Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Carta de Paulo a Tito

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Segunda Carta de Paulo a Timóteo

A Carta de Paulo a Filemom


A Carta de Paulo a Tito

CAPÍTULO 1

1:1Paulo, servo de Deus e enviado de Jesus, o Ungido, para o benefício da fé dos eleitos de Deus e para difundir o conhecimento da verdade que conduz a uma vida a qual exiba reverente respeito por Deus.

1:2Assim faço por causa da esperança da vida eterna de Deus, a qual ele, que é completamente digno de confiança, se comprometeu a nos conceder, antes das eras do tempo. 1:3Mas agora, no tempo em que escolheu, fez essa palavra conhecida pela proclamação da mensagem que me foi confiada, de acordo com o mandamento de Deus, nosso Salvador.

1:4Para Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé mútua: Graça e paz de Deus Pai e do Ungido, Jesus nosso Salvador. 1:5Deixei você em Creta para me fazer este favor: completar as coisas deixadas para trás e indicar os irmãos mais velhos, espiritualmente maduros, em todas as cidades, como eu o instruí.

1:6Esses homens são aqueles irrepreensíveis, maridos de uma esposa, que têm filhos que creem, homens que não são acusados de se comportarem como os não salvos nem de serem desobedientes a Deus.

1:7Porque o sentinela deve ser irrepreensível como despenseiro de Deus, não obstinado, não rápido para se irar, não dado a brigas, nem alguém que bate nos outros [incluindo a esposa], não ganancioso, 1:8mas dado à hospitalidade, um promotor de virtudes, discreto, justo, santo, controlado, 1:9agarrando-se fielmente à palavra que é de acordo com o ensino correto, para poder estar capacitado a encorajar a outros pelo ensino e repreender aos que contradizem a verdade.

1:10Pois há muitos homens que não são sujeitos a Deus – enganadores cheios de palavras inúteis –, especialmente os judaizantes, 1:11os quais é essencial silenciar. Esses homens perturbam casas inteiras ensinando a lei, que não é obrigatória aos crentes, com o propósito vergonhoso de ganhar dinheiro.

1:12Um deles, um profeta entre eles, disse: “Cretenses são sempre mentirosos, animais depravados, glutões preguiçosos”. 1:13Esse testemunho é verdadeiro. Portanto corte fora essa tendência imediatamente repreendendo-os, para que sejam sadios na fé e 1:14não sigam a dizeres judaicos, especificamente mandamentos de homens que se afastaram da verdade.

1:15Ao puro todas as coisas são puras, mas para aqueles que são corrompidos e sem fé nada é puro: mas tanto suas mentes como suas consciências estão contaminadas. 1:16Eles professam conhecer a Deus, mas por suas obras o negam e são detestáveis, desobedientes e inúteis para qualquer boa obra genuína.

CAPÍTULO 2

2:1Você, todavia, deve falar as coisas que são um ensino evidentemente saudável, 2:2ou seja, que os homens mais velhos não devem ser beberrões, mas devem ser sérios, controlados, sãos na fé, no amor e na paciência.

2:3Que as mulheres mais velhas da mesma maneira, sejam reverentes no caráter, não caluniadoras nem escravizadas em beber muito vinho, professoras do que é bom.

2:4Assim poderão instruir as mulheres jovens a amarem os maridos, amarem os filhos, 2:5a serem controladas, puras, sem carnalidade, boas donas de casa e amáveis, sujeitando-se aos seus próprios maridos para que as pessoas não falem mal a respeito da palavra de Deus.

2:6Exorte também os homens mais jovens a serem controlados. 2:7Em tudo, apresente a si mesmo como um modelo de boas obras; em seu ensino, demonstre integridade, solenidade, com algo genuíno para falar: 2:8palavras saudáveis que não possam ser condenadas, de modo que qualquer que se oponha seja envergonhado, não tendo nada de ruim para dizer sobre nós.

2:9Exorte os servos a se submeterem aos seus próprios senhores e a agradá-los em tudo: não arguindo, 2:10não roubando, mas mostrando verdadeira fidelidade, de modo tal que o ensino de nosso Salvador seja honrado em todos os sentidos.

2:11Pois pelo favor de Deus, a salvação foi revelada, 2:12instruindo-nos que, tendo negado o comportamento ímpio e as cobiças mundanas, devemos viver sóbria, reta e reverentemente nesta presente era; 2:13enquanto aguardamos a bendita esperança, ou seja, a manifestação da glória do grandioso Deus, o qual é o nosso Salvador, Jesus, o Ungido.

2:14Ele, que entregou a si mesmo por nós, de modo que pudesse nos libertar de todo pecado e purificar para si mesmo um povo especial que seja cheio de zelo por boas obras. 2:15Fale essas coisas, exortando e admoestando a outros com a autoridade de Deus. Não deixe que ninguém o trate com desprezo.

CAPÍTULO 3

3:1Torne a lembrar os irmãos de serem submissos e obedientes aos governantes civis e às autoridades seculares, de estarem preparados para toda boa obra, 3:2de não falar mal de ninguém nem ficar discutindo, de serem gentis, demonstrando mansidão em relação a todos os homens.

3:3Pois também uma vez fomos néscios, desobedientes e enganados, sendo escravos de vários desejos e prazeres carnais, vivendo em depravação e inveja, sendo odiados e odiando a outros.

3:4Mas quando a bondade de Deus nosso Salvador, e seu amor para com o homem foram revelados – 3:5não por obras justas que nós mesmos fizemos, mas de acordo com a sua misericórdia –, ele nos salva, através do lavar de sermos regenerados* e da renovação pelo Espírito Santo, 3:6o qual ele derramou sobre nós ricamente através de Jesus, o Ungido, nosso Salvador.

*Ter a vida de Deus gerada dentro de nós.

3:7Isso foi de tal modo que, sendo feitos justos por meio da sua graça, possamos nos tornar herdeiros de Deus, que é a expectativa daqueles que têm a vida eterna de Deus.

3:8Esta é uma palavra fiel, e quero que você a afirme com confiança: que aqueles que estão crendo em Deus manterão em mente a prática de boas obras. Essas coisas são boas e benéficas a todos. 3:9Mas afaste-se de argumentos insensatos, genealogias, contendas e debates a respeito da lei. Tais coisas não beneficiam a ninguém e são inúteis.

3:10Evite o homem contencioso depois de reprová-lo uma ou duas vezes, 3:11sabendo que uma pessoa assim está distorcida interiormente e está pecando, sendo condenada por suas próprias ações.

3:12Quando eu enviar Ártemas ou Tíquico a você, venha prontamente até mim em Nicópolis, pois decidi passar o inverno lá. 3:13Encaminhe Zenas, doutor da lei, e Apolo com diligência na viagem deles, certificando-se de que não lhes falte nada.

3:14E que os que estão entre nós também aprendam a exercer ocupações honestas, para atenderem às necessidades diárias, de modo que não sejam infrutíferos. 3:15Todos os que estão comigo enviam saudações a você. Cumprimente aqueles que são nossos amados na fé.

Graça seja com todos vocês.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Carta de Paulo a Tito

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Carta de Paulo a Filemom