Ministério Grão De Trigo

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O Novo Testamento: Vida do Pai

A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Primeira Carta de Paulo aos Coríntios

A Carta de Paulo aos Gálatas


A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios


CAPÍTULO 1

1:1Paulo, um enviado do Ungido, Jesus, pela vontade de Deus, e Timóteo, nosso irmão, à comunidade dos chamados para fora* por Deus que estão em Corinto, juntos com todos aqueles separados para Deus em toda a Acaia: 1:2a vocês, graça e paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus, o Ungido.

1:3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus, o Ungido, o todo compassivo Pai e Deus de todo o encorajamento, 1:4o qual chega ao nosso lado para nos amparar em todo o nosso sofrimento, de modo que possamos – por meio do encorajamento com o qual nós mesmos somos encorajados por Deus – fortalecer outros que estejam experimentando algum sofrimento. 1:5Pois, como os sofrimentos do Ungido são abundantes em nossas vidas, também nosso encorajamento é abundante na mesma medida, através do Ungido.

1:6Ora, se somos afligidos, é para o seu encorajamento e sua salvação; ou se somos encorajados, também é para o encorajamento de vocês, capacitando-os a suportar os mesmos sofrimentos que também sofremos. 1:7E a nossa esperança para com vocês é firme, porque sabemos que assim como vocês são participantes dos sofrimentos, serão, então, participantes também do encorajamento.

1:8Porque não queremos, irmãos, que desconheçam o sofrimento que experimentamos na Ásia. estávamos sob pressão extrema, muito além das nossas forças para aguentar, tanto que até mesmo perdemos as esperanças da própria vida.

1:9Mas, da nossa parte, já tínhamos a sentença de morte pronunciada sobre nós mesmos, a fim de que não tivéssemos confiança em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos. 1:10É ele quem nos livra de uma morte tão grande, que nos livrará, e sobre quem colocamos nossa esperança de que continuará a nos livrar.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

1:11Vocês também estão cooperando neste livramento através de suas orações por nós. O resultado é que, por causa da dádiva do livramento a nós provida por meio das orações de muitos, também muitas pessoas darão graças por vocês.

1:12Nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que conduzimos a nós mesmos na simplicidade e sinceridade de Deus no mundo, e mais ainda com relação a vocês. Essa conduta não foi o resultado de sabedoria carnal, mas da graça de Deus. 1:13Pois não lhes estamos escrevendo nada novo ou diferente do que já leram e aceitaram, e espero que o aceitarão até o fim.

1:14Além disso – como vocês, pelo menos parcialmente, entenderam de nós – somos o seu motivo de júbilo, assim como vocês também serão o nosso no “dia” de nosso Senhor Jesus. 1:15E, devido a essa confiança, eu tinha decidido voltar a visitá-los primeiro, a fim de que pudessem ter um segundo benefício. 1:16Então, deixando-os, planejava prosseguir para a Macedon̂ ia, e depois da Macedon̂ ia retornar a vocês. Assim, a partir daí, poderiam me enviar no meu caminho para a Judeia.

1:17Assim sendo, mostrei instabilidade quando fiz esse plano? Ou as coisas que planejo, planejo-as de acordo com o homem natural para que eu dissesse “sim” ou “não”, mas não dando continuidade a isso? 1:18Mas como Deus é fiel, a nossa palavra dirigida a vocês não é sim ou não {sem certeza}.

1:19Pois o Filho de Deus, Jesus, o Ungido, o qual foi proclamado por nós entre vocês –, justamente por mim, Silvano e Timóteo – não foi sim ou não {algo incerto}, mas nele é sim! 1:20Pois tantas quantas são as promessas de Deus, nele é o “Sim!” e também através dele é o “Amém!” o qual ressoa através de nós para a glória de Deus.

1:21Agora, aquele que nos estabelece com vocês no Ungido e nos ungiu é Deus, 1:22o qual também nos selou e nos deu a garantia, a qual é o Espírito em nossos corações. 1:23Mas eu convido a Deus como uma testemunha a respeito da minha alma, que foi para poupá-los que tenho adiado ir a Corinto. 1:24Não que tenhamos algum domínio sobre a fé de vocês, mas somos colaboradores da alegria de vocês. Porque vocês mesmos ficam de pé pela fé.

CAPÍTULO 2

2:1Determinei, porém, em mim mesmo, que não voltaria a trazer-lhes tristeza. 2:2Porque, se os entristeço, quem então é aquele que me alegra, senão aquele que é entristecido por mim? 2:3E eu lhes escrevi exatamente sobre isso, senão, quando chegasse, talvez fosse angustiado por aqueles com os quais deveria me alegrar. Porém tinha confiança em todos vocês de que todos iriam compartilhar a minha alegria.

2:4Porque entre muita aflição e angústia de coração lhes escrevi com muitas lágrimas, não para que fossem entristecidos, mas para que pudessem saber a abundan̂ cia de amor que tenho por vocês.

2:5Mas se alguém causou tristeza, ele não me afligiu tanto quanto todos vocês (para não insistir demais sobre a questão). 2:6A punição de tal pessoa pela maioria é suficiente. 2:7Portanto, tomando o outro lado, devem em vez disso, perdoar-lhe e confortá-lo agora; senão, por qualquer meio, tal pessoa será consumida com tanta tristeza.

2:8Por isso lhes suplico que confirmem seu amor por ele. 2:9Pois eu também escrevi para este propósito: para que eu pudesse testá-los, para ver se são ou não obedientes a Deus em todas as coisas. 2:10Mas a quem vocês perdoam alguma coisa, eu também perdoo. Pois o que tenho perdoado (se tenho perdoado alguma coisa), eu o tenho perdoado na presença do Ungido por causa de vocês, 2:11de modo que Satanás não possa ganhar nenhuma vantagem sobre nós. Porque não somos ignorantes das suas estratégias.

2:12Agora, quando cheguei a Trôade por causa das boas novas a respeito do Ungido, uma porta me foi aberta pelo Senhor, 2:13mas eu não tinha paz no meu espírito, porque não encontrei meu irmão Tito. Então, despedindo-me deles, segui para a Macedon̂ia.

2:14Mas graças sejam dadas a Deus, o qual sempre nos lidera em uma procissão triunfal no Ungido e torna manifesto através de nós o doce aroma do seu conhecimento em todo lugar. 2:15Pois, por meio do Ungido, somos um doce aroma de Deus, tanto para os que estão sendo salvos como para os que estão em seu caminho para serem destruídos.

2:16Para uns, o aroma* está emanando da nossa morte com o Ungido, apontando para a morte deles. Para outros, é um aroma que emana cada vez mais da vida de Deus em nós. E quem é adequado para tais coisas maravilhosas?

2:17Porque não somos como tantos outros, fazendo da palavra de Deus um negócio de fazer-dinheiro. Mas, em vez disso, não tendo segundas intenções, falamos da parte de Deus no Ungido – o próprio Deus sendo nossa testemunha.

CAPÍTULO 3

3:1Precisamos novamente mostrar nossas credenciais? Ou precisamos, como alguns outros, de cartas de recomendação para vocês ou de vocês? 3:2Vocês são a nossa “carta”, escrita em seus corações, sendo entendida e lida por todos os homens. 3:3É evidente que vocês são uma carta do Ungido, ministrada por nós; escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas que são corações de carne.

3:4Temos essa confiança diante de Deus através do Ungido. 3:5Não que sejamos competentes em nós mesmos, para falarmos que alguma coisa veio de nós mesmos. Mas nossa competência vem de Deus, 3:6o qual também nos fez qualificados dispensadores de uma nova aliança – não da letra mas do Espírito –, pois a letra das escrituras mata, mas o Espírito transmite a vida de Deus.

3:7Mas se o ministério da condenação, que foi escrito por gravação em pedras, veio com glória – de modo que os filhos de Israel não podiam olhar para o rosto de Moisés sem se virarem por causa da glória de seu rosto, que estava desvanecendo –, 3:8quanto mais glorioso será o ministério do Espírito?

3:9Pois, embora o ministério da condenação tivesse glória, o ministério da retidão o excede grandemente em glória. 3:10Pois verdadeiramente aquilo que se tornou glorioso não é tão glorioso a este respeito: por causa da glória que de longe o supera. 3:11Porque, se aquilo que está sendo descartado tinha glória, o que permanece é muito mais glorioso. 3:12Portanto, tendo uma esperança assim, somos muito ousados.

*Os homens sábios que visitaram o menino Jesus trouxeram três presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, um metal que não oxida, representa a natureza incorruptível de Deus. O incenso, era uma substância que, ao ser queimada, desprendia um doce aroma na fumaça que subia ao alto, simbolizando a ressurreição do Ungido. A mirra era uma especiaria usada no embalsamamento de cadáveres, dando um odor doce para sobrepor ao natural. É possível que Paulo estivesse se referindo ao incenso e à mirra quando fala do “doce aroma” que se aplica a duas situações diferentes: a vida e a morte.

3:13Isto não é como Moisés, que pôs um véu sobre o rosto para que os filhos de Israel não pudessem olhar continuamente para algo que, no final, estaria sendo descartado.

3:14Mas suas mentes foram endurecidas, pois até o presente dia, na leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, uma vez que não lhes está sendo revelado que a antiga aliança é descartada no Ungido. 3:15Mas até hoje, onde quer que Moisés seja lido, um véu repousa sobre os seus corações. 3:16Mas onde quer que um coração se volte para o Senhor, o véu é tirado.

3:17Agora o Senhor é o Espírito, e onde o Espírito do Senhor está, há liberdade. 3:18Mas todos nós, com nossos rostos desvelados, por vermos e refletirmos a glória do Senhor, estamos sendo transformados nessa mesma imagem de glória em glória. Esta obra está sendo feita pelo Espírito do Senhor.

CAPÍTULO 4

4:1Portanto considerando termos este serviço, visto que temos obtido misericórdia, não nos tornamos desencorajados. 4:2Mas tendo renunciado às coisas escondidas e vergonhosas, não andemos em conduta desonesta nem usemos a palavra de Deus para enlaçar seguidores. Mas por abertamente vivermos a verdade, submetemos a nós mesmos a examinação pela consciência de todos os homens, à vista de Deus.

4:3Mas se a nossa mensagem das boas novas ainda está encoberta, está encoberta àqueles que estão a caminho para serem destruídos, 4:4nos quais o deus deste mundo cegou a mente dos incrédulos, de modo que, assim, a luz das boas novas da glória do Ungido – o qual é a imagem de Deus – não venha a brilhar neles. 4:5Porque nós não proclamamos a nós mesmos, mas ao Ungido, Jesus, como Senhor e a nós mesmos como seus escravos por causa de Jesus.

4:6O Deus que disse: “Luz, brilhe das trevas!” é precisamente o mesmo que brilhou em nossos corações para dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus, o Ungido. 4:7Porém temos este tesouro em vasos feitos da terra (Gn 2:7), a fim de que a excessiva grandeza do poder seja de Deus, e não de nós mesmos.

4:8Nós somos afligidos de todas as maneiras, embora não restringidos em nosso trabalho; em dificuldades, porém não desesperando; 4:9sendo perseguidos, porém não desamparados; jogados pelo chão, porém não destruídos; 4:10sempre experimentando enquanto no corpo o morrer de Jesus, a fim de que a vida de Jesus também possa estar sendo revelada através de nossos corpos físicos.

4:11Pois nós que vivemos somos sempre entregues à morte por meio de Jesus, para que a vida de Jesus também possa ser manifestada em nossos corpos mortais. 4:12Assim, então, a morte de Jesus está operando em nós, justamente como a vida de Deus está operando em vocês.

4:13Mas tendo o mesmo espírito de fé, de acordo com isto que está escrito: “Eu cri, por isso falei”, também nós cremos e, por isso nós também falamos, 4:14sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará a ele mesmo juntamente com vocês. 4:15Porque todas as coisas são por sua causa, de modo que a graça, sendo superabundante em muitos, transborde em agradecimentos para a glória de Deus.

4:16Por isso não desistimos. Embora nosso homem exterior esteja decaindo, todavia nosso homem espiritual interior está crescendo a cada dia. 4:17Porque a leve aflição do presente momento nos assegura um extremamente abundante peso eterno de glória, 4:18o qual percebemos enquanto contemplamos as coisas que são invisíveis e não as coisas visíveis. Porque as coisas que são visíveis existem apenas por um tempo, mas as coisas que são invisíveis são eternas.

CAPÍTULO 5

5:1Pois sabemos que, se a nossa tenda-residência terrena for destruída [nosso corpo físico], temos um edifício de Deus, uma “casa” eterna nos céus, a qual não é feita por mãos humanas [nosso corpo glorificado]. 5:2Assim sendo, nós gememos por isso, desejando grandemente vestir como um traje a nossa habitação, a qual está vindo do céu 5:3para que, estando assim vestidos, não sejamos encontrados nus.*

5:4Porque nós, que estamos nesta “tenda” terrena, estando sobrecarregados, gememos; não simplesmente desejando nos desvestirmos de algo, mas vestirmos de nosso corpo imortal, de modo que aquilo que é mortal possa ser absorvido pela vida eterna de Deus. 5:5Ora, aquele que produz isso mesmo para nós é Deus, o qual nos deu o Espírito como a garantia.

*Nesta passagem Paulo revela a verdade sobre a “mansão” que Jesus está preparando para nós (Jo 14:2). Não é uma casa ou mansão física, de modo algum, mas um novo corpo glorificado, no qual viveremos pela eternidade.

5:6Portanto estamos sempre confiantes, sabendo que, enquanto estamos em casa no corpo físico, estamos ausentes do Senhor. 5:7(Porque o nosso caminhar é pela fé, não pelo que vemos). 5:8A razão para a nossa confiança é que consideramos uma boa coisa estar ausente deste corpo e chegar em casa com o Senhor. 5:9Por isso também nos esforçamos seriamente em direção a um objetivo: sermos completamente agradáveis a ele, quer em casa, quer ausentes.

5:10Pois todos nós estaremos transparentemente expostos diante do tribunal do Ungido, para que cada um receba justa recompensa pelas coisas que fez enquanto no corpo terreno, correspondendo ao que cada um praticou, seja o bem, seja o mal.

5:11Conhecendo, portanto, o temor do Senhor, persuadimos os homens. Mas nós, da nossa parte, já nos tornamos transparentes perante Deus, e espero que tenhamos nos tornado transparentes às suas consciências também.

5:12Não é que estejamos nos recomendando a vocês novamente, mas dizemos isto para dar-lhes uma razão para se orgulharem de nós, de modo que possam ter uma resposta àqueles que se orgulham das aparências, todavia não têm caráter reto. 5:13Porque se parecemos ter perdido nossa razão, é para Deus, ou se estamos nos comportando racionalmente, é para vocês, 5:14porque o amor do Ungido é o que nos motiva.

Nós entendemos as coisas desta maneira: que uma vez que alguém morreu em benefício de todos os homens, então todos morreram também. 5:15E, já que ele morreu por todos, os que estão vivos não devem mais viver pela sua própria vida, mas pela vida daquele que morreu e ressuscitou por nós.

5:16Portanto, de agora em diante, a ninguém reconhecemos segundo o homem natural embora, no passado, conhecêssemos o Ungido como um homem natural; agora porém já não pensamos mais nele assim. 5:17Isso é porque, quando alguém está no Ungido, há uma nova criação dentro dele. O homem original foi ultrapassado, veja, um ser completamente novo foi gerado [o novo homem espiritual].

5:18E todas essas coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo através do Ungido e nos deu o ministério da reconciliação, 5:19que é este: que Deus estava no Ungido reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados que eles fizeram. Essa é a mensagem de reconciliação que ele nos deu.

5:20Nós, portanto, somos embaixadores pelo Ungido, como se Deus estivesse apelando a vocês através de nós. Nós lhes rogamos em nome do Ungido: reconciliem-se com Deus! 5:21Aquele que não conheceu pecado, o Pai o fez ser uma oferta por pecado por nós, para que nós nos tornássemos uma exibição da justiça de Deus através dele.

CAPÍTULO 6

6:1E trabalhando juntamente com ele, também lhes rogamos a não receberem a graça de Deus sem resultados, 6:2pois ele diz: “Num tempo aceitável o ouvi e no dia da salvação o socorri” (Is 49:8). Veja aqui! Agora mesmo é o tempo aceitável! Preste atenção! Agora é o dia de salvação!

6:3Somos cuidadosos para não dar motivo de ofensa em nada, para que nosso serviço não seja desacreditado. 6:4Mas em tudo nos conduzimos como servos de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas dificuldades, 6:5nos espancamentos, nas prisões, ao encarar multidões furiosas, no trabalho duro, nas noites sem dormir, nos jejuns; 6:6na pureza, no conhecimento, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor sincero, 6:7pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pela armadura da justiça à direita e à esquerda, 6:8através da honra e da infâmia, em meio à calúnia e ao elogio, em meio a sermos considerados enganadores enquanto ensinando a verdade, 6:9como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos, como morrendo, mas veja, estamos vivos (com a vida de Deus), como sendo disciplinados por Deus e, entretanto, não mortos, 6:10como aflitos, todavia sempre nos regozijando, como pobres, mas enriquecendo a muitos espiritualmente, como não tendo nada, e mesmo assim possuindo tudo. 6:11Estamos falando a vocês livremente, ó coríntios; nosso coração está bem aberto.

6:12Vocês não estão sendo restringidos por nós, mas estão restringidos por suas próprias paixões naturais.

6:13Agora respondam da mesma maneira (falo a vocês como a filhos). Abram vocês também seus corações em relação ao que vou dizer.

6:14Não se unam desigualmente com os incrédulos. Pois que associação a retidão tem com o pecado? Que comunhão a luz tem com as trevas? 6:15E que aliança o Ungido tem com Belial? Que porção um crente tem com um incrédulo? 6:16E que acordo um templo de Deus tem com os ídolos? Porque cada um de nós é um templo do Deus vivo, exatamente como Deus disse: “Eu viverei neles e andarei no meio deles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Lv 26:12).

6:17Portanto: “Saiam do meio deles e sejam separados”, diz o Senhor, “e não toquem nada impuro” (Is 52:11). “E eu os receberei 6:18e lhes serei Pai e vocês me serão filhos e filhas”, diz o Senhor Todo-Poderoso.

CAPÍTULO 7

7:1Portanto, amados, tendo essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina a nossa carne e nosso espírito, tornando a nossa santificação completa, no temor de Deus. 7:2Abram-se a nós. A ninguém fizemos mal. Não corrompemos ninguém. Não nos aproveitamos de ninguém.

7:3Não digo isto para condená-los, pois, como disse antes, vocês estão em nossos corações, tanto que nem a vida nem a morte podem mudar isso. 7:4Percebo que estou sendo muito ousado com relação a vocês e também tenho muito para me orgulhar de vocês. Estou cheio de conforto; transbordo de alegria em toda a nossa aflição.

7:5Porque quando chegamos à Macedon̂ ia, nossa carne não teve alívio; estávamos aflitos de todos os lados. Do lado de fora havia batalhas e no interior havia medos. 7:6Contudo Aquele que fortalece os humildes, o próprio Deus, nos consolou com a vinda de Tito, 7:7e não somente por sua vinda, mas também pelo encorajamento com o qual ele foi encorajado por vocês, quando nos falou da saudade de vocês por nós, a sua tristeza e o seu zelo por mim. Por esse motivo eu me alegrei ainda mais. 7:8Embora eu os tenha entristecido com a minha carta, não me arrependo disso, ainda que tenha me arrependido antes (pois agora vejo que aquela carta os entristeceu; mas apenas por um momento).

7:9Agora eu me regozijo, não porque tenham se entristecido, mas porque se entristeceram para o arrependimento. Pois foram entristecidos em um modo piedoso, para que desta maneira não pudessem experimentar nenhum dano por nossa causa.

7:10Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento que resulta em irrevogável salvação. Mas a tristeza que o mundo experimenta produz morte.

7:11Vejam aqui, foi dessa forma que essa questão precisamente funcionou no caso de vocês. Vocês foram entristecidos de uma maneira piedosa. Que seriedade ela produziu em vocês; que ânsia para se purificarem; que indignação contra o pecado; que temor reverente; que desejo por santidade; que zelo! Como corrigiram o erro! Em todas as coisas demonstraram, a si próprios, estar puros nessa questão.

7:12Então, embora lhes tenha escrito, não escrevi por causa daquele que fez a ofensa, nem por causa daquele que foi ofendido, mas para que o nosso diligente cuidado por vocês pudesse ser-lhes demonstrado à vista de Deus. 7:13Portanto fomos consolados. E em nosso consolo nos regozijamos abundantemente mais pela alegria que Tito tinha, pois seu espírito havia sido revigorado por todos vocês.

7:14Porque, se eu tenho me orgulhado para ele a respeito de vocês concernente a qualquer coisa, não estou envergonhado, mas como lhes falamos todas as coisas em verdade, deste modo o orgulho que demonstrei a Tito também se achou verdadeiro. 7:15E ele sente grande afeição por vocês, quando se lembra da obediência de vocês ao Senhor, quão bem vocês o receberam com temor e tremor. 7:16Regozijo-me porque em todas as coisas tenho confiança em vocês.

CAPÍTULO 8

8:1Além disso, irmãos, queremos falar-lhes a respeito da graça de Deus que tem sido dada às comunidades dos chamados para fora na Macedon̂ ia, 8:2como em suas provações de aflição eles tiveram abundan̂ cia de júbilo e na profunda pobreza abundaram nas riquezas da generosidade deles. 8:3Pois, de acordo com a capacidade deles (eu sou uma testemunha), sim, e além da capacidade deles, contribuíram de livre e espontânea vontade.8:4Eles nos rogaram e solicitaram participar nesta graça e parceria de servir àqueles que foram separados para Deus.

8:5E isso fizeram, não apenas como esperávamos, mas primeiramente se entregaram ao Senhor e a nós pela vontade de Deus. 8:6Isto foi uma bênção tal, que exortamos a Tito que, como ele já havia começado, assim completasse esta graça em vocês também. 8:7Mas, como vocês abundam em todas as coisas – na fé, na expressão dessa fé, no conhecimento, em toda a diligência e no seu amor por nós –, vejam que também sejam abundantes nessa graça.

8:8Não digo isso como mandamento, mas, para testar a sinceridade do amor de vocês pela diligência dos outros. 8:9Porque vocês sabem que é por este motivo que nosso Senhor Jesus, o Ungido, embora fosse rico, tornou-se pobre por sua causa, para que, pela pobreza dele, vocês pudessem tornar-se espiritualmente ricos.

8:10E na minha opinião, seria bom para vocês – que estavam prontos e dispostos há um ano –, 8:11agora também completarem o fazer, de modo que, como houve a prontidão da vontade, possa haver então a realização dela, de acordo também com a capacidade de vocês.

8:12Pois, se há disposição, sua oferta é aceita de acordo com o que possuem, e não de acordo com o que não têm.

8:13Porque eu não digo isso para que os outros possam ser aliviados e vocês acabem em dificuldades, 8:14mas no interesse da igualdade. Sua abundan̂ cia pode ser um suprimento para a falta deles neste tempo presente e, em outro tempo, a abundan̂ cia deles pode se tornar um suprimento para a falta de vocês, de modo que possa haver igualdade. 8:15Como está escrito: “Aquele que colheu muito não teve nada sobrando e aquele que pouco colheu não teve falta” (Êx 16:18).

8:16Mas, graças a Deus, que colocou o mesmo zeloso cuidado por vocês no coração de Tito. 8:17Pois ele não somente aceitou nossa súplica, mas, sendo ele mesmo muito diligente, foi a vocês por livre e espontânea vontade.

8:18E enviamos com ele o irmão cuja aprovação com respeito às boas novas está espalhada por todas as comunidades dos chamados para fora.

8:19Além disso, ele também foi designado pelas comunidades dos chamados para fora a viajar conosco para participar dessa bênção, a qual está sendo servida por nós para a glória do Senhor. Ele também foi designado por causa do nosso intenso desejo 8:20de evitar a possibilidade de que alguém pudesse nos acusar de qualquer coisa sobre a maneira pela qual administramos este volumoso donativo.

8:21Porque somos cuidadosos, para que todas as coisas sejam feitas de maneira honesta e equitativa, não somente à vista do Senhor, mas também à vista dos homens.

8:22E também enviamos com eles um dos nossos irmãos, que foi testado muitas vezes e de muitas maneiras, e tem mostrado ser diligente, fazendo-nos ter grande confiança em sua fidelidade.

8:23Se alguém inquirir sobre Tito, ele é meu parceiro e meu companheiro de trabalho. Ou se alguém perguntar sobre nossos irmãos, eles são enviados das comunidades dos chamados para fora. Eles são a glória do Ungido.

8:24Portanto deem a eles uma demonstração de amor, mostrando-lhes por que nos orgulhamos de vocês em todas as comunidades dos chamados para fora.

CAPÍTULO 9

9:1Concernente a este serviço financeiro àqueles que são separados para Deus, é desnecessário que eu lhes escreva, 9:2uma vez que vejo sua avidez, da qual me orgulho perante os da Macedon̂ia, ao dizer que Acaia tem se preparado já faz um ano. E o seu zelo tem despertado muitos deles.

9:3Tenho porém, enviado os irmãos para que o nosso orgulho acerca de vocês, nessa questão, possa não ser achado vão e também para que – exatamente como já disse –, possam estar preparados. 9:4Isso é para evitar a possibilidade de, se alguém vier comigo da Macedônia e os encontrar despreparados, nós (para não mencionar vocês) ficássemos envergonhados por causa da nossa confiança.

9:5Por isso julguei necessário urgir com os irmãos para irem à nossa frente e já receberem o donativo que vocês prometeram, para que dessa maneira seja uma bênção e não um resultado da pressão que colocamos em vocês. 9:6Porém digo isto: quem semear de maneira escassa, colherá pouco, e quem semear de maneira generosa, consequentemente colherá abundantemente. 9:7Que cada homem faça conforme o que ele tiver proposto no seu coração: não com relutância ou por obrigação, porque Deus ama um doador alegre.

9:8E Deus é apto para fazer toda a graça abundar para vocês, de modo que sempre, em todas as coisas, tenham o suficiente a fim de participarem abundantemente de toda boa obra. 9:9Como está escrito: “Ele distribuiu largamente, ele deu aos pobres; sua justiça permanece para sempre” (Sl 112:9).

9:10E Aquele que fornece semente ao semeador e pão como alimento suprirá e multiplicará sua semeadura e aumentará os frutos da sua justiça. 9:11Deste modo, serão enriquecidos em todas as coisas pela sua generosidade, a qual nos faz agradecer a Deus.

9:12Porque este ministério de serviço não apenas cuida das necessidades daqueles separados para Deus, mas também resulta em muitos sendo gratos a Deus. 9:13Eles glorificam a Deus pelo modo como vocês estão vivendo sua confissão das boas novas a respeito do Ungido, vendo a prova disso em seu coração, abertamente compartilhando com eles e, de fato, com todos. 9:14Eles também oram por vocês e desejam estar com vocês por causa da transcendente graça de Deus que está em vocês. 9:15Graças a Deus pela sua inexprimível dádiva!

CAPÍTULO 10

10:1Agora, eu, Paulo, suplico a vocês pela mansidão e misericórdia do Ungido – eu que, em pessoa, sou humilde entre vocês, mas agora que estou ausente, sou ousado para com vocês –, 10:2sim, eu rogo-lhes que, quando eu estiver presente, não tenha de ser ousado com a confiança com a qual eu planejo ser ousado, contra alguns que pensam de nós como se andássemos de acordo com a carne.

10:3Porque, embora andemos em corpos de carne, não lutamos segundo a carne. 10:4Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para lançarem fortalezas abaixo, 10:5derrubando os raciocínios humanos e todos os argumentos “superiores” que se levantam a fim de se oporem ao conhecimento de Deus, levando todo conceito errado cativo à obediência do Ungido. 10:6E estamos preparados para corrigir toda indisposição ao ouvir, logo que a sua obediência a Deus for aperfeiçoada.

10:7Esta é a maneira que podem pensar sobre a situação. Se alguém pensa que é do Ungido, que o tal também considere isto: que assim como ele é do Ungido, nós também o somos. 10:8Pois, ainda que me glorie um tanto com respeito à nossa capacidade (a qual o Senhor concedeu para edificar e não para derrubar), não serei envergonhado. 10:9De modo nenhum pretendi intimidá-los com as minhas cartas.

10:10Dizem: “Suas cartas são pesadas e fortes, mas sua presença corpórea é fraca e sua fala é nada impressionante.” 10:11Que tal pessoa entenda isto: que, assim como somos em palavras em nossas cartas quando estamos ausentes, também o seremos em ações quando estivermos presentes.

10:12Porque não presumimos nos classificar ou nos comparar com alguns daqueles que endossam a si próprios. Mas eles, medindo-se por si mesmos e comparando-se consigo mesmos, carecem de entendimento.

10:13Contudo não nos gloriaremos além da nossa medida, mas de acordo com a medida da esfera que Deus nos repartiu como medida, a qual se estende até vocês. 10:14Pois, ao incluí-los em nossa esfera, não estamos nos excedendo, visto que chegamos até vocês com a mensagem das boas novas sobre o Ungido.

10:15Não estamos nos gloriando além da nossa medida – isto é, naquilo que outros homens têm feito –, mas temos esperança de que, à medida que sua fé cresça, nossa esfera seja ampliada ainda mais abundantemente por vocês, 10:16de maneira que poderemos proclamar as boas novas mesmo às regiões para além de vocês. Não temos interesse em nos gloriarmos do trabalho de outra pessoa. 10:17Mas aquele que se gloria, que se glorie no Senhor. 10:18Pois não é quem endossa a si mesmo que é aprovado, mas quem o Senhor endossa.

CAPÍTULO 11

11:1Gostaria que pudessem me tolerar em um pouco de insensatez, ainda que vocês realmente o façam. 11:2Porque sou zeloso por vocês com um zelo piedoso, pois lhes prometi em casamento a um marido, de modo que possa apresentá-los como uma virgem pura ao Ungido.

11:3Mas temo que, de algum modo, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, suas mentes sejam desviadas da simplicidade e da pureza que estão no Ungido. 11:4Pois, se alguém anuncia outro Jesus ao qual não anunciamos, ou promove um outro espírito diferente do que já receberam, ou que proclama uma mensagem de boas novas diferente da que já aceitaram através de nós, receio que o tolerem.

11:5Pois concluo que não sou nem um pouco inferior aos “grandes” enviados. 11:6Ainda que não seja eloquente ao falar em público, todavia não sou inferior em conhecimento. De todas as formas, tornamos isso evidente a vocês em todas as coisas. 11:7Ou cometi um pecado por humilhar a mim mesmo a fim de que vocês pudessem ser exaltados, já que lhes proclamei as boas novas de Deus livre de custos?

11:8Eu “despojei” outras comunidades dos chamados para fora, recebendo suporte financeiro delas para que pudesse lhes servir. 11:9Quando estive presente com vocês e estive em necessidade, não fui um fardo a ninguém, pois, quando os irmãos vieram da Macedônia, eles supriram minhas necessidades. Em todas as coisas evitei ser um fardo financeiro a vocês e continuarei a assim fazer.

11:10Como a verdade do Ungido está em mim, ninguém me impedirá desta glória nas regiões da Acaia. 11:11Por quê? Porque eu não os amo? Deus sabe. 11:12Mas o que eu faço, continuarei a fazer, para que possa cortar fora a oportunidade daqueles cujo propósito é obter recursos {arrecadar dinheiro} para seus “ministérios”, gabando-se de que são sustentados da mesma maneira que nós o somos.

11:13Porque tais homens [que buscam dinheiro] são falsos enviados, os quais trabalham dissimuladamente, transformando a si próprios em enviados do Ungido.* 11:14E não é de se admirar, porque até Satanás transforma a si mesmo em anjo de luz. 11:15Portanto não é grande coisa que os seus servos também se transformem em “ministros da justiça”, cujo fim será de acordo com as suas obras.

*É verdade que os crentes são ensinados a apoiar financeiramente aqueles que fazem o trabalho de Deus. Contudo, tais obreiros NUNCA devem buscar os homens para suas necessidades, mas unicamente a Deus. Se e quando tais homens começarem a pressionar e implorar a outros que os apoiem, eles deixaram a vontade de Deus.

11:16Novamente digo que ninguém pense em mim como insensato. Mas se o fizerem, recebam-me ainda como um insensato, para que eu também possa me gloriar um pouco. 11:17Aquilo que estou prestes a dizer, não o digo de acordo com o Senhor. Em vez disso, essa minha confiança em gloriar-me realmente é insensatez.

11:18Vendo que muitos se gloriam nas suas vantagens naturais, eu também me gloriarei. 11:19Sendo vocês mesmos sábios, toleram com gentileza os insensatos. 11:20Porque vocês suportam alguém que os coloquem em servidão a ele mesmo, que tome o seu dinheiro, que tira proveito de vocês, que se exalta a si próprio, ou que até mesmo bata em seu rosto!

11:21Digo isso com desgosto, como se tivéssemos sido fracos. No entanto, em toda maneira que qualquer um é ousado (insensatamente digo), eu também o sou. 11:22Eles são hebreus? Eu também sou. São israelitas? Também sou. São a semente de Abraão? Também sou. 11:23São servos do Ungido? (falo como alguém que perdeu seu senso). Eu sou mais: em trabalhos abundantemente mais, e em prisões com mais frequência, sendo excessivamente espancado, e muitas vezes encarando a morte.

11:24Cinco vezes recebi quarenta açoites menos um dos judeus. 11:25Três vezes fui açoitado com varas. Uma vez fui apedrejado. Três vezes sofri naufrágio. Estive no mar aberto uma noite e um dia; 11:26em frequentes jornadas, em perigo nos rios, em perigo de assaltantes, em perigo dos meus compatriotas, em perigo dos gentios, em perigo na cidade, em perigo no deserto, em perigo no mar, em perigo entre os falsos irmãos, 11:27em trabalho e empenho, em inson̂ ia muitas vezes, em fome e sede, em frequentes jejuns, em frio e nudez.

11:28Além dessas coisas que afetam o corpo físico, há algo que pesa diariamente sobre mim, isto é, o cuidado de todas as comunidades dos chamados para fora. 11:29Quem está fraco que não me sinta fraco também? Quem é levado a tropeçar que eu não arda em ira? 11:30Se tenho que me orgulhar, vou me orgulhar a respeito das coisas que concernem à minha fraqueza.

11:31O Deus e Pai do Senhor Jesus, o qual é bendito para sempre, sabe que eu não minto. 11:32Em Damasco, o governador sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos a fim de me prender. 11:33Mas fui baixado num cesto através de uma abertura no muro e escapei das suas mãos.

CAPÍTULO 12

12:1Embora não me seja apropriado gloriar-me, chegarei ao assunto de visões e revelações do Senhor. 12:2Conheço um homem no Ungido que, quatorze anos atrás (se no corpo, eu não sei, ou fora do corpo, eu não sei; só Deus sabe), foi arrebatado até o terceiro céu. 12:3E eu sei que este homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei; só Deus sabe) 12:4foi arrebatado ao paraíso e entendeu palavras comunicadas sem fala, as quais ao homem não é permitido falar.

12:5Em nome de tal assim me gloriarei, mas em meu próprio nome não me gloriarei, exceto em minhas fraquezas. 12:6Contudo, se eu quisesse me gloriar, não seria insensato, porque falaria a verdade. Mas eu me abstenho para que ninguém venha pensar de mim além do que vê que eu seja ou de mim ouve.

12:7E, por causa da excessiva grandeza das revelações, para que eu não pensasse muito elevadamente sobre mim mesmo, um espinho na carne me foi dado, um mensageiro de Satanás, para me afligir, de modo que eu não me tornasse orgulhoso. 12:8Com relação a isto, busquei ao Senhor três vezes, para que pudesse ser tirado de mim. 12:9Ele, porém, me disse: “Minha graça é suficiente para você, porque o meu poder é aperfeiçoado na fraqueza humana”. Portanto alegremente me gloriarei em minhas fraquezas, para que o poder do Ungido possa permanecer sobre mim.

12:10Por essa razão, tenho prazer nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas dificuldades por causa do Ungido. Porque quando estou fraco, então é que sou poderoso.

12:11Por dizer tudo isso, tenho me tornado insensato. Vocês me conduziram a isso. Pois eu deveria ter sido recomendado por vocês, pois de modo nenhum sou inferior aos “super enviados”, ainda que eu não seja nada. 12:12Verdadeiramente os sinais de um enviado foram feitos entre vocês, com toda a paciência, por sinais e maravilhas e obras poderosas. 12:13Pois o que os fez se sentirem inferiores às demais comunidades dos chamados para fora, exceto que eu mesmo não fui um fardo financeiro a vocês? Perdoem-me essa “injustiça”.

12:14Vejam, esta é a terceira vez que estou pronto para ir até vocês e continuarei a não lhes ser um fardo financeiro, pois não busco o que vocês possuem, mas sim a vocês mesmos. Porque os filhos não devem ter que entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 12:15Irei mais alegremente me gastar e ser gasto por suas almas. Se, desse modo, eu os amo mais abundantemente, eu seria menos amado? 12:16Mas deixam isso ser assim. Eu mesmo não lhes fui um fardo financeiro. Mas, sendo astuto, capturei-os pela perspicácia.

12:17Tirei vantagem monetária de vocês por qualquer um daqueles que lhes enviei? 12:18Convoquei Tito e enviei o irmão com ele. Tito tirou vantagem de vocês de alguma forma? Não andamos no mesmo espírito? Não andamos nos mesmos passos? 12:19Vocês acham, todo esse tempo, que estamos defendendo a nós mesmos para vocês? Nós falamos no Ungido à vista de Deus. Queridos irmãos, todas essas coisas são para o propósito de edificá-los.

12:20Mas temo que quando eu chegar, encontre-os em uma condição que não aprovo, e vocês também me achem agindo de uma forma que não vão gostar. Se, por acaso, houver discussão, inveja, explosões de raiva, exclusão dos outros, intrigas, calúnias, arrogância, desacordos, etc.

12:21Temo que, nesta próxima visita, meu Deus me humilhará junto com vocês e vou lamentar por muitos que vivem em pecado e não se arrependem de seus impuros relacionamentos: de se envolverem em relações sexuais fora do casamento e do profano comportamento sexual que praticam.

CAPÍTULO 13

13:1Esta é a terceira vez que vou a vocês, de modo que “Pela boca de ‘duas ou três testemunhas’ toda palavra será estabelecida” (Dt 19:15). 13:2Eu lhes dei um aviso quando estive com vocês pela segunda vez, o qual, estando ausente, repito agora: No meu retorno, não serei tolerante com aqueles que pecaram anteriormente nem com nenhuma outra pessoa.

Não economizarei minhas palavras, 13:3visto que vocês buscam provas de que o Ungido, que não é fraco para com vocês, mas é poderoso no meio de vocês, fala através de mim. 13:4Pois ele foi crucificado em fraqueza, contudo ele vive pelo poder de Deus. Porque também nós somos fracos nele, mas nós, juntamente com ele, viveremos pelo poder de Deus para com vocês.

13:5Testem a si próprios, se estão na fé ou não! Examinem suas próprias vidas! Ou vocês não compreendem que Jesus, o Ungido, está em vocês, a menos que sejam falsificações? 13:6Mas espero que compreendam que nós não somos falsificações.

13:7Nós agora oramos a Deus para que vocês não pratiquem nenhuma coisa má, não para que possamos parecer aprovados, mas para que vocês possam fazer o que é correto (mesmo que possamos ser considerados como enganadores). 13:8Porque não podemos fazer coisa alguma contra a verdade, mas unicamente em favor da verdade. 13:9Porque nos regozijamos sempre que somos fracos e vocês fortes.

Isto é pelo que oramos: vocês sendo aperfeiçoados. 13:10Por esta razão escrevo estas coisas enquanto ausente, para que eu não tenha que lidar rispidamente com vocês quando presente, de acordo com a habilidade que o Senhor me deu para edificar, e não para destruir.

13:11Finalmente, irmãos, me despeço. Sejam aperfeiçoados; sejam consolados; sejam de mesma opinião; vivam em paz, e o Deus de amor e paz estará com vocês. 13:12Cumprimentem-se com um beijo santo. 13:13Todos aqueles que estão separados para Deus os cumprimentam. 13:14Que a graça do Senhor Jesus, o Ungido, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

Final da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios

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A Carta de Paulo aos Gálatas