Ministério Grão De Trigo

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O Novo Testamento: Vida do Pai

A Primeira Carta de Paulo aos Coríntios

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Paulo aos Romanos

A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios


A Primeira Carta de Paulo aos Coríntios


CAPÍTULO 1

1:1Paulo, chamado para ser um enviado de Jesus, o Ungido, pela vontade de Deus, e Sóstenes, nosso irmão, 1:2à comunidade dos chamados para fora* que está em Corinto, aos separados para o Ungido, Jesus, e chamados por Deus para serem santos, juntamente com todos aqueles que, em todo lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus, o Ungido, Senhor tanto deles como nosso:

1:3Graça a vocês e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus, o Ungido. 1:4Agradeço sempre ao meu Deus com relação a vocês, pela graça de Deus que lhes foi dada no Ungido, Jesus. 1:5Isso é porque vocês estão enriquecidos nele em tudo, em toda a sua palavra e em todo conhecimento; 1:6à medida em que a evidência do caráter do Ungido está sendo estabelecida em suas vidas.

1:7Consequentemente vocês não estão desprovidos de nenhum dom, enquanto aguardam a revelação de nosso Senhor Jesus, o Ungido. 1:8Ele é Aquele que continuará estabelecendo-os até o fim, de modo que não haverá nenhuma acusação contra vocês no “dia” do nosso Senhor Jesus, o Ungido. 1:9Deus é fiel, por meio do qual foram chamados para dentro da comunhão com o seu Filho Jesus, o Ungido, nosso Senhor.

1:10Agora rogo a vocês irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus, o Ungido, que todos vocês falem a mesma coisa, e que não haja divisões entre vocês, mas que sejam ajustados juntos, no mesmo entendimento e nas mesmas opiniões. 1:11Porque aqueles da casa de Cloe disseram-me a seu respeito, meus irmãos, que há contendas entre vocês.

1:12Agora, quero dizer o seguinte: cada um de vocês diz: eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu, do Ungido. 1:13O Ungido é dividido? Paulo foi crucificado por vocês? Ou vocês foram batizados em nome de Paulo? 1:14Agradeço a Deus que não batizei nenhum de vocês, com exceção de Crispo e Gaio, 1:15de modo que ninguém venha a dizer que foi batizado em meu nome. 1:16Também batizei a casa de Estéfanas. Além desses, não me lembro se batizei mais alguém.

*Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

1:17Porque o Ungido não me enviou para batizar, mas para proclamar as boas novas, não usando palavras cheias de sabedoria humana, o que retiraria a eficácia da cruz do Ungido.

1:18Pois, por um lado, a mensagem da cruz é tolice para os que estão no caminho da destruição, mas, por outro lado, para nós que estamos sendo salvos, ela é o poder de Deus. 1:19Porque está escrito: “Eu destruirei a sabedoria dos sábios e o entendimento dos inteligentes reduzirei a nada” (Is 29:14).

1:20Onde está o homem sábio? Onde está o intelectual? Onde está o filósofo deste mundo? Não tem Deus tornado a sabedoria deste mundo tola? 1:21Porque Deus, em sua sabedoria, ordenou que o mundo não poderia achá-lo através da sua própria sabedoria. Em vez disso, seu plano bem concebido é salvar aqueles que estão crendo através da tolice do que estamos proclamando.

1:22Os judeus pedem sinais, e os gregos procuram sabedoria, 1:23mas nós anunciamos o Ungido crucificado, o qual é uma ofensa aos judeus e tolice aos gentios. 1:24Mas, para os que são chamados – tanto judeus como gregos –, o Ungido é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, 1:25pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

1:26Apenas vejam como vocês foram chamados, irmãos: não muitos sábios humanamente falando, nem muitos poderosos e não muitos nobres são chamados. 1:27Mas Deus escolheu os tolos do mundo a fim de envergonhar os que são sábios, e Deus escolheu os fracos do mundo a fim de que os fortes ficassem envergonhados. 1:28E ele escolheu os inferiores do mundo, os que são desprezados, sim, e até mesmo os que nada são, a fim de inativar {grego: tornar desempregados} os que agora existem [inclusive os atuais governantes celestiais malignos], 1:29para que nenhuma carne possa se vangloriar diante de Deus.

1:30E é por meio dele que vocês estão no Ungido, Jesus, o qual disponibilizou para nós em si mesmo a sabedoria de Deus, retidão, libertação e santidade. 1:31O resultado, portanto, está em conformidade com o que foi escrito: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (Jr 9:24).

CAPÍTULO 2

2:1E eu, irmãos, quando cheguei a vocês proclamando-lhes o testemunho de Deus, não cheguei com discurso ou sabedoria elevados. 2:2Porque determinei não saber coisa alguma entre vocês, exceto Jesus, o Ungido, e ele crucificado. 2:3E estive com vocês em fraqueza, em temor e em muito tremor. 2:4E o meu discurso e a minha proclamação não foram com palavras persuasivas de sabedoria, mas com a demonstração do Espírito e de poder, 2:5a fim de que a sua fé não estivesse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

2:6Nós falamos com sabedoria sim, porém, entre os que são maduros, ainda que não seja uma sabedoria desta era, nem dos governantes celestiais desta era, os quais estão se tornando impotentes. 2:7Mas falamos a sabedoria de Deus em um mistério, precisamente a sabedoria que foi encoberta, a qual Deus predeterminou antes das eras para a nossa glória.

2:8Esta é uma sabedoria que nenhum dos governantes desta era compreendeu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 2:9Mas, como está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram e que jamais entraram no coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam!” (Is 64:4).

2:10Mas Deus as revela a nós através do Espírito, pois o Espírito perscruta todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. 2:11Pois que homem conhece as coisas encobertas de um homem, senão o espírito do homem que nele está? Dessa mesma maneira, ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

2:12Todavia não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus para que possamos conhecer as coisas que a nós são dadas gratuitamente por Deus. 2:13Estas são as coisas sobre as quais também falamos, não em palavras que a sabedoria do homem ensina, mas as que o Espírito ensina, usando palavras espirituais para descrever coisas espirituais.

2:14Ora, o homem guiado pela alma não entende as coisas do Espírito de Deus. Para ele, elas são tolices e ele não pode compreendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 2:15Porém, aquele que é espiritual entende todas as coisas, embora ele próprio não seja compreendido corretamente por ninguém não espiritual. 2:16”Pois quem conheceu a mente do Senhor de modo a poder instruí-lo?” (Is 40:13). Mas nós estamos adquirindo a mente do Ungido através da transformação.

CAPÍTULO 3

3:1Irmãos, não lhes pude falar como a pessoas espirituais, mas como a carnais, exatamente como a bebês no Ungido. 3:2Eu os alimentei com leite, não com carne, pois ainda não eram capazes de suportar isso. Mesmo agora vocês não são capazes, 3:3pois ainda são carnais. Pois quando há ciúmes e competição entre vocês, não são carnais? Vocês não estão seguindo as tendências humanas naturais?

3:4Porque quando alguém diz: “Eu sou um seguidor de Paulo”, e outro, “Mas eu sou um seguidor de Apolo”, não estão agindo como meros homens carnais? 3:5Quem, então, é Apolo? E quem é Paulo? Apenas servos através dos quais vocês creram, recebendo de cada um de acordo com o que o Senhor lhe deu.

3:6Eu plantei, Apolo regou, mas foi Deus quem deu o crescimento. 3:7Assim, pois, tampouco o que planta é alguma coisa ou o que rega é alguma coisa, mas Deus que dá o crescimento é tudo. 3:8Agora tanto o que planta como o que rega são um, mas cada um receberá sua própria recompensa segundo a sua própria obra. 3:9Pois nós somos cooperadores de Deus. Vocês são a plantação de Deus e o projeto de construção de Deus.

3:10De acordo com a graça de Deus que me foi dada, como um sábio mestre construtor lancei uma fundação, e outros edificam sobre ela. Mas que cada um seja cuidadoso em como edifica sobre ela. 3:11Porque ninguém pode lançar nenhum outro fundamento além daquele que foi lançado, o qual é Jesus, o Ungido.

3:12Mas se alguém edifica sobre este fundamento com ouro, prata, pedras preciosas, ou madeira, feno ou palha – 3:13a obra de cada um se manifestará, pois o “dia” vai expô-la, porque será revelada pelo fogo. O próprio fogo vai testar a obra de cada um, revelando assim a natureza dela. 3:14Se a obra que alguém edificou sobreviver, ele receberá uma recompensa. 3:15Se a obra de alguém for queimada, ele sofrerá perda, mas será salvo, todavia passando ele mesmo também pelo fogo.

3:16Vocês não sabem que são um templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês? 3:17Se qualquer homem desonrar o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus – que são vocês – é santo.

3:18Que ninguém se engane. Se qualquer homem entre vocês pensa que é sábio nesta era, deve tornar-se tolo, a fim de que possa tornar-se sábio. 3:19Porque a sabedoria deste mundo é tolice para Deus. Pois está escrito que “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia” (Jó 5:13). 3:20E novamente: “O Senhor conhece os raciocínios dos sábios, que são inúteis” (Sl 94:11).

3:21Portanto, que ninguém glorifique certos homens [líderes especiais etc.]. Pois todas as coisas são suas, 3:22seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas, ou o mundo, ou a vida, ou a morte, ou coisas presentes, ou coisas no futuro: tudo é de vocês, 3:23e vocês são do Ungido, e o Ungido é de Deus.

CAPÍTULO 4

4:1As pessoas devem pensar em nós desta maneira: como servos de baixo escalão* do Ungido e encarregados dos mistérios de Deus. 4:2Falando sobre este assunto, requer-se dos encarregados que sejam achados fiéis. 4:3Pois dou muito pouca importância em como posso ser julgado por vocês ou por qualquer julgamento humano. De fato, nem mesmo eu julgo a mim mesmo. 4:4Pois estou consciente de haver nada contra mim, embora eu não seja nem mesmo justificado por isso, mas quem me julga é o Senhor.

*A palavra grega é, literalmente, “sub-remador”, que era uma ordem inferior de marinheiro, possivelmente os escravos que trabalhavam no convés inferior de remeiros em uma embarcação romana antiga. Este “sub-remador” não era o capitão da embarcação

4:5Por conseguinte, nada julguem antes do tempo, até que o Senhor venha, o qual tanto fará brilhar sua luz sobre as coisas escondidas nas trevas, como exporá as secretas meditações de todos os corações. Assim, cada um terá seu louvor de Deus.

4:6Ora, estas coisas, irmãos, tenho aplicado a mim e a Apolo por causa de vocês, de modo que, no nosso caso, aprenderão a não pensar de nós mais elevadamente do que as coisas que escrevi; de forma que ninguém tentará fazer um de nós parecer maior do que o outro. 4:7Pois o que torna as pessoas diferentes? E o que alguém tem que não o tenha recebido? Mas se você recebeu alguma coisa, por que se vangloria sobre isso como se não tivesse sido dada a você por outra pessoa?

4:8Vocês já estão cheios. Já se tornaram ricos. Começaram a reinar sem nós. Sim, e eu desejaria que vocês realmente reinassem [no futuro reino milenar], para que nós também pudéssemos reinar com vocês.

4:9Pois penso que Deus designou a nós, os enviados, como os desgraçados no final do desfile de homens condenados à morte na arena, um espetáculo para o universo, tanto aos anjos como aos homens. 4:10Nós somos tolos por causa do Ungido, mas vocês são sábios no Ungido. Nós somos fracos, mas vocês são fortes. Vocês possuem honra, mas nós, desonra.

4:11Mesmo até o presente momento passamos fome e sede; estamos precariamente vestidos, somos espancados e não temos residência fixa. 4:12Nós nos ocupamos trabalhando com as nossas próprias mãos. Sendo insultados, abençoamos; sendo perseguidos, suportamos; 4:13sendo caluniados por outros, suplicamos. Nós somos como o refugo do mundo; somos como todas as varreduras do chão até este momento.

4:14Não escrevo essas coisas para envergonhá-los, mas, como meus amados filhos, digo isso como um alerta a vocês! 4:15Pois, ainda que tenham dez mil instrutores no Ungido, contudo não possuem muitos pais. Pois no Ungido, Jesus, eu os gerei pela mensagem das boas novas. 4:16Por isso, rogo-lhes que se tornem meus imitadores! [Em vez de serem “enchidos”, “ricos”, “fortes”, “reis”, etc.]

4:17Por esta razão lhes enviei Timóteo, o qual é meu amado e fiel filho no Senhor, e que vai relembrá-los da maneira como eu ando no Ungido, justamente como ensino em todos os lugares, em cada grupo dos chamados para fora.

4:18Ora, alguns tornaram-se orgulhosos, como se eu não fosse ir até vocês. 4:19Mas eu irei até vocês em breve, se o Senhor quiser. E não avaliarei as palavras daqueles que são importantes em si próprios, mas o poder. 4:20Porque o reino de Deus não o é em palavras, mas em poder. 4:21O que vocês querem? Devo ir a vocês com uma vara ou em amor e espírito dócil?

CAPÍTULO 5

5:1É, de fato, reportado, que há entre vocês relação sexual fora da união matrimonial e relação tão impura que nem mesmo os gentios praticam, ou seja, que alguém tenha tido relações sexuais com a esposa de seu pai. 5:2E vocês são orgulhosos e nem mesmo lamentam, para que aquele que fez esse ato pudesse ser retirado do meio de vocês.

5:3Pois, embora eu esteja fisicamente ausente, todavia estou presente em espírito e já julguei aquele que fez isto como se estivesse presente. 5:4Em nome de nosso Senhor Jesus, quando estiverem reunidos e meu espírito estiver com vocês, com o poder de nosso Senhor Jesus, 5:5entreguem tal pessoa a Satanás para a destruição de sua carne, de modo que seu espírito possa ser salvo no “dia” do Senhor Jesus.

5:6Sua orgulhosa jactância não é aprovada. Vocês não sabem que um pouco de fermento leveda toda a massa? 5:7Lancem fora o fermento velho, para que possam ser uma nova fornada sem mistura, visto que devem ser não levedados. Pois o nosso Cordeiro pascoal foi sacrificado, isto é, o Ungido.

5:8Portanto, vamos celebrar a festa, não com fermento velho, nem com levedura de pecado e comportamento depravado, mas com o pão ázimo da pureza e da verdade. 5:9Quando escrevi a vocês na minha carta para não terem comunhão com aqueles que praticam relação sexual fora do vínculo matrimonial, 5:10não quis dizer com os sexualmente imorais deste mundo, ou com aqueles que estão ansiosos por riquezas, ou com aqueles que se aproveitam dos outros, ou com aqueles que adoram alguma outra coisa senão Deus, pois, então, vocês precisariam deixar este mundo.

5:11Mas, por agora, eu lhes escrevi que não tenham comunhão com qualquer um que é chamado de irmão, e, mesmo assim está praticando relação sexual fora da união matrimonial, ou é ansioso por riquezas, ou é alguém que adora alguma outra coisa senão Deus, ou é alguém que fala maldosamente sobre os outros, ou é um bêbado, ou é uma pessoa que tira vantagem dos outros. Nem mesmo compartilhe uma refeição com alguém assim.

5:12Pois, que obrigação eu tenho em julgar aqueles que estão lá fora no mundo? Vocês não julgam os que estão dentro? 5:13Mas os que estão fora, Deus os julgará. Removam o homem maldoso do meio de vocês.

CAPÍTULO 6

6:1Algum de vocês, tendo uma disputa com o seu próximo, se atreve a ir ao tribunal perante os injustos em vez de ir aos que foram separados para Deus? 6:2Ou vocês não sabem que aqueles que foram separados para Deus julgarão o mundo? E se o mundo será julgado por vocês, são vocês indignos de julgar as questões mínimas? 6:3Vocês não sabem que vamos julgar os anjos? Quanto mais deveríamos ser capazes de julgar as coisas que pertencem a esta vida?

6:4Se, então, vocês precisam decidir uma disputa legal sobre coisas pertencentes a esta vida, colocariam alguém para julgar quem é pouco estimado na comunidade dos chamados para fora? 6:5Eu digo isso para envergonhá-los. O quê? Não podem encontrar entre vocês nem mesmo um homem sábio que seja capaz de decidir entre seus irmãos? 6:6Mas, em vez disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão para ter seu caso decidido pelos incrédulos.

6:7Ora, já é uma falha grave entre vocês que haja ações judiciais uns contra os outros! Por que, em vez disso, não permitem a si mesmos serem injustiçados? Por que, em vez disso, não permitem a si mesmos serem defraudados? 6:8Ao contrário, vocês mesmos agem injustamente e defraudam, e fazem isso a seus irmãos!

6:9Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o vindouro reino de Deus? Não se enganem: nem aqueles que têm relação sexual fora do casamento, nem os que adoram alguma coisa senão Deus, nem adúlteros, nem travestis, nem homossexuais, 6:10nem ladrões, nem aqueles que estão ansiosos por riquezas, nem bêbados, nem caluniadores, nem os que se aproveitam dos outros herdarão o reino de Deus [o reino milenar]. 6:11E alguns de vocês foram dessa maneira, mas vocês estão sendo lavados, mas vocês estão sendo santificados, mas vocês estão sendo feitos justos no nome do Senhor Jesus, o Ungido, e no Espírito do nosso Deus.

6:12Qualquer coisa me é possível fazer, mas nem todas as coisas são benéficas. Qualquer coisa me é possível fazer, mas não serei levado sob o controle de nenhuma delas.

6:13Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos, mas Deus vai destruir tanto um como outro. Mas o corpo não é para a relação sexual fora do vínculo matrimonial, mas para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. 6:14E Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos erguerá através do seu poder.

6:15Vocês não têm consciência de que seus corpos são membros do Ungido? Devo eu tomar os membros do Ungido e torná-los membros de uma mulher imoral?* De modo algum! 6:16Ou você não sabe que aquele que está unido a uma mulher imoral* é um corpo com ela? Pois, “Os dois”, ele diz, “se tornarão uma só carne” (Gn 2:24). 6:17Mas aquele que está unido ao Senhor é um só espírito com o Senhor.

6:18Fuja da relação sexual fora do vínculo matrimonial. Todo pecado que um homem faz é fora do corpo, mas aquele que tem relação sexual fora da aliança matrimonial peca contra o seu próprio corpo. 6:19Ou vocês não sabem que seus corpos são um templo do Espírito Santo, que está em vocês? Isto é algo que vocês receberam de Deus. Vocês não são mais seus próprios senhores, 6:20pois foram comprados com um alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus em seus corpos.

*A palavra grega aqui é literalmente “prostituta”, mas optei por “mulher imoral”, porque o ato sexual, que resulta na condição de “uma carne”, não se limita apenas às prostitutas. Hoje, a relação sexual imoral é tão desenfreada, que muito poucos precisam buscar prostitutas para pecarem contra seus próprios corpos.

CAPÍTULO 7

7:1Agora, quanto às coisas que vocês escreveram, sobre se é moralmente correto um homem ter relação sexual com uma mulher, eu digo: 7:2por causa da tentação dos pecados sexuais, deixem que cada homem tenha sua própria esposa e que cada mulher tenha seu próprio marido. 7:3Que o marido satisfaça as necessidades sexuais da sua esposa, e da mesma maneira a esposa também satisfaça as necessidades sexuais do marido. 7:4A esposa não tem direitos sobre seu próprio corpo, mas o marido tem. Do mesmo modo, também o marido não tem direitos sobre seu próprio corpo, mas a esposa tem.

7:5Não se privem um ao outro desse privilégio, exceto pelo consentimento mútuo, por um período, para que possam, sem se distraírem, gastar tempo em jejum e oração. Então, devem se unir novamente para que Satanás não os tente por causa da sua falta de domínio próprio.

7:6Digo isso como uma concessão, não como um mandamento. 7:7Desejaria que todos os homens fossem exatamente como eu mesmo. No entanto, cada homem tem seu próprio dom de Deus: alguns nesta área e alguns outros em outra área. 7:8Mas eu digo aos solteiros e às viúvas que é bom para eles se permanecerem como eu sou. 7:9Mas se não têm controle sobre si mesmos, que se casem. Porque é melhor se casar do que arder com paixão.

7:10Mas, aos casados eu dou este conselho, se bem que não eu, mas o Senhor: que a esposa não deve se separar do seu marido. 7:11Mas, se ela se separar, deve permanecer solteira ou, senão, se reconciliar com o marido. E o marido não deve se separar da sua esposa.

7:12Mas, para os demais, eu digo (não o Senhor): se algum irmão tem uma esposa incrédula e ela está contente em viver com ele, este não deve deixá-la. 7:13E se a mulher tem um marido incrédulo que esteja contente em viver com ela, esta não deve deixar seu marido. 7:14Porque o marido incrédulo é santificado pela esposa, e a esposa incrédula é santificada pelo irmão; caso contrário, seus filhos seriam considerados impuros, mas agora são santos. 7:15No entanto, se o incrédulo quiser se separar, deixe-o partir. O irmão ou a irmã não estão presos como um escravo em tais casos. Porque Deus nos chamou para a paz. 7:16Pois como sabe, ó esposa, se vai resgatar o seu marido da destruição? Ou como sabe, ó marido, se vai resgatar a sua esposa?

7:17Como o Senhor tem distribuído uma porção a cada um, como Deus chamou a cada um, que cada um ande nela. Isso é o que eu recomendo em todas as comunidades dos chamados para fora.

7:18Algum homem foi chamado estando circuncidado? Que não se torne incircunciso. Alguém foi chamado na incircuncisão? Que não seja circuncidado. 7:19A circuncisão não é nada, e a incircuncisão não é nada, mas obedecer ao que Deus nos diz para fazer é o que importa. 7:20Que cada homem permaneça naquela situação em que estava quando foi chamado.

7:21Você foi chamado sendo um escravo? Não deixe que isso o impeça. Mas se você pode se tornar livre em vez de escravo, use isso. 7:22Porque o que foi chamado no Senhor, sendo um escravo, é um homem livre no Senhor. Da mesma forma, aquele que foi chamado sendo livre, é escravo do Ungido. 7:23Vocês foram comprados com um preço; não se tornem escravos dos homens. 7:24Irmãos, que cada homem permaneça com Deus na situação em que foi chamado.

7:25Agora, concernente aos virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou o meu conselho como alguém que obteve misericórdia do Senhor para ser digno de confiança. 7:26Penso, portanto, por causa das presentes circunstâncias angustiantes, que é bom para um homem permanecer como está.

7:27Você está ligado a uma esposa? Não procure soltarse. Você está livre de uma esposa? Não busque uma esposa. 7:28Mas se você se casar, você não pecou. Se uma virgem se casa, ela não está pecando. No entanto, aqueles que se casam terão aflições na carne, das quais eu preferiria poupá-los.

7:29Mas digo isto: irmãos, o tempo está cada vez mais curto. Portanto, de agora em diante, aqueles que têm esposas devem viver como se não tivessem nenhuma; 7:30os que choram, como se não chorassem; aqueles que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não tivessem bens, e 7:31aqueles que usam o mundo, como não procurando satisfação nele, pois a forma desse mundo desaparecerá.

7:32Porém gostaria que vocês estivessem livres de cuidados. Aquele que é solteiro se preocupa com as coisas do Senhor, como ele pode agradar ao Senhor. 7:33Mas o que é casado se preocupa com as coisas do mundo, em como ele pode agradar sua esposa, e assim sua atenção é dividida.

7:34Assim também a mulher que é solteira e a virgem se preocupam com as coisas do Senhor, a fim de que sejam santas tanto no corpo como no espírito. Mas a que é casada se preocupa com as coisas do mundo, em como ela pode agradar seu marido. 7:35Eu digo isso para o seu próprio benefício, não para colocar restrições sobre vocês, mas para algo bonito, ou seja, que vocês possam dedicar sua atenção ao Senhor sem distração.

7:36Mas, se algum homem pensa que está se comportando indevidamente em relação à sua própria virgindade, e se ela [a mulher com quem ele deseja se casar] já passou da puberdade assim como deve ser para se casar, deixem-no fazer o que deseja. Ele não peca. Deixem que eles se casem.

7:37Mas aquele que se mantém firme em seu coração, não tendo fortes paixões, mas tem controle sobre seus próprios desejos, tendo decidido em seu coração manter sua própria virgindade, faz bem. 7:38Assim sendo, aquele que cede a sua virgindade casando-se faz bem e o que não se casar faz ainda melhor.

7:39Uma esposa está ligada ao seu marido enquanto o seu marido estiver vivo. Mas, se o marido morrer, ela é livre para se casar com quem ela quiser, unicamente no Senhor. 7:40Mas na minha opinião, ela é mais feliz se permanecer como está. E penso que também tenho o Espírito de Deus.

CAPÍTULO 8

8:1Agora, com relação às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento infla o ego, mas o amor edifica. 8:2Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe nada como precisa saber. 8:3Mas se alguém ama a Deus, o tal compreende aquilo que é dele. 8:4Portanto, no que diz respeito ao comer coisas que foram sacrificadas aos ídolos, sabemos que nenhum ídolo é coisa alguma neste mundo, e que não existe nenhum Deus senão um.

8:5Pois, embora existam coisas que são chamadas de “deuses”, seja no céu ou na terra – como há muitos deuses e muitos senhores –, 8:6no entanto, para nós, há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para dentro do qual temos adentrado, e um único Senhor, Jesus o Ungido, por meio de quem são todas as coisas, inclusive nós mesmos.

8:7No entanto, nem todos os homens têm esse conhecimento. Alguns ainda estão habituados a pensar no ídolo como sendo algo real. Por isso, quando comem alguma coisa sacrificada a um ídolo, a consciência deles, sendo fraca, é contaminada. 8:8Mas a comida não nos faz ganhar a aprovação de Deus. Se não comemos, não estamos pior, nem se comemos estamos melhor.

8:9Mas tenha cuidado para que essa sua liberdade não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. 8:10Se, por exemplo, alguém vir você, que tem conhecimento, sentado no templo de um ídolo comendo carne, se ele é fraco, não será sua consciência encorajada a participar de sacrifícios idólatras [rituais frequentemente envolvendo prostituição]?

8:11Dessa maneira, através do seu “conhecimento”, o irmão fraco por quem o Ungido morreu é destruído. 8:12E assim, pecando contra os irmãos e ferindo a sua consciência quando ela é fraca, você peca contra o Ungido.

8:13Por isso, se a comida faz o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne novamente, de modo que eu não seja causa de tropeço a meu irmão.

CAPÍTULO 9

9:1Eu não sou livre? Não sou um enviado? Não vi a Jesus nosso Senhor? Vocês não são minha obra no Senhor? 9:2Se não sou um enviado aos outros, no entanto, ao menos o sou para vocês, pois o selo de que fui enviado são vocês no Senhor. 9:3Minha defesa aos que me examinam é esta: 9:4Nós não temos o direito de comer e beber? 9:5Não temos o direito de ser acompanhados por uma esposa que seja crente, assim como os outros enviados, os irmãos do Senhor e Cefas? 9:6Ou eu mesmo e Bar-Nabas, não temos nós um direito para não trabalhar secularmente? 9:7Qual soldado jamais serve pagando suas próprias despesas? Quem é aquele que planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem pastoreia um rebanho e não bebe o leite do rebanho?

9:8Digo essas coisas humanamente falando somente, ou a lei não diz a mesma coisa também? 9:9Porque está escrito na lei de Moisés: “Não amordaçará o boi enquanto debulha o grão” (Dt 25:4). Isso é simplesmente para que Deus cuide dos bois 9:10ou ele o diz principalmente para nosso benefício?

Sim, isso foi escrito por nossa causa, pois aquele que ara deve arar em esperança, e aquele que debulha, debulhar na esperança de participar. 9:11Se nós semeamos em vocês coisas espirituais, seria isso um grande problema se colhêssemos de vocês bens materiais?

9:12Se outros participam desse privilégio em relação a vocês, quanto mais poderíamos nós? Contudo não usamos esse privilégio! Em vez disso, suportamos todas as coisas para que não apresentássemos nenhum obstáculo para ninguém à mensagem das boas novas sobre o Ungido.

9:13Vocês não sabem que aqueles que trabalham com as coisas sagradas comem das coisas do templo, e os que atendem ao altar têm a sua porção do altar? 9:14De modo similar, o Senhor ordenou que aqueles que proclamam as boas novas devem viver da mensagem das boas novas. 9:15Mas eu não usei nenhuma dessas coisas, nem estou escrevendo isso para insistir em que isso deva ser feito a mim. Pois, para mim, seria melhor morrer, em vez de dar um motivo para que qualquer um fizesse vão o meu motivo de orgulho.

9:16Pois, se eu anuncio as boas novas, não tenho nada sobre o que me gloriar. Essa é uma necessidade que foi colocada sobre mim. Ai de mim se eu não proclamar a mensagem das boas novas! 9:17Porque, se o fizer de bom grado, tenho uma recompensa, mas se sem boa vontade, ainda permaneço tendo um mordomado confiado a mim. 9:18Qual, então, é a minha recompensa? Que, quando proclamo as boas novas, eu as apresento sem custo financeiro, de modo a não usar o meu completo direito na mensagem das boas novas. 9:19Pois, embora seja livre de todos os homens, eu me tornei um escravo de todos, a fim de que possa ganhar mais deles.

9:20Dessa maneira, para com os judeus, tornei-me judeu para ganhar os judeus; para com os que estão sob a lei, tornei-me como se estivesse sob a lei – não estando eu mesmo sob a lei – para que possa ganhar aos que estão sob a lei. 9:21Para com aqueles que não têm a lei, tornei-me como se não tivesse a lei – não sendo sem lei em relação a Deus, mas sob a lei do Ungido –, a fim de que possa ganhar aqueles que não têm a lei.

9:22Para com os fracos, tornei-me fraco, a fim de que possa ganhar os fracos. Tenho me tornado todas as coisas para com todos os homens, de modo que eu, usando todos os meios legítimos possa salvar alguns. 9:23E faço todas as coisas por causa da mensagem das boas novas, de maneira que eu possa ser um coparticipante nas recompensas dela.

9:24Vocês não sabem que aqueles que correm em uma corrida, todos correm, mas somente um recebe o prêmio? Vocês deveriam correr da mesma forma, de modo que possam obtê-lo. 9:25E todos os que se empenham a fim de sobressair nos esportes, exercitam o autocontrole em todas as coisas. Ora, eles o fazem a fim de receber uma coroa perecível, mas nós, uma imperecível.

9:26Assim sendo, corro dessa maneira, não vacilando. Assim luto, não como se estivesse apenas batendo no ar. 9:27Mas trato severamente o meu corpo e o trago sob sujeição, a fim de que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não seja reprovado.

CAPÍTULO 10

10:1Porque não quero, irmãos, que vocês desconheçam que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos atravessaram o mar 10:2e todos foram “batizados” em Moisés [naquilo que Moisés recebeu] na nuvem e no mar. 10:3Todos eles comeram o mesmo alimento espiritual 10:4e todos beberam a mesma bebida espiritual. Porque eles beberam de uma rocha espiritual que os seguiu – e aquela rocha era o Ungido.

10:5No entanto, Deus não estava satisfeito com a maioria deles, já que seus cadáveres ficaram espalhados no deserto. 10:6Ora, estas coisas são exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas pecaminosas, como eles também desejaram. 10:7Nem devemos adorar nenhuma outra coisa senão Deus, como alguns deles fizeram, como está escrito: “O povo sentou-se para comer e beber, e levantou-se para fazer farra” [em uma orgia idólatra e embriagada] (Êx 32:6,18,19,25).

10:8Nem tenhamos relação sexual fora do vínculo matrimonial, como alguns deles fizeram e, em um dia, vinte e três mil deles foram mortos. 10:9Nem tentemos a paciência do Senhor demasiadamente, como alguns deles fizeram e foram destruídos por serpentes. 10:10Nem devemos nos queixar como alguns deles se queixaram e foram destruídos pelo Destruidor.

10:11Ora, estas coisas que aconteceram com eles foram escritas como uma advertência a nós, sobre quem o fim das eras chegou! 10:12Portanto, aquele que pensa estar de pé, seja cuidadoso, para que não caia! 10:13Não há nenhuma provação da sua fidelidade, que vocês experimentam que não seja comum a todos os seres humanos. Mas Deus, que é fiel, não permitirá que vocês sejam provados além do que vocês sejam capazes de aguentar, mas com a provação também fornecerá a saída, de modo que vocês sejam capazes de suportá-la.

10:14Além disso, meus amados, fujam da idolatria. 10:15Falo com vocês como a homens sábios. Considerem cuidadosamente o que eu digo. 10:16O cálice de bênção que celebramos, não é ele a nossa comunhão conjunta no sangue do Ungido? O pão que partimos, não é ele a nossa comunhão conjunta no corpo do Ungido? 10:17Isto é porque nós, que somos muitos, somos um pão e um corpo, visto que todos participamos do mesmo pão. 10:18Considerem Israel, humanamente falando. Eles não são companheiros, visto que comem juntos dos sacrifícios que vêm do altar?

10:19O que, então, estou dizendo? Que uma coisa sacrificada aos ídolos é alguma coisa ou que um ídolo é alguma coisa? Não! 10:20Mas sim, digo que as coisas que os gentios sacrificam, eles sacrificam a demônios, e não a Deus. Não quero que vocês se tornem participantes com demônios. 10:21Vocês não podem beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 10:22Ou provocaremos ciúmes no Senhor? Nós somos mais fortes do que ele é?

10:23Tudo é possível, mas nem todas as coisas são benéficas. Tudo é possível, mas nem todas as coisas edificam. 10:24Que ninguém busque os seus próprios interesses, mas cada um deve buscar o bem-estar do seu próximo.

10:25Qualquer coisa que for vendida no mercado, comam, sem perguntar nada, por causa da consciência, 10:26pois: “A terra é do Senhor e toda a sua plenitude” (Sl 24:1).

10:27Se um incrédulo convidar vocês para um banquete e estiverem dispostos a ir, comam o que quer que seja posto diante de vocês, sem perguntar nada por causa da consciência. 10:28Mas se alguém lhe disser: “Isso foi oferecido em um sacrifício idólatra”, não o comam, por causa dele que expôs isso e por causa da consciência.

10:29Quando digo consciência, não quero dizer a sua própria, mas a dos outros. Por que minha liberdade deveria ser julgada pela consciência de outra pessoa? 10:30Se participo com gratidão, por que pessoas falam mal de mim pelo que dou graças?

10:31Portanto, quer comam ou bebam ou façam qualquer coisa, façam tudo para a glória de Deus. 10:32Não façam nada que seja ofensivo, nem para os judeus, ou para os gregos ou para a comunidade dos que Deus chamou para fora, 10:33assim como eu também procuro ser inofensivo a todos os homens em todas as coisas, não buscando minha própria vantagem, mas o benefício da maioria, a fim de que eles possam ser salvos.

CAPÍTULO 11

11:1Estejam me imitando na maneira com que sigo o Ungido. 11:2Agora eu os elogio, porque se lembram de tudo sobre como eu vivi e se agarram firmemente às instruções que lhes entreguei. 11:3Mas quero que saibam que a cabeça de cada homem é o Ungido: a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça do Ungido é Deus.

11:4Todo homem, ao orar ou profetizar, com sua cabeça abaixada,* desgraça sua cabeça verdadeira: o Ungido.

11:5E cada mulher orando ou profetizando com a cabeça descoberta desonra sua cabeça: o homem. Pois seria o mesmo que ela estar com os cabelos rapados. 11:6Pois, se uma mulher não está coberta, deixe-a também rapar os cabelos.

Mas, se é vergonhoso para uma mulher ter os cabelos cortados ou rapados, deixe-a ser coberta. 1:7Porque um homem é obrigado a não ter sua cabeça coberta (sinalizando submissão a outro homem), pois ele possui a imagem e a glória de Deus. Mas a mulher é a glória do homem.

11:8Vocês veem: o homem não foi extraído da mulher, mas a mulher foi extraída do homem. 11:9Portanto o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher foi criada para o homem. 11:10Por esta razão, a mulher deve ter, na cabeça, um sinal de sua submissão à autoridade, por causa dos anjos.

11:11No entanto, no Senhor, nem a mulher é completa sem o homem nem o homem completo, sem a mulher. 11:12Pois, assim como a mulher foi extraída do homem, também o homem provém da mulher. Mas todas as coisas são de Deus.

11:13Façam este julgamento por si mesmos. É apropriado a uma mulher orar a Deus descoberta? 11:14Não lhes ensina igualmente a natureza que se um homem tem cabelos longos, é uma desonra para ele? 11:15Mas, se uma mulher tem cabelos compridos, é uma glória para ela. Porque o cabelo lhe é dado como uma cobertura.

11:16Porém, se qualquer um tem uma forte discórdia sobre isso, nós não temos tal costume, nem o têm as comunidades dos que Deus chamou para fora.

11:17Mas, ao dar-lhes as seguintes instruções, não os elogio. Vocês não estão se ajuntando para melhor, mas para pior. 11:18Pois, antes de tudo, quando se juntam no grupo dos chamados para fora, eu ouço que existem divisões entre vocês e acredito parcialmente nisso. 11:19Porque é inevitável que separações ocorram entre vocês, para que fique claro quem são os aprovados por Deus.

11:20Quando, portanto, vocês se reúnem, a refeição que comem não é do Senhor. 11:21Pois no seu comer, cada um toma sua própria comida antes dos outros. Um passa fome, e outro se embriaga.

*Essa postura sinaliza uma atitude de submissão a outro homem ou homens. Este homem estaria demonstrando a sua submissão a outra figura de autoridade (outro homem), em vez de ao Senhor. Essa postura é uma desgraça para o Senhor

11:22Que é isso? Vocês não têm casas onde comer e beber? Ou vocês não valorizam a comunidade dos que Deus chamou para fora e de tal modo envergonham aqueles que não têm muito? O que devo dizer a vocês? Devo elogiá-los? Não os elogio nesta questão!

11:23Porque recebi do Senhor aquilo que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão durante a refeição 11:24e tendo dado graças o partiu e disse: “Este é o meu corpo, o qual é para vocês. Lembrem de mim ao fazerem isto.”

11:25Da mesma maneira, ele tomou o cálice depois de terem comido sua refeição, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Tantas vezes quantas beberem isto juntos, lembrem-se de mim.” 11:26Pois, sempre que comerem este pão e beberem o cálice juntos, vocês proclamam a morte do Senhor até que ele venha.

11:27Portanto, qualquer que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente* será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 11:28Mas deixe que um homem examine a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. 11:29Pois qualquer um que come e bebe, mas não discerne o corpo** do Senhor, come e bebe de uma maneira irreverente e, assim, come e bebe juízo sobre si mesmo.

11:30Esta é a razão pela qual muitos entre vocês estão fracos e doentes e alguns até mesmo morreram.*** 11:31Mas se discernirmos corretamente nossa própria responsabilidade em relação aos outros membros, não seremos julgados. 11:32Porém, quando somos julgados pelo Senhor, somos disciplinados a fim de que não sejamos condenados junto com o mundo.

11:33Portanto, meus irmãos, quando vocês se juntam para comer, esperem uns pelos outros. 11:34Se alguém está com muita fome para esperar pelos outros, que o tal coma em casa, para que o seu ajuntamento não seja para juízo. E as questões restantes vou tratar quando chegar.

*Esta palavra “indignamente” liga-se a “não discernir o corpo do Senhor” no versículo 29. De fato, seguindo o contexto de toda a passagem, os julgamentos descritos parecem estar intimamente relacionados à forma como tratamos outros membros do corpo, em lugar de a outros tipos de pecados (ver capítulo 10:16,17).

**Isso significa que nós reconhecemos e tratamos os outros como membros do Ungido, isto é, nós os tratamos como trataríamos o próprio Jesus.

***Isso pode significar fraqueza, doença e morte física e/ou espiritual

CAPÍTULO 12

12:1Agora, irmãos, não quero que vocês sejam ignorantes a respeito dos dons espirituais. 12:2Vocês sabem que quando eram gentios, vocês eram conduzidos por aqueles ídolos mudos, sendo levados por vários impulsos. 12:3Portanto quero deixar claro a vocês que ninguém falando no Espírito de Deus diz: “Jesus é maldito”, e ninguém pode verdadeiramente declarar que Jesus é o seu Mestre, senão pelo Espírito Santo.

12:4Ora, existem diferentes tipos de dons, mas é o mesmo Espírito. 12:5E há vários tipos de ministérios, todavia, é o mesmo Senhor. 12:6E há diferentes maneiras de trabalhar, embora seja o mesmo Deus que está operando em e por meio de todas as coisas.

12:7Porém a cada um é dada uma expressão do Espírito para o benefício de todos. 12:8Porque a um é dada a “palavra de sabedoria” através do Espírito, e a outro, a “palavra de conhecimento” de acordo com o mesmo Espírito; 12:9a outro, fé no mesmo Espírito; a outro, dons de curar no único Espírito; 12:10a outro, operação de milagres; a outro profecia; a outro discernimento de espíritos; a outro diferentes tipos de línguas; a outro, a interpretação de tais línguas.

12:11Mas por meio de todas essas coisas, Um – o próprio Espírito – opera distribuindo a cada um individualmente, de acordo com os seus propósitos. 12:12Pois como o corpo físico é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, sendo muitos, são um, assim também é o Ungido. 12:13Porque, em um Espírito, somos todos imersos {batizados} em um corpo, sejam judeus ou gregos, sejam escravos ou livres. E um Espírito nos foi providenciado para beber.

12:14Entretanto o corpo não é um membro, mas muitos. 12:15Se o pé dissesse: “Porque não sou a mão, não sou parte do corpo”, deixaria ele, por isso, de fazer parte do corpo? 12:16Ou se o ouvido dissesse: “Porque eu não sou um olho, não sou parte do corpo”, deixaria ele, por isso, de fazer parte do corpo? 12:17Se todo o corpo fosse um olho, onde estaria a audição? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato?

12:18Mas agora Deus colocou cada um dos membros no corpo, tal como lhe agradou. 12:19E se todos fossem um membro, onde estaria o corpo? 12:20Mas agora eles são muitos membros, mas um corpo. 12:21E o olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você”, ou, novamente, a cabeça aos pés: “Não preciso de vocês”.

12:22Em vez disso, aqueles membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários. 12:23Aquelas partes do corpo que pensamos serem menos honrosas, a elas concedemos mais abundante honra; e as nossas partes menos belas, adornamos ainda mais, 12:24visto que nossas partes atraentes não têm necessidade.

Contudo Deus dispôs os membros do corpo juntos, dando maior honra à parte que é “inferior”, 12:25de modo que não houvesse separações no corpo, mas que cada um dos membros do corpo cuidasse uns dos outros. 12:26O resultado devia ser que, se um membro sofre, todos os membros sofram com ele, ou se um membro é honrado, todos os membros se alegrem com ele.

12:27Ora, vocês são o corpo do Ungido, e a cada membro é atribuída uma “parte” para se fazer. 12:28E, de fato, é assim que Deus organizou as coisas entre os chamados para fora: em primeiro lugar, ele colocou os enviados; em segundo, os profetas; em terceiro, os professores; depois, os operadores de milagres; então, dons de curar, ajuda aos outros, orientação e vários tipos de línguas. 12:29São todos enviados? São todos profetas? São todos professores? São todos operadores de milagres? 12:30Têm todos dons de curar? Falam todos com diferentes línguas? Interpretam todos? 12:31Todavia desejem sinceramente os melhores dons. E, agora, vou mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.

CAPÍTULO 13

13:1Se falo nas línguas dos homens e dos anjos, mas não tenho amor, tornei-me como o soar de um instrumento de latão ou o tinir de um címbalo. 3:2E se tenho o dom da profecia, compreendo os mistérios, tenho conhecimento completo e tenho toda a fé – suficiente para remover montanhas –, mas não tenho amor, sou nada. 13:3E se eu doar todos os meus bens para alimentar os pobres e se eu entregar meu corpo para ser queimado, mas não tenho amor, isso de modo nenhum me beneficia. 13:4O amor é paciente em todas as situações e é gentil. O amor não é invejoso.

O amor não se mostra, não é orgulhoso, 13:5não se comporta inapropriadamente, não é egocêntrico, não se ofende rapidamente, não guarda os erros contra si, 13:6não se alegra com os pecados dos outros, mas se alegra com a verdade; 13:7o amor cobre todas as coisas negativas, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

13:8O amor nunca falha. Mas onde há profecias, serão tornadas inúteis; onde há diferentes línguas, cessarão; onde há conhecimento, desaparecerá. 13:9Pois agora entendemos apenas parcialmente e profetizamos imperfeitamente. 13:10Mas quando aquilo que é perfeito tiver chegado, aquilo que é apenas parcial será suplantado.

13:11Quando era uma criança, meu discurso era infantil, meus sentimentos eram infantis, meus pensamentos eram infantis. Agora que me tornei um homem, coloquei de lado as coisas infantis. 13:12Porque agora vemos em um espelho, obscuramente*, mas depois, face a face. Agora entendo parcialmente, mas depois o conhecerei completamente, assim como eu também sou totalmente conhecido por ele agora mesmo. 13:13Mas estas coisas permanecem: fé, esperança e amor, estas três, e a maior delas é o amor.

CAPÍTULO 14

14:1Sigam após o amor, desejando ardentemente os dons espirituais, mas especialmente para que possam profetizar. 14:2Pois o que fala em uma língua desconhecida não fala aos homens mas a Deus, pois ninguém o entende. Mas no espírito ele fala mistérios. 14:3Porém o que profetiza fala edificação, exortação e consolo aos homens. 14:4O que fala em uma língua desconhecida edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a comunidade dos chamados para fora.

14:5Agora meu desejo é que todos vocês falem com diferentes línguas, mas ainda mais que profetizem. O que profetiza é “superior” do que quem fala em diferentes línguas, a menos que este interprete o que é dito, para que aqueles na reunião dos chamados para fora possam receber edificação. 14:6Mas agora, irmãos, se eu for a vocês falando com línguas desconhecidas, como isto vai beneficiá-los se eu não falar, seja por revelação, conhecimento, profecia ou ensino?

*Os espelhos daqueles tempos, geralmente um metal polido, davam um reflexo bastante imperfeito. Portanto, “ver como em um espelho” seria ver de forma imperfeita ou “obscura”

14:7Mesmo coisas sem vida, ao fazerem um som, seja uma flauta ou harpa, se não emitirem um som distinto, como se saberá o que está sendo tocado? 14:8Por exemplo, se a trombeta fizer um som incerto, quem se preparará para a guerra? 14:9Assim também vocês, a menos que falem com suas línguas um discurso fácil de entender, como alguém saberá o que está sendo dito? Pois estarão falando ao ar.
14:10Por exemplo, existem muitos tipos de linguagens no mundo, e nenhuma linguagem é sem seu próprio significado. 14:11Mas se eu não souber o significado das palavras, parecerei um estrangeiro a quem fala, e aquele que fala será um estrangeiro para mim. 14:12Assim também vocês, uma vez que são zelosos por dons espirituais, busquem-os de uma maneira que resulte na abundante edificação dos chamados para fora.

14:13Portanto aquele que fala em uma língua diferente ore para que possa interpretá-la. 14:14Porque se eu orar em uma língua desconhecida, meu espírito ora, mas não compreendo as palavras. 14:15O que é melhor então? Vou orar com o espírito e também vou orar com entendimento. Cantarei com o espírito e também cantarei com entendimento.

14:16Ou então, se você abençoar com o espírito, como alguém que não conhece essa linguagem vai dizer “Amém” em seu agradecimento, uma vez que ele não sabe o que você disse? 14:17Pois você, sim, agradece bem, mas o outro não é edificado. 14:18Agradeço a Deus que falo em línguas desconhecidas mais do que todos vocês. 14:19No entanto, na reunião dos chamados para fora, eu prefiro falar cinco palavras com meu entendimento para que possa também instruir os outros a dez mil palavras em uma língua desconhecida.

14:20Irmãos, não tenham a mentalidade de crianças. Ainda que com respeito à maldade vocês devam ser como bebês, no entendimento, porém, sejam como homens. 14:21Está escrito na lei: “Por homens de línguas estranhas e pelos lábios de estranhos falarei a este povo, no entanto, mesmo assim não me ouvirão, diz o Senhor” (Is 28:11,12). 14:22Portanto essas línguas são um sinal, não para aqueles que creem, mas para os descrentes. Todavia profetizar é um sinal não para os descrentes, mas para os que creem também.

14:23Se, então, todo o grupo dos chamados para fora estiverem reunidos juntos e todos estiverem falando em línguas desconhecidas e algumas pessoas que não são instruídas ou incrédulas entrarem, não dirão que vocês estão loucos? 14:24Mas, se todos profetizarem, e alguém não instruído ou incrédulo entra, é reprovado por todos e julgado por todos, 14:25visto que os segredos do seu coração estarão sendo revelados. E, dessa maneira, ele cairá sobre seu rosto e adorará a Deus, declarando que Deus certamente está entre vocês.

14:26Qual, então, seria a maneira apropriada de conduzir seus encontros, irmãos? Quando vocês se ajuntam, cada um tenha um salmo, tenha um ensino, tenha uma revelação, tenha uma mensagem em uma língua desconhecida, tenha uma interpretação. Que tudo seja feito para edificar os outros.*

14:27Se alguém falar em uma língua desconhecida, isso deve ser feito por dois ou, no máximo, três pessoas, cada um tendo sua vez. E alguém deve interpretar. 14:28Mas se não houver intérprete, que o tal se mantenha quieto na reunião dos chamados para fora. Que ele fale consigo mesmo e com Deus.

14:29E que dois ou três dos profetas falem, e que os outros discirnam se o que eles dizem vem de Deus. 14:30Mas se uma revelação chegar a outro sentado próximo, que aquele que estava falando fique em silêncio. 14:31Porque todos vocês podem profetizar {falar por Deus}, um por um, de modo que todos possam aprender e todos possam ser encorajados. 14:32E o espírito dos profetas está sujeitos aos profetas,** 14:33porque Deus não é um Deus de confusão, mas de paz.

Como acontece sempre que os chamados para fora – os que foram separados para Deus –, se ajuntam, 14:34as mulheres devem estar quietas [não barulhentas e invasivas] nas reuniões. Porque não lhes é permitido falar de forma disruptiva,* mas que estejam em submissão, como a lei também ensina. 14:35E se desejam aprender mais sobre qualquer coisa, que perguntem a seus próprios maridos em casa. Pois é vergonhoso para uma mulher falar de forma disruptiva* na reunião.

*Nas reuniões da igreja, todas as coisas faladas devem ter o propósito de edificar os outros, e não de glorificar ou chamar a atenção para o que fala.

**Paulo está nos ensinando que, no verdadeiro ato de profetizar, o profeta não perde o controle de si mesmo. Ele não é possuído ou tomado por um espírito ou pelo Espírito Santo. Seu espírito está sempre sob seu próprio controle, ou seja, “sujeito” a ele mesmo

14:36Como? A palavra de Deus surgiu a partir de vocês? Ou ela veio somente a vocês? 14:37Se algum homem pensa em si mesmo como um profeta, ou espiritual, que ele reconheça que as coisas que lhes escrevo são os mandamentos do Senhor. 14:38Mas se algum homem estiver sem entendimento, ele não entenderá isso. 14:39Portanto, meus irmãos, desejem ardentemente profetizar e não proíbam o falar em outras línguas. 14:40Mas que todas as coisas sejam feitas decentemente e em ordem.

CAPÍTULO 15

15:1Agora, reafirmo a vocês irmãos, as boas novas que lhes anunciei, as quais também vocês receberam, nas quais também permanecem, 15:2pelas quais também estão sendo salvos – se estão se agarrando firmemente à palavra que lhes proclamei; a não ser que creram sem sinceridade.

15:3Porque lhes entreguei verdades, dentre as principais que também recebi, isto é: que o Ungido morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras, 15:4e que ele foi sepultado, e que ele foi ressuscitado no terceiro dia, de acordo com as Escrituras; 15:5e que ele apareceu a Cefas e depois aos doze. 15:6Depois disso, apareceu a mais de quinhentos irmãos ao mesmo tempo, a maioria dos quais ainda estão vivos até hoje, mas dos quais alguns adormeceram {morreram}; 15:7depois ele apareceu a Tiago; depois, a todos os enviados.

15:8Então – sendo o menos importante de todos eles, tal como um filho de aborto espontâneo – ele também apareceu a mim. 15:9Porque sou o menor dos enviados, alguém que não é digno de ser chamado de um enviado, pois persegui os que Deus chamou para fora.

*No capítulo 11, versículo 5, Paulo menciona mulheres orando ou profetizando demonstrando submissão, ou seja, com suas cabeças cobertas. Sem nenhuma dúvida, isso é algo que acontecia nas assembleias dos chamados para fora. Portanto elas estavam “falando” nas reuniões. Essas mulheres certamente não estavam apenas profetizando para si próprias. Uma vez que duas ou três pessoas se ajuntem, sejam homens ou mulheres, isso já constitui uma reunião de “igreja” (Mt 18:20). Portanto esta passagem de 1 Coríntios não pode ser entendida como uma proibição total sobre mulheres falarem nas reuniões. Ofereci a tradução acima porque se harmoniza com o restante dos ensinamentos de Paulo.

15:10Mas pela graça de Deus eu sou o que sou, e a sua graça que me foi dada não foi ineficaz, mas trabalhei mais abundantemente do que todos eles. No entanto, não era eu, mas a graça de Deus que estava comigo. 15:11Então, quer tenha sido eu ou eles, nós proclamamos, e vocês creram.

15:12Ora, se o Ungido é proclamado como tendo ressuscitado dos mortos, como alguns dentre vocês podem dizer que não há ressurreição dos mortos? 15:13Pois, se não há ressurreição dos mortos, então o Ungido também não foi ressuscitado. 15:14E se o Ungido não foi ressuscitado, então nossa proclamação é em vão, e a sua fé também é inútil.

15:15Além disso, seríamos achados como falsas testemunhas de Deus se testemunhamos, concernente a Deus, que ele ressuscitou o Ungido – a quem ele não ressuscitou, se é verdade que os mortos não são ressuscitados. 15:16Pois, se os mortos não são ressuscitados, o Ungido também não foi ressuscitado. 15:17E se o Ungido não foi ressuscitado, sua fé não tem benefício para vocês. Vocês ainda estão nos seus pecados.

15:18Então também, os que adormeceram no Ungido pereceram. 15:19Se, então, temos colocado a nossa única esperança na vida ressurreta do Ungido (e ele não ressuscitou), somos os mais dignos de lástima de todos os homens.

15:20Porém o Ungido ressuscitou dentre os mortos, sim, tornando-se assim as primícias dos que estão dormindo.

15:21Porque, uma vez que a morte veio por meio de um homem, a ressurreição dos mortos também veio através de um homem.

15:22Porque, como em Adão todos morrem, assim também todos os que estão no Ungido serão vivificados. 15:23Mas cada um em sua própria ordem: o Ungido as primícias; então, aqueles que são do Ungido na sua vinda. 15:24Então a culminação {cumprimento} vem, quando ele entregar o reino a Deus (precisamente o Pai), logo que ele tenha tornado inoperante qualquer outro governo, qualquer outra autoridade e outro poder. 15:25Porque ele deve reinar até colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés.

15:26O último inimigo a tornar-se inoperante é a morte, 15:27pois certamente ele colocará todas as coisas em sujeição sob seus pés (Sl 8:6). Mas quando ele disse: “Todas as coisas são colocadas em sujeição”, é evidente que Aquele que lhe sujeitou todas as coisas está excluído. 15:28E quando todas as coisas tiverem sido sujeitas a ele, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, de modo que Deus, o Pai, seja tudo em todos.

15:29Caso contrário, o que conseguirão aqueles que são imersos {batizados} para se identificar com os mortos? Se os mortos de modo nenhum ressuscitam, por que então eles são imersos para se identificar com os mortos? 15:30Por que também estamos em perigo em todo tempo? 15:31Diariamente eu morro – o que, irmãos, corresponde ao seu orgulho a meu respeito, orgulho do qual entendo ser no Ungido, Jesus nosso Senhor.

15:32Quando lutei com bestas em Éfeso, do ponto de vista de um homem, como isso me aproveitou se os mortos não ressuscitam? Vamos comer e beber, já que amanhã morreremos. 15:33Não sejam enganados. Más amizades corrompem a boa moral. 15:34Sejam sobriamente retos e não pequem, porque alguns são ignorantes em relação a Deus. Eu digo isso para a sua própria vergonha.

15:35Mas alguns perguntarão: “Como são os que ressuscitam dos mortos?”. E “Que tipo de corpo eles terão?”. 15:36Seu néscio, aquilo que você semeia não brota, a menos que primeiro “morra”. 15:37E quando você semeia, não semeia a forma física que virá dali, mas o grão despido, o qual pode ser de trigo ou de algum outro tipo.

15:38Mas Deus dá a ele uma forma física tal como lhe agrada, e a cada tipo de semente um “corpo” próprio. 15:39Além disso, nem toda carne é o mesmo tipo de carne. Mas há um tipo de carne de homens, outra carne de animais, outra carne de pássaros e outra de peixe.

15:40Há também corpos celestes e corpos terrestres. Mas a glória do celestial é de um tipo, e a glória do terreno é de outro. 15:41Há um tipo de glória do sol, outra glória da lua e outra glória das estrelas. Assim como uma estrela difere de outra estrela em grau de glória, 15:42esta é a maneira como também o será na ressurreição dos mortos. O corpo físico é semeado em corrupção; é ressuscitado em incorrupção. 15:43É semeado em desonra; é ressuscitado em glória. É semeado em fraqueza; é ressuscitado em poder. 15:44É semeado um corpo natural; é ressuscitado um corpo espiritual. Uma vez que existe um corpo natural, há também um corpo espiritual.

15:45Assim também está escrito: “O primeiro homem Adão, foi feito como uma alma viva” (Gn 2:7) – o último Adão tornou-se o Espírito que transmite a vida do próprio Deus. 15:46No entanto, não vem primeiro aquele que é espiritual; mas o que é natural, e depois o que é espiritual. 15:47O primeiro homem foi produzido da terra e, portanto, é terreno. O segundo homem é do Senhor do céu.

15:48Aqueles que são terrenos seguem o padrão do homem terreno. Os que são celestiais exibem o padrão daquele que é celestial. 15:49E, assim como fomos vestidos com a imagem do homem terreno, também seremos vestidos com a imagem do homem celestial.

15:50Ora, digo isso, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem aquilo que é corruptível herdar a incorrupção. 15:51Vejam, eu lhes direi um segredo: nem todos nós dormiremos {morreremos}, mas todos nós seremos mudados 15:52em um instante, em um piscar de olhos, ao soar da última trombeta (Ap 11:14). Porque essa trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos mudados {alterados} juntamente com eles.

15:53Porque este ser corruptível deve ser vestido de incorrupção e este corpo mortal deve ser vestido com imortalidade.

15:54Mas quando isso que é corruptível for vestido com incorrupção, e este corpo mortal for vestido de imortalidade, então a afirmação que está escrita se cumprirá: “Tragada é a morte na vitória” (Is 25:8). 15:55Ó morte, onde está a sua vitória? Ó morte, onde está o seu ferrão?

15:56O “ferrão” que causa a morte é o pecado. E a lei é que dá “força” ao pecado.* 15:57Mas graças sejam dadas a Deus, o qual nos dá a vitória através do nosso Senhor Jesus, o Ungido. 15:58Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o seu trabalho no Senhor não é inútil.

*A lei, dá “força” ao pecado: por um lado, expondo os pecados dos quais antes estávamos inconscientes; por outro, reforçando o conhecimento do desagrado de Deus em relação aos já conhecidos.

CAPÍTULO 16

16:1Agora, concernente à coleta para aqueles que foram separados para Deus, vocês devem seguir as mesmas instruções que eu dei às comunidades dos chamados para fora na Galácia. 16:2No primeiro dia da semana, que cada um de vocês reserve algo de acordo com a forma como prosperou, para que nenhuma coleta seja feita quando eu for. 16:3E quando eu chegar, enviarei a quem vocês aprovarem, com cartas, para levar sua oferta a Jerusalém. 16:4E se me parecer bom ir também, eles irão comigo.

16:5Porém irei até vocês depois de ter passado pela Macedônia, pois pretendo passar pela Macedônia. 16:6Mas talvez fique aí com vocês por um tempo, ou até mesmo passe o inverno aí, de modo que vocês possam me enviar na minha jornada para onde quer que eu vá. 16:7Porque não os quero ver apenas no momento quando estiver passando rapidamente, já que espero gastar algum tempo com vocês, se o Senhor o permitir.

16:8Mas permanecerei em Éfeso até o Pentecostes, 16:9pois uma grande porta de efetivo serviço foi aberta para mim. Mas há muitos adversários.

16:10Agora, se Timóteo vier, atentem para que ele seja bem recebido, não tendo assim nenhum motivo para estar aflito enquanto estiver com vocês, porque ele faz a obra do Senhor, como eu também. 16:11Portanto, que ninguém o despreze. Mas envia-o adiante em sua jornada em paz, de modo que ele possa vir até mim, pois o espero com os irmãos.

16:12Mas, com relação a Apolo, o irmão, roguei-lhe que vá até vocês com os irmãos, mas não estava de modo algum disposto a ir neste momento. Porém ele virá quando tiver uma oportunidade.

16:13Sejam vigilantes! Permaneçam firmes na fé! Comportem-se como homens! Sejam fortes! 16:14Que todas as coisas que fizerem sejam feitas em amor. 16:15Agora rogo a vocês, irmãos (vocês conhecem a casa de Estéfanas, os quais são as primícias da Acaia, e que eles concordaram entre si de servir aqueles que foram separados para Deus), 16:16que vocês também sejam complacentes com eles e com qualquer um que ajuda no trabalho e na obra.

16:17Alegrei-me com a chegada de Estéfanas, Fortunato e Acaico, pois o que faltava na parte de vocês eles supriram. 16:18Porque eles revigoraram o meu espírito e o de vocês. Consequentemente, sejam aptos a reconhecer alguns tais como esses.

16:19As comunidades dos chamados para fora na Ásia lhes enviam saudações. Áquila e Priscila lhes enviam afetuosas saudações no Senhor, juntamente com o grupo dos chamados para fora que está na sua casa.

16:20Todos os irmãos os cumprimentam. Cumprimentem-se uns aos outros com um beijo santo. 16:21Eu, Paulo, envio meus cumprimentos escritos por minha própria mão. 16:22Se alguém não ama o Senhor, deixe-o ser anátema {amaldiçoado}. Maranata {Vem Senhor Jesus}! 16:23A graça do Senhor Jesus, o Ungido, seja com vocês. 16:24Meu amor seja com todos vocês no Ungido, Jesus.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Primeira Carta de Paulos aos Coríntios

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