos fossem concluídas.

*Veja Apocalipse 4:5.

CAPÍTULO 16

16:1Então, ouvi uma alta voz vinda de dentro do templo dizendo aos sete anjos: “Vão e derramem as sete taças da ira de Deus pela terra!” 16:2Assim o primeiro anjo foi e derramou sua taça por sobre a terra, e ela se tornou uma chaga severa e terrível nos homens que tinham a impressão do caráter da besta e que adoravam a sua imagem.

16:3Então o segundo anjo derramou sua taça por sobre o mar, e ele se tornou como sangue de um homem morto, e toda criatura no mar morreu.

16:4Então o terceiro anjo derramou sua taça por sobre os rios e as fontes de água, e elas se tornaram sangue.

16:5E ouvi o anjo das águas dizendo: “Você – Aquele que é, que era, e que há de vir, o Santo – é justo em julgá-los dessa forma. 16:6Pois eles derramaram o sangue dos santos e dos profetas, então você deu-lhes sangue para beber, que é o que eles merecem”. 16:7E ouvi uma voz vinda do altar dizendo: “Sim, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, seus julgamentos são verdadeiros e justos”.

16:8E o quarto anjo derramou sua taça no sol, e a ele foi concedido queimar os homens com fogo. 16:9E os homens foram queimados com calor sufocante, e assim eles amaldiçoaram o nome de Deus, que é a autoridade sobre estas coisas. Mas eles não se arrependeram nem deram glória a ele.

16:10E o quinto anjo derramou sua taça no trono da besta, e o seu reino foi envolto em trevas.* Assim, eles roeram suas línguas por causa da angústia, 16:11e amaldiçoaram o Deus dos céus por causa da miséria do sofrimento. Mas não se arrependeram de suas obras

16:12E o sexto anjo derramou sua taça no grande rio Eufrates, e suas águas secaram para que o caminho fosse preparado para os reis que vêm do Leste. 16:13Então vi três espíritos imundos semelhantes a sapos saindo da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta.

*Estas “trevas” podem ser algo físico, espiritual ou perturbação mental.

16:14Estes são os espíritos de deidades malignas que fazem sinais, que vão ao encontro dos reis do mundo todo para ajuntá-los para a batalha do grande dia do Deus TodoPoderoso.

16:15“Prestem atenção: venho como um ladrão. Abençoado é aquele que se mantém espiritualmente acordado, cuidando de suas vestes para que não ande nu de modo que todos vejam sua vergonha”.

16:16E eles (os espíritos malignos) os ajuntaram (os reis do mundo) no local que é chamado em hebraico Har-Magedom. 16:17Então o sétimo anjo derramou sua taça no ar. E uma alta voz veio do templo dos céus, do próprio trono

dizendo: “Está concluído!”
16:18E houve relâmpago, sons celestiais e trovão, e um terremoto enorme ocorreu. Esse terremoto foi mais generalizado e mais poderoso que qualquer outro que tenha ocorrido desde que passou a haver homens sobre a terra.

16:19E a “grande cidade” foi dividida em três partes, e as cidades de todas as nações caíram. E a “Grande Babilônia” foi lembrada diante de Deus, para dar a ela a taça do vinho da ferocidade de sua ira.

16:20E toda ilha fugiu, e montanhas não mais foram encontradas. 16:21E uma grande chuva de granizo caiu dos céus sobre os homens,* cada pedra pesando cerca de um talento [algo entre 45 e 91 quilogramas]. Então os homens amaldiçoaram Deus por causa da calamidade do granizo, pois essa calamidade foi extremamente grande.

CAPÍTULO 17

17:1E um dos sete anjos que tinham as sete taças veio e falou comigo dizendo: “Venha, vou mostrar-lhe o julgamento da grande prostituta que se assenta sobre muitas águas, 17:2com quem os reis da terra se contaminaram. E aqueles que vivem na terra foram intoxicados com o vinho de suas prostituições”. 17:3Então ele me levou no Espírito a um lugar desolado. Lá eu vi uma mulher sentada numa besta de cor vermelha, que era cheia de nomes e de blasfêmia, que tinha sete cabeças e dez chifres na última cabeça.

*Os “homens” aqui são os soldados que se ajuntaram para lutarem contra o Senhor no Har-Magedon (vs 15). Este é o “lagar” onde Deus vai esmagar as “uvas” (que são os homens) com granizos enormes descendo do céu a uma velocidade incrível, resultando num rio de sangue com cerca de 1 metro de profundidade que corre por uma grande distância. Veja Ap 14:19, Is 53:1-5.

17:4A mulher estava vestida de púrpura e escarlate, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas, tendo na mão uma taça dourada cheia das coisas com as quais ela seduz os homens a cobiçar {idolatrar}, que constituem as impurezas de suas prostituições.

17:5E na sua testa um nome foi escrito: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUTAS E DOS OBJETOS DE COBIÇA {O QUE O MUNDO ADORA, IDOLATRIA} DA TERRA.

17:6Então percebi que a mulher estava bêbada com o sangue daqueles que foram separados por Deus e com o sangue dos mártires de Jesus. E quando eu a vi, fiquei espantado com grande susto.

17:7E o anjo me disse: “Por que você ficou espantado? Eu lhe direi o mistério da mulher e da besta que a carrega, que tem as sete cabeças e os dez chifres. 17:8A besta que você viu existia, depois sumiu, mas está prestes a subir do abismo e depois sair para a destruição. E aqueles que vivem na terra ficarão maravilhados – aqueles cujos nomes não foram escritos no pergaminho da vida de Deus desde a fundação do mundo – quando virem a besta: como ela antes existiu, depois sumiu, mas aparecerá novamente”.

17:9“Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montanhas, sobre as quais a mulher se senta, 17:10e elas são também sete reis. As cinco [das cabeças, montanhas e reis] caíram, uma existe agora, e outra ainda virá, mas quando vier, ela deve continuar por um pouco de tempo.

17:11E a besta que existia e sumiu é uma oitava. Ela é da mesma fonte que as sete e ela será levada à destruição.

17:12E os dez chifres que você viu (na última cabeça) são dez reis que ainda não receberam um reino, mas eles receberão autoridade como reis juntamente com a besta por um curto período. 17:13Estes têm um propósito, que é o de dar seu poder e autoridade à besta.

17:14Estes farão guerra contra o Cordeiro, mas o Cordeiro será vitorioso sobre eles, pois ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis. E aqueles que o acompanham são chamados ‘escolhidos’ e ‘fiéis’”. 17:15E ele me disse: “As águas que você viu onde a prostituta se senta, são povos, multidões, nações e línguas.

17:16E os dez chifres que você viu na besta, estes perseguirão a prostituta com ódio e as despirão de seus tesouros, e a farão ficar nua [envergonhada], devorarão sua carne, e depois a queimarão completamente com fogo.

17:17Pois Deus colocou isso em seus corações para cumprir seu decreto, que é o de levar adiante este seu julgamento e de dar seus reinos para a besta até que as palavras de Deus sejam cumpridas.

17:18E a mulher que você viu é aquela ‘cidade’ perversa que domina os reis da terra”.

CAPÍTULO 18

18:1Depois destas coisas, vi outro anjo descendo dos céus tendo muito poder, e a terra foi iluminada pela sua glória. 18:2E ele gritou com alta voz dizendo: “A grande Babilônia caiu, caiu e se tornou uma habitação de demônios, um covil de todo espírito imundo, e uma fortaleza de toda criatura alada impura e detestável”.

18:3”Pois todas as nações beberam do seu vinho, da paixão de sua impureza e os reis da terra tiveram relações ilícitas com ela, e os comerciantes da terra se tornaram ricos através da influência de sua própria autoindulgência”.

18:4E ouvi outra voz vinda do céu dizendo: “Saia dela, povo meu, para que vocês não se envolvam com seus pecados e para que não acabem participando de suas calamidades. 18:5Pois os seus pecados coletivos chegaram até mesmo ao céu, e Deus a punirá por suas transgressões”.

18:6“Ele a fará receber de acordo com o que ela fez, até mesmo em dobro segundo as suas obras. Na taça em que ela misturou, misture para ela o dobro. 18:7O tanto que ela se glorificou e viveu luxuosamente, na mesma medida dê à ela tormento e luto. Pois ela diz em seu coração: ‘Eu me assento como uma rainha, não sou viúva e jamais verei tristeza’”.

18:8Assim em um dia suas calamidades chegarão, isto é, morte, tristeza e fome. E ela será completamente queimada pelo fogo, pois o Senhor Deus que julga é poderoso.

18:9E os reis da terra que tiveram relações ilícitas com ela, vivendo luxuosamente, chorarão e baterão no peito por ela quando virem a fumaça de suas chamas, 18:10ficando de longe por causa do medo de seu tormento dizendo: “Ai, ai, aquela cidade enorme, a poderosa cidade Babilônia, pois em uma hora veio o seu julgamento!”

18:11E os comerciantes da terra choram e lamentam por ela pois ninguém compra mais suas mercadorias: 18:12mercadorias de ouro, prata, pedras preciosas, pérolas, linho fino, tecido roxo, seda, vestes vermelhas, toda madeira de cheiro, todo produto de marfim; todo produto feito de madeira cara, de bronze, de ouro, e de mármore; 18:13canela, temperos, incenso, unguentos, resina aromática, vinho, azeite, farinha refinada, grãos, gado, ovelhas, mercadorias de cavalos, veículos, e até mesmo os corpos e almas de homens.

18:14E as frutas maduras pelas quais anseiam suas almas foram para longe de vocês, e todas as coisas brilhantes e luxuosas foram destruídas, e vocês nunca mais as encontrarão. 18:15Os mercadores destas coisas, que se tornaram ricos por venderem à ela tais coisas, ficarão a distância por causa do medo de seu sofrimento, chorando e lamentando 18:16dizendo: “Ai, ai, a enorme ‘cidade’, aquela que era vestida de linho fino, púrpura e escarlate, e esbanjava ouro, pedras preciosas e pérolas! 18:17Pois em uma hora, tal riqueza tremenda foi destruída!”

Assim todo capitão de navio, todos aqueles que navegam em navios, marinheiros, e tantos quantos trabalham no mar, ficaram de longe 18:18e gritaram em prantos vendo a fumaça de suas chamas dizendo: “O que poderá ser novamente como a grande ‘cidade’?”

18:19E eles jogaram terra sobre suas cabeças e gritaram, chorando e se lamentando, dizendo: “Ai, ai, daquela grande ‘cidade,’ pela qual todos que tiveram seus navios no mar foram feitos ricos por venderem seus preciosos produtos, pois em uma hora ela foi destruída!”

18:20Alegrem-se sobre ela, ó céus, juntamente com aqueles que foram separados por Deus, os enviados e os profetas, pois Deus julgou seu caso contra ela. 18:21E um poderoso anjo levantou uma pedra como a de um grande moinho e a lançou no mar dizendo: “Esta é a forma como a Babilônia, a grande cidade, será lançada para baixo e jamais será encontrada novamente.

18:22“E o som dos harpistas, músicos, tocadores de flautas e trompetistas nunca mais será ouvido em você novamente; e nenhum artesão de qualquer arte será encontrado em você novamente; e o som de um moinho jamais será ouvido em você; 18:23e a luz de uma lamparina jamais brilhará em você outra vez, nem voz de noivo ou de noiva jamais se ouvirá em você: porque os seus homens de negócio eram os homens famosos da terra, e porque todas as nações foram desviadas pelo engano de que você seduziu homens a idolatrar {cobiçar}”.

18:24E o sangue dos profetas e daqueles separados por Deus foi descoberto nela, juntamente com o sangue de todos que foram mortos sobre a terra.

CAPÍTULO 19

19:1Depois destas coisas ouvi algo como o som de um rugido de uma grande multidão nos céus dizendo: “Aleluia! Salvação, glória e poder pertencem ao nosso Deus! 19:2Pois seus julgamentos são corretos e justos, pois ele julgou a grande prostituta – ela que corrompeu a terra com sua prostituição [seduzindo o povo a idolatrar as coisas do mundo] –, e ele se vingou pelo sangue de seus servos que estavam na mão dela”.

19:3E numa segunda vez eles clamaram: “Aleluia!” E dela sobe a fumaça para sempre e sempre. 19:4E os vinte e quatro seres mais antigos e os quatro seres viventes se prostraram e adoraram a Deus que se senta no trono, dizendo: “Amém! Aleluia!” 19:5E uma voz veio do trono dizendo: “Louvem ao nosso Deus todos vocês, servos dele, vocês que o temem, tanto os insignificantes quanto os importantes!”

19:6E ouvi algo como o som de uma grande multidão, com o som de águas turbulentas e como a voz de um trovão rugidor dizendo: “Aleluia! Pois o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso, reina! 19:7Vamos nos alegrar e exultar, e vamos dar glórias a ele, pois o casamento do Cordeiro chegou, pois sua esposa se preparou!”

19:8E a ela foi concedida se vestir com linho fino, sem manchas e radiante. Pois o linho fino são [representa] os atos de retidão daqueles separados por Deus.

19:9E ele disse a mim, “Escreva: Aqueles que estão convidados para o jantar de casamento do Cordeiro são abençoados”. Então ele me disse: “Estas palavras de Deus são verdadeiras”. 19:10E eu me lancei aos seus pés e o adorei. Mas ele me disse: “Tome cuidado e não faça tal coisa. Eu sou um conservo com você e seus irmãos que têm o testemunho de Jesus. Adore a Deus! Pois o testemunho de Jesus vem daqueles que falam por Deus pelo Espírito”.

19:11Então vi os céus abertos, e eis que havia um cavalo branco e quem o montava era chamado de “Fiel e Verdadeiro.” Ele é aquele que julga e guerreia com retidão. 19:12Seus olhos são chamas de fogo. Na sua cabeça há muitos diademas que têm nomes escritos neles – nomes que ninguém compreende, exceto ele mesmo.

19:13Ele está vestido com uma veste mergulhada em sangue e é chamado pelo nome “A Expressão Divina {a Palavra} de Deus”. 19:14E os exércitos que estão nos céus o seguiram com cavalos brancos, vestidos de linho fino, sem manchas e brilhante.

19:15Uma espada afiada de dois gumes saiu de sua boca para que pudesse golpear as nações com ela, e ele as governará com cetro de ferro. E ele pisa o lagar do ímpeto da ira de Deus, o Todo-Poderoso. 19:16Ele tem em sua veste, até mesmo em sua coxa direita, um nome escrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

19:17Então vi um anjo de pé no sol, e ele gritou com alta voz chamando todos os pássaros que voam no ar: “Venham e se ajuntem para o grande banquete de Deus, 19:18para que vocês comam a carne de reis, a carne de capitães, a carne de homens poderosos, a carne de cavalos e daqueles que os montam, e a carne de todos os homens, tanto dos livres quanto dos escravos, tanto dos insignificantes quanto dos importantes”.

19:19E vi a besta e os reis da terra e seus exércitos se juntando para guerrearem contra aquele que montava o cavalo e contra seu exército. 19:20E a besta foi capturada juntamente com o falso profeta que fazia sinais em sua presença, com os quais ele enganou aqueles que receberam a impressão do caráter da besta e aqueles que adoraram sua imagem.

Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo, que queima com enxofre. 19:21E o resto foi morto com a espada daquele que monta o cavalo, com a própria espada que saiu da sua boca. E todos os pássaros se fartaram com suas carnes.*

CAPÍTULO 20

20:1Então vi um anjo descendo dos céus tendo a chave do abismo e uma grande corrente em sua mão. 20:2E ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, ou seja, Satanás, que enganou o mundo todo, e o prendeu por mil anos.

20:3Assim ele o jogou dentro do abismo, trancou-o e pôs um selo sobre ele para que não mais pudesse enganar as nações até que os mil anos fossem cumpridos. Depois disto ele deve ser solto por um pouco de tempo.

20:4Então vi tronos e aos que se assentavam neles foi dado a recompensa de julgar. E vi as almas daqueles que foram decapitados pelo testemunho de Jesus, pela própria Palavra de Deus, e todo aquele que não adorou a besta ou sua imagem e que não recebeu a impressão de seu carácter na testa ou em sua mão.** E eles viveram e reinaram com o Ungido por mil anos.

20:5Esta é a primeira ressurreição. (O resto dos mortos não voltou a viver até que se cumprissem os mil anos). 20:6Abençoado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição. A segunda morte não tem influência sobre tal pessoa. Eles serão sacerdotes de Deus e do Ungido e reinarão com ele por mil anos.

20:7E quando os mil anos se cumprirem, Satanás será solto de sua prisão 20:8e virá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de uni-los para a guerra, cujo número de soldados é de tantos quanto a areia do mar. 20:9E eles se puseram por sobre a largura da terra e circundaram o acampamento dos santos e a cidade amada. Mas fogo caiu do céu e os devorou.

*Parece ser outra referência à “batalha do lagar”, onde Jesus profere sua palavra e as pedras de granizo caem sobre os soldados oponentes, aniquilando os exércitos da besta, proporcionando, assim, um grande “banquete” para os pássaros que comem carniça.

**Aceitando a religião da besta que passa a direcionar os pensamentos (na testa) e ações (na mão) deles

20:10Então o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde a besta e o falso profeta também estão, e eles serão atormentados dia e noite até a época das épocas.

20:11Vi um trono branco gigante e Aquele que se assenta nele, de cuja presença a terra e os céus fugiram e não se achou lugar para eles. 20:12E vi os mortos, os importantes e os insignificantes, em pé diante do trono, e pergaminhos foram abertos. E outro pergaminho foi aberto, que é o pergaminho da vida de Deus.

Então os mortos foram julgados por suas obras de acordo com as coisas que foram escritas nos pergaminhos. 20:13E o mar devolveu os mortos que estavam nele, e a morte e o Hades devolveram os mortos que estavam neles, e todos foram julgados de acordo com sua obras.

20:14Assim, a morte e o Hades foram jogados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o próprio lago de fogo. 20:15E se alguém não foi encontrado no pergaminho da vida de Deus foi lançado dentro do lago de fogo.

CAPÍTULO 21

21:1E vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar já não existia. 21:2E vi a cidade santa, Nova Jerusalém, descendo dos céus de Deus, preparada como uma noiva adornada para seu marido.

21:3E ouvi uma alta voz do trono dizendo: “Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens e ele habitará com eles; eles serão seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será seu Deus. 21:4E ele enxugará toda lágrima de seus olhos e a morte já não existirá, nem luto, nem choro, nem dor haverá mais, pois essas coisas anteriores já passaram”.

21:5E aquele que se assenta no trono disse: “Eis que eu faço novas todas as coisas”. E ele disse: “Escreva, pois estas palavras são confiáveis e verdadeiras”.

21:6Então ele me disse: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. E a quem tem sede eu darei gratuitamente água da fonte da vida de Deus. 21:7Aquele que vencer herdará todas as coisas e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

21:8Mas a respeito daqueles que são medrosos, os que não têm fé, aqueles cujos pecados produzem mau cheiro, os que são assassinos, os que praticam sexo fora da aliança do casamento, os que são usuários de drogas e feiticeiros, aqueles que adoram algo que não é Deus, e todos aqueles que são mentirosos – sua designada porção estará no lago de fogo que queima com fogo e enxofre. Isto é a segunda morte”.*

21:9Então um dos sete anjos que tinha as sete taças que estavam cheias até a borda com as últimas sete calamidades, veio e falou comigo dizendo: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.

21:10E ele me levou no Espírito para uma montanha grande e sublime e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, vinda dos céus de Deus, 21:11tendo a glória de Deus. Seu brilho era como de uma pedra-gema, transparente como o cristal, 21:12com um muro grande e alto com doze portões. E nos portões havia doze anjos.

Os portões tinham nomes escritos neles, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 21:30No leste havia três portões, no norte três portões, no sul três portões, e no oeste três portões. 21:14O muro da cidade tinha doze fundações e nelas estavam escritos os nomes dos doze enviados do Cordeiro.

21:15E aquele que falou comigo tinha uma vara dourada para medir a cidade, seus portões e seu muro. 21:16A cidade está disposta em um padrão quadrado, logo, a largura e a profundidade dela são iguais.

Então ele mediu a cidade com a vara e ela tinha doze mil estádios {cerca de 2.200 km}. A largura, profundidade e altura eram iguais.** 21:17E ele mediu seu muro, que media cento e quarenta e quatro côvados {cerca de 66 metros}, usando de medidas humanas segundo o anjo.

21:18E a estrutura do muro era de jaspe e a cidade era de ouro puro, sem manchas e transparente. 21:19As fundações do muro da cidade eram decoradas com todo tipo de pedra preciosa. A primeira fundação era decorada com jaspe; a segunda, safira; a terceira, calcedônia; a quarta, esmeralda; 21:20a quinta, sardônica; a sexta, cornalina; a sétima, crisólito; a oitava, berilo; a nona, topázio; a décima, crisoprase; a décima primeira, jacinto; a décima segunda, ametista.

*A primeira morte é o fim do corpo; a segunda morte é a destruição da alma.

**Embora a largura, o comprimento e a altura sejam iguais, não é um cubo, mas uma montanha, ou seja, o monte Sião (Hb 12:22)

21:21E os doze portões eram doze pérolas. Cada um dos portões era feito de uma pérola. E a praça da cidade era ouro puro, como cristal transparente. 21:22Eu não vi um templo na cidade, pois o Senhor Deus Todo-Poderoso é seu templo – o próprio Cordeiro.

21:23E a cidade não precisa do sol nem da lua para brilhar sobre ela, pois a glória de Deus é a sua luz, e sua luminária é o Cordeiro. 21:24As nações dos salvos caminharão pela sua luz e os reis da terra trarão a sua glória para ela. 21:25E nunca haverá um momento em que seus portões sejam fechados, pois não haverá noite lá. 21:25E eles trarão a glória e a honra das nações para ela.

21:27E nada profano, ou aquele que adora qualquer ídolo (o que é uma mentira), jamais entrará nela, mas somente aqueles que estão escritos no pergaminho da vida de Deus, que está no Cordeiro.

CAPÍTULO 22

22:1E ele me mostrou um rio de água da vida do Pai, transparente como gelo cristalino, fluindo do trono de Deus e do Cordeiro. 22:2No centro da praça da cidade, e em ambos os lados do rio estava a árvore da vida de Deus, tendo doze colheitas de frutos, produzindo seu fruto a cada mês. E as folhas da árvore eram para ministrar às nações. 22:3E a maldição não mais existirá. O trono de Deus, mesmo do Cordeiro estará nela e seus servos o servirão. 22:4Eles verão a sua face e o nome dele estará em suas testas.

22:5E não haverá mais noite. Eles não precisarão de lamparinas nem da luz do sol, pois o Senhor Deus será sua luz. E eles reinarão para sempre e sempre.

22:6Então ele me disse: “Estas palavras são confiáveis e verdadeiras. E o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar a seus servos estas coisas que devem acontecer num curto período de tempo.

22:7Entenda isto, eu virei pontualmente {no tempo certo}. Aquele que presta atenção cuidadosa às palavras da profecia deste pergaminho é abençoado”.

22:8E eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. E quando ouvi e vi, prostrei-me para adorar aos pés do anjo que me mostrou essas coisas. 22:9E ele me disse: “Tome cuidado para não fazer isso! Eu sou um conservo com você e com os seus irmãos, os profetas, e com aqueles que prestam atenção cuidadosa às palavras deste pergaminho. Adore a Deus!”

22:10E ele me disse: “Não sele as palavras de profecia deste pergaminho, pois o tempo está cada vez mais perto. 22:11Aquele que é injusto, que continue a ser injusto; e aquele que é impuro, que continue a ser impuro; e aquele que é justo, que continue a ser justo; e aquele que é santo, que continue a ser santo.

22:12Olhe, virei pontualmente e minha recompensa está comigo para recompensar a cada homem de acordo com suas obras. 22:13Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. 22:14Aqueles que ‘lavam suas roupas’ [purificam suas vidas] são abençoados, já que dessa forma poderão ter o direito de comer da árvore da vida de Deus e poderão entrar na cidade pelos portões.

22:15Fora estão os cães, aqueles que praticam bruxaria e usam drogas, os que praticam sexo fora da aliança do casamento, os assassinos e aqueles que adoram algo além de Deus {idólatras}, de fato todos aqueles que amam e fazem o que é falso {o oposto da verdade}.

22:16Eu, Jesus, enviei meu anjo para proclamar estas coisas a você para o benefício da comunidade dos que foram chamados para fora.* Eu sou a raiz e a descendência de Davi, a estrela brilhante da manhã”. 22:17E o Espírito e a noiva dizem: “Venha!” E aquele que ouve, que diga: “Venha!” E aquele que tem sede, que venha; aquele que desejar, que tome da água da vida de Deus sem custo.

22:18Eu testifico a todo homem que ouve as palavras da profecia deste pergaminho: se algum homem acrescentar algo a elas, que Deus lhe acrescente as calamidades que estão escritas neste pergaminho. 22:19E se alguém retirar algo das palavras do pergaminho desta profecia, que Deus retire a sua parte da árvore da vida de Deus e da santa cidade – coisas sobre as quais se escreveu neste pergaminho.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

22:20Aquele que testifica a respeito de todas estas coisas diz, “Em verdade eu virei pontualmente” {exatamente no tempo certo}. Amém, venha, Senhor Jesus.

22:21Que a graça do Senhor Jesus seja com aqueles que foram separados por Deus. Amém.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Esta tradução do Novo Testamento
é disponibilizada pela editora sem custo. Visite nosso website: www.graodetrigo.com
para pedir mais cópias.

Final do livro de Apocalipse

ÍNDICE