Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Primeira Carta de João

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Segunda Carta de Pedro

A Segunda Carta de João


A Primeira Carta de João

CAPÍTULO 1

1:1Escrevo a vocês a respeito do que era desde o princípio: aquilo que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que testemunhamos pessoalmente e nossas mãos de fato tocaram – a Expressão Divina {a Palavra} da vida de Deus. 1:2Pois a vida do próprio Deus foi manifestada e nós a vimos, e testificamos e declaramos a vocês a vida – essa vida eterna de Deus –, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

1:3Aquilo que vimos e ouvimos declaramos a vocês, para que também possam ter comunhão conosco. Sim! E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus, o Ungido. 1:4Nós lhes escrevemos essas coisas para que sua alegria seja completa.

1:5Esta é a mensagem que ouvimos dele e anunciamos a vocês: que Deus é luz e não existe escuridão nele, qualquer que seja. 1:6Se dissermos que temos comunhão com ele e andamos na escuridão, somos enganadores e não praticamos a verdade. 1:7Mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1:8Se dissermos que não temos pecado algum, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. 1:9Quando concordamos* com o julgamento de Deus sobre os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda imoralidade de caráter.

1:10Se dissermos que não pecamos, nós nos fazemos de mentirosos e sua palavra não está em nós.

*Note que Deus fará duas coisas separadas quando nós “concordamos com o julgamento de Deus” (“falar juntos”, no grego) sobre os nossos pecados. Primeiramente, ele nos perdoará. Depois, nos purificará, o que significa que ele trabalhará para limpar nossa vida para que não pequemos mais.

2:1Filhinhos, escrevo-lhes essas coisas para que não pequem. Mas se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai: Jesus, o Ungido, o Justo. 2:2Ele é quem satisfez as exigências de Deus a respeito de nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas pelos pecados de todo o mundo.

2:3E é assim que podemos ter certeza que nós o conhecemos intimamente: se fazemos o que ele nos guia a fazer. 2:4Aquele que diz: “Eu o conheço” mas não segue as suas instruções é um mentiroso e a verdade não está nele.

2:5Mas todo aquele que observa cuidadosamente o que ele lhe mostra, o amor de Deus foi realmente aperfeiçoado nele. Essa é a forma pela qual sabemos que estamos nele: 2:6aquele que diz que permanece nele deve conduzir sua vida, assim como ele conduziu a vida dele.

2:7Amados, não estou lhes escrevendo novas instruções, mas a velha instrução que vocês tiveram desde o início. Essa “instrução anterior” é a palavra que vocês ouviram. 2:8E agora estou escrevendo a vocês um novo mandamento, que é verdadeiro nele e em vocês, pois a escuridão está passando, e a luz verdadeira já está brilhando.

2:9Este novo mandamento é: aquele que diz que está na luz mas desrespeita a seu irmão ainda está, até agora, na escuridão. 2:10Aquele que ama a seu irmão, continua na luz e não há nada nele que seduz outros irmãos ou irmãs para o pecado. 2:11Mas aquele que desrespeita ao seu irmão por seduzir aquele irmão ou aquela irmã para o pecado, está na escuridão e caminha na escuridão e não sabe aonde está indo, pois a escuridão cegou os seus olhos.

2:12Escrevo a vocês, filhinhos, porque os seus pecados foram perdoados pelo nome dele. 2:13Escrevo a vocês, pais, porque vocês conhecem profundamente Aquele que é desde o princípio. Escrevo a vocês, jovens, porque vocês venceram o maligno.

Escrevi a vocês, filhinhos, pois vocês vieram a conhecer do Pai. 2:14Escrevi a vocês, pais, pois vocês entenderam Aquele que existe desde o princípio. Eu escrevi a vocês jovens pois vocês são fortes, a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês foram vitoriosos sobre as tentações do maligno.

2:15Não amem os caminhos e valores deste mundo presente {KOSMOS, grego}, tampouco amem as coisas que estão neste mundo. Se alguém ama os caminhos, as coisas e os valores deste mundo, o amor do Pai não está nele. 2:16Pois tudo que é deste mundo – os desejos impuros da carne, os anseios por aquilo que vemos com os olhos e o orgulho sobre a nossa vida terrena – não possui sua fonte no Pai, mas tem a sua fonte no sistema deste mundo [cujo príncipe é o diabo]. 2:17Mas o sistema {caminhos, valores e coisas} deste mundo desaparecerá junto com os desejos carnais por ele. Mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

2:18Filhinhos, este é o fim desta época. E como vocês ouviram que virá aquele que toma o lugar do Ungido: {ou seja, o anticristo}, agora mesmo muitos anticristos já se levantaram. Assim reconhecemos que este é o final desta época. 2:19Eles saíram do nosso meio, pois a fonte deles não era a mesma que a nossa. Pois se eles fossem da mesma fonte, teriam continuado conosco, mas saíram para que pudessem ser expostos como não sendo da mesma fonte que a nossa. 2:20Mas vocês possuem a unção daquele que é Santo e entendem todas essas coisas.

2:21Não lhes escrevi porque vocês não conhecem a verdade, mas sim porque vocês a conhecem e entendem que nenhuma mentira tem sua fonte na verdade. 2:22Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Ungido? Essa é a essência daquele que toma o lugar do Ungido, {ou seja, o anticristo}: alguém que nega o Pai e o Filho. 2:23Quem quer que negue o Filho, também não tem o Pai. Aquele que confessa o Filho, também tem o Pai.

2:24Já para vocês, que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se aquilo que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, também permanecerão no Filho e no Pai. 2:25E esta é a promessa que ele nos prometeu, a própria vida eterna de Deus.

2:26Escrevi-lhes essas coisas, a respeito daqueles que os levam a se desviarem. 2:27Já para vocês, a unção que receberam dele (Jesus) permanece em vocês, e não precisam que alguém lhes ensine. Mas assim como sua unção lhes ensina a respeito de todas as coisas e é verdade e não mentira, da mesma forma que lhes ensinou até agora, vocês devem continuar nele.

2:28E agora, filhinhos, continuem nele para que quando ele for revelado, tenhamos confiança e não fiquemos envergonhados, e sejamos separados dele na sua aparição.

2:29Já que vocês sabem que ele é reto, vocês entendem que todos que estão expressando essa retidão são os que foram gerados por ele.

CAPÍTULO 3

3:1Vejam que tipo de amor o Pai nos concedeu: sermos chamados “filhos do próprio Deus”. A razão pela qual o mundo não nos reconhece é porque não o reconheceu. 3:2Amados, somos agora os filhos de Deus, mas ainda não foi desvendado o que seremos. Mas sabemos que quando ele for revelado, seremos glorificados, para sermos igual a ele, pois o veremos então como ele realmente é agora. 3:3E todos aqueles que possuem essa esperança dentro de si, purificam a si mesmos com o propósito de serem puros como ele é puro.

3:4Todo aquele que peca se rebela contra a lei de Deus. Pecado é rebeldia contra Deus. 3:5E vocês sabem que ele foi manifestado para remover o nosso pecado. Não há pecado algum nele; assim, 3:6todo aquele que permanece nele não peca. Mas todo aquele que continua no pecado não o viu claramente e não o conhece intimamente.

3:7Filhinhos, não deixem que alguém os leve a se desviarem do caminho. Aquele que demonstra retidão é justo da mesma forma que ele (Jesus) é justo. 3:7Aquele que pratica o pecado persistentemente tem a sua fonte no diabo, pois o diabo peca desde o princípio. O Filho de Deus foi revelado exatamente para esse propósito: para destruir as obras do diabo [destruir o pecado].

3:9O que é nascido de Deus [isto é, o novo homem espiritual] não peca, pois é a semente sobrenatural de Deus que passou a viver nele. De fato, ele [o novo homem espiritual] não pode pecar, pois ele é algo que foi gerado por Deus que é perfeitamente justo.

3:10Essa é a maneira pela qual os filhos de Deus são revelados e os filhos do diabo são expostos: aquele que não expressa pureza de caráter não é de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão.

3:11Pois esta é a mensagem que vocês ouviram desde o início, que devemos amar uns aos outros. 3:12Não devemos ser como Caim, que tinha a sua fonte no maligno e assassinou o seu irmão. E porque ele o matou? Porque as suas obras foram malignas e as de seu irmão eram corretas. 3:13Então não fiquem surpreendidos, irmãos, se o mundo os odeia.

3:14Sabemos que atravessamos da morte para dentro da vida de Deus, porque amamos os irmãos. Qualquer um que não ama os irmãos revela que ainda permanece na morte. 3:15Na verdade, qualquer um que odeia o seu irmão é um assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna de Deus residindo nele.

3:16Essa é a forma pela qual conhecemos o amor dele, porque ele deu a sua vida da alma para nós e, da mesma maneira, devemos dar a nossa vida da alma para servir aos irmãos. 3:17Por exemplo, qualquer um que tem riquezas desse mundo e vê o seu irmão passando necessidade, mas bloqueia seus sentimentos de compaixão para com aquele irmão, de que maneira o amor de Deus reside nele?

3:18Filhinhos, nosso amor não deve consistir de meras palavras ou conversas vazias, mas de ações sinceras.

3:19Essa é a forma pela qual sabemos que temos a nossa fonte na verdade e, assim, podemos assegurar nossa consciência diante dele. 3:20Mas mesmo que a nossa consciência nos condene, Deus é maior que a nossa consciência e entende tudo.

3:21Amados, se a nossa consciência não nos condena temos grande confiança em relação a Deus 3:22e o que quer que pedimos, recebemos dele pois seguimos sua liderança, fazendo as coisas que dão prazer às suas vistas.

3:23Isto é o que ele ordena, que devemos estar crendo no nome do seu Filho, Jesus o Ungido, e amar uns aos outros de acordo com o que ele nos ordenou fazer.

3:24E aquele que cuidadosamente segue a sua liderança permanece nele (no Ungido), e ele (o Ungido) permanece nele. E é assim que sabemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que ele nos deu.

CAPÍTULO 4

4:1Amados, não acreditem em qualquer espírito mas examinem minuciosamente os espíritos, se provêm de Deus, pois muitos falsos profetas saíram pelo mundo. 4:2Esta é a forma pela qual vocês reconhecerão que o espírito é de Deus: todo espírito que reconhece que Jesus, o Ungido, veio em um corpo humano é de Deus. 4:3Todo espírito que não reconhece que Jesus, o Filho de Deus, veio em um corpo humano não é de Deus. Esse é o espírito daquele que toma o lugar do Ungido {o anticristo}, a respeito do qual vocês ouviram que está vindo e de fato já está no mundo.

4:4Filhinhos, a sua fonte é Deus e vocês prevalecerão sobre eles, pois o que está em vocês é maior do que o que está no mundo. 4:5Eles (os seguidores daqueles que tomam o lugar do Ungido) têm a sua fonte no mundo. Portanto falam do que está em harmonia com o mundo e assim o mundo os ouve.

4:6Por outro lado, nós temos nossa fonte em Deus. Aquele que conhece a Deus intimamente nos ouve. Aquele que não tem a sua fonte em Deus não nos ouve. Dessa forma, nós conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

4:7Amados, amemos uns aos outros, pois Deus é a fonte do amor genuíno, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece bem a Deus. 4:8Aquele que não ama não conhece a Deus intimamente, pois Deus é amor. 4:9Esta é a forma em que o amor de Deus foi revelado a nós: Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que pudéssemos ter a vida do próprio Deus através dele.

4:10Nisto está o amor, não que amássemos a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho para ser o meio de apaziguar a si mesmo a respeito dos nossos pecados.

4:11Amados, se Deus nos amou tanto, também devemos amar uns aos outros.

4:12Ninguém viu a Deus, o Pai, em momento algum, ainda assim, se amarmos uns aos outros, essa é a prova de que Deus permanece em nós e seu amor é aperfeiçoado em nós.

4:13Essa é a forma que nós sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 4:14E nós vimos e testificamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

4:15 Todo aquele que concorda com Deus que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 4:16E nós vimos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor. Aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele. 4:17Essa “permanência nele” é a forma pela qual o amor é aperfeiçoado em nós para que possamos ter confiança no dia do julgamento, pois o jeito que ele é (isto é no seu caráter, discurso e ações), este é o mesmo jeito que somos (no nosso caráter, discurso e ações) neste mundo.

4:18Não existe medo no amor, mas o amor perfeito lança fora o medo, pois o medo traz perturbação mental. Aquele que tem medo ainda não foi aperfeiçoado no amor. 4:19Temos o amor de Deus em nós porque ele nos amou primeiro.

4:20Se alguém diz: “Eu amo a Deus” mas despreza o seu irmão, é um mentiroso. Pois aquele que não ama o seu irmão a quem vê, como é possível que ame a Deus a quem é impossível ver? 4:21E este é o mandamento que temos dele: que aquele que ama a Deus deve amar também o seu irmão.

CAPÍTULO 5

5:1Todo aquele que crê que Jesus é o Ungido é concebido por Deus {tem a vida de Deus gerada nele}. E todo aquele que ama Aquele que gerou essa nova vida também ama quem foi concebido por ele.

5:2A evidência do nosso amor para com os filhos de Deus é que nós amamos a Deus e fazemos aquilo que ele nos leva a fazer. 5:3Pois esta é a expressão do amor de Deus, isto é, quando seguimos seus direcionamentos. E os seus direcionamentos não são um fardo pesado.

5:4Aquele que é nascido de Deus [o novo homem espiritual] vence o mundo. Essa vitória, que é vencer o mundo, é obtida através da fé. 5:5E quem é aquele que vence o mundo? É aquele que está crendo, porque Jesus é o filho de Deus. 5:6Foi ele quem veio pela água e pelo sangue, o próprio Jesus, o Ungido, não apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.

5:7E é o Espírito quem testifica isso, pois o Espírito é o Espírito da verdade. 5:8Pois há três que testificam: o Espírito, a água e o sangue, e os três concordam como um só.

5:9Já que aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é bastante maior. O testemunho de Deus é este: ele testificou a respeito de seu Filho. 5:10Aquele que está crendo no Filho de Deus tem esse mesmo testemunho dentro de si. Aquele que não crê no que Deus fala, está chamando-o de mentiroso, pois este não crê no que Deus testificou a respeito de seu Filho.

5:11E esta é a evidência que Deus nos deu: a sua própria vida eterna. E esta vida está em seu Filho. 5:12Aquele que está agarrado ao Filho possui a vida de Deus. Aquele que não está segurando no Filho de Deus não possui a vida de Deus.

5:13Escrevi essas coisas a vocês, para que saibam que possuem a vida eterna de Deus, vocês mesmos que estão crendo para dentro* do nome do Filho de Deus.

5:14E isso (ter a vida do Pai) é a fonte da confiança que temos a respeito dele, para que saibamos que se pedirmos qualquer coisa segundo a sua vontade, ele nos ouvirá. 5:15E quando percebemos que ele está nos ouvindo quando pedimos, sabemos que receberemos dele nossas petições pelas quais pedimos.

5:16Se qualquer homem vê o seu irmão pecando, um pecado que não leva à morte, ele pode pedir a Deus e Deus dará a ele mais de sua própria vida. Digo isso a respeito de alguém cujo pecado não seja um que leve à morte. Existe pecado que leva à morte. Nesse caso, não digo que devamos sequer pedir. 5:17Toda iniquidade é pecado. Mas há pecado que não resulta em morte.

5:18 Nós sabemos que aquilo que é nascido de Deus [o novo homem espiritual] não peca; assim, aquele que tem a vida de Deus gerado dentro dele abstém-se da prática habitual do pecado e o maligno não se apega a ele. 5:19Sabemos que temos a nossa fonte em Deus e que o mundo inteiro está debaixo do poder do maligno.

5:20E sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento espiritual para que conheçamos intimamente o que é verdadeiro. E estamos nAquele que é verdadeiro, no seu próprio Filho, Jesus, o Ungido. Este é o verdadeiro Deus – e a própria vida eterna.

5:21 Filhinhos, guardem-se dos ídolos.**

*A palavra grega “EIS”, traduzida “para dentro” aqui, indica o lugar entrado ou alcançado. Não significa simplesmente “em”, como “crer em Jesus”.

**Essas são as coisas que tomam o lugar de Deus em seu coração e vida.

Final da Primeira Carta de João

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Segunda Carta de João