Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Segunda Carta de Pedro

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Primeira Carta de Pedro

A Primeira Carta de João


A Segunda Carta de Pedro


1:1Simão Pedro, um servo e enviado de Jesus o Ungido, àqueles que, através da justiça imparcial do nosso Deus e Salvador Jesus, o Ungido, são igualmente honrados conosco pelo fato de terem obtido fé:

1:2Que a graça e a paz lhes sejam acrescidas pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus o Senhor, 1:3já que seu divino poder tem nos providenciado tudo que é necessário para o desenvolvimento da vida dele dentro de nós e da santidade que ela produz, através do conhecimento pleno daquele que nos chama para sua própria glória e caráter virtuoso.

1:4Com esse objetivo, ele nos tem apresentado estas tremendas e preciosas promessas pelas quais podemos nos tornar co-participantes da sua natureza divina, assim escapando da decadência moral que opera no mundo pelos desejos carnais.

1:5E por essa mesma razão vocês deveriam continuamente se tornar ainda mais diligentes em acrescentar à fé o caráter virtuoso de Deus; e ao caráter virtuoso, maior entendimento; e ao entendimento, o autocontrole; e ao autocontrole, a paciência; e à paciência, a santidade; e à santidade, a afeição fraternal; e à afeição fraternal, o amor perfeito de Deus.

1:8Pois se essas coisas são suas e são superabundantes em suas vidas, vocês não serão nem inativos nem infrutíferos como resultado do pleno conhecimento do nosso Senhor

Jesus, o Ungido. 1:9Pois aquele em que faltam essas coisas é cego, não enxergando o futuro distante, tendo esquecido a purificação de seus pecados anteriores.

1:10Portanto, irmãos, sejam diligentes em fazer com que o chamado de vocês mesmo sendo divinamente escolhidos, seja bem estabelecido. Porque se vocês fizerem essas coisas, nunca falharão em chegar ao alvo.

1:11Dessa forma, a entrada no reino que durará uma era, o reino do nosso Senhor e Salvador Jesus, o Ungido [o reino milenar], será abundantemente disponível a vocês.

1:12Por este motivo, não negligenciarei em continua- mente lembrá-los dessas coisas, mesmo que vocês as sai- bam e estejam firmados na verdade presente. 1:13Pois considero que seja certo, enquanto eu estiver nessa “tenda” terrena, despertá-los por lembrar-lhes, 1:14sabendo que a retirada da minha “tenda” ocorrerá em breve, já que o nosso Senhor Jesus, o Ungido, me mostrou.

1:15Portanto, serei diligente para que após a minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar essas coisas. 1:16Pois nós não seguimos fábulas bem elaboradas quando os fizemos conhecer o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus o Ungido, mas fomos testemunhas oculares de seu glorioso esplendor.

1:17Pois ele recebeu de Deus, Pai, honra e brilho radiante. Foi durante esse evento que uma voz veio a ele da Glória Majestosa dizendo: “Este é meu Filho, o Amado, em quem me agrado”. 1:18E nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu quando estivemos com ele no monte santo.

1:19E nós também temos a palavra segura da profecia,* à qual vocês devem dar atenção, como se fosse uma lâmpada brilhando em lugar escuro, até que nasça o dia e a estrela da manhã surja em seus corações.

1:20Nós devemos entender isto em primeiro lugar: que nenhuma profecia das Escrituras vem de inspiração pessoal. 1:21Pois nenhuma profecia jamais veio da escolha de homem, mas homens selecionados falaram por Deus quando foram movidos pelo Espírito Santo.


CAPÍTULO 2

2:1Mas surgiram falsos profetas dentre o povo, assim como dentre vocês também haverá falsos mestres que vão

*As Escrituras.

astuciosamente levar outros cativos como seus seguidores, trazendo-lhes ruína. Esses mesmos recusam a autoridade daquele que os comprou, trazendo a si mesmos destruição repentina.

2:2E muitos seguirão seus caminhos destrutivos e, por causa disso, as pessoas falarão mal do caminho da verdade. 2:3E em sua ganância por dinheiro, usando palavras cuidadosamente trabalhadas, usarão vocês para ganho pessoal deles. O julgamento deles, mesmo que tardio, não foi cancelado e sua destruição não será postergada.

2:4Pois, visto que Deus não poupou os anjos quando eles pecaram, mas os acorrentou na escuridão do Tártaro,* reservando-os para o julgamento, 2:5e visto que não poupou o antigo mundo, mas preservou a Noé, um proclamador da retidão, junto com outras sete pessoas, quando ele trouxe um dilúvio sobre o mundo profano, tampouco irá poupar aqueles entre vocês que andam em pecado.

2:6Além disso, ele reduziu as cidades de Sodoma e Gomorra a cinzas, julgando-as com uma catástrofe, assim fazendo um exemplo àqueles que viviam em pecado. 2:7Mas resgatou o justo Ló, que era perturbado pela desenfreada indulgência carnal dos perversos. 2:8(Porque a alma daquele homem reto era atormentada diariamente por ver e ouvir os atos pecaminosos deles enquanto vivia entre eles).

2:9Por tudo isso vemos que o Senhor sabe como resgatar das provações os que são justos e reservar os pecaminosos para punição no dia do julgamento.

2:10Isso é especialmente verdade para aqueles que andam seguindo a carne, entregando-se a si mesmos a seus desejos pelo que é sexualmente impuro, aqueles que rejeitam o senhorio do Ungido sobre si. Esses não respeitam os limites de Deus, são arrogantes e nem mesmo sentem medo de insultar os gloriosos.**

2:11Em contraste a isso, anjos, ainda que maiores em força e poder do que tais homens carnais, não trazem acusações injuriosas contra aqueles [os anjos decaídos] diante do Senhor.

2:12Mas esses homens, como animais selvagens, sem a habilidade para raciocinar, os quais são feitos para serem

*Provavelmente Hades.

**Provavelmente os anjos decaídos. Veja Judas 1:8-9.

capturados e destruídos, proferem insultos contra aqueles, dos quais não possuem o menor entendimento. Mas estes serão destruídos em sua depravação, 2:13recebendo a

“recompensa” de seus caminhos maus.

Esses são aqueles que são sempre os primeiros a se satis- fazerem, diariamente buscando por todo tipo de prazeres carnais. São manchas e desgraça quando comem junto com vocês, tendo prazer em suas ilusões.

2:14Esses têm olhos cheios de adultério, que nunca cessam de pecar, capturando almas instáveis nas suas armadilhas. Eles têm um coração treinado no desejo para a riqueza, e consequentemente são filhos amaldiçoados.

2:15Virando as costas ao caminho verdadeiro, caíram em erro seguindo o caminho de Balaão o filho de Beor, que amava o salário do que é moralmente errado [ou seja, dinheiro e fama]. 2:16Mas foi repreendido do seu pecado por um jumento que falou com voz igual a de homem e parou a loucura do profeta.

2:17Esses são como fontes sem água e como nuvens levadas por uma tempestade; para eles está reservado o lugar de escuridão* durante a era** milenar.

2:18Utilizando-se de palavras exageradas, vazias, eles seduzem ao pecado sexual quem, por pouco, escapou de uma vida de erros, apelando aos seus fortes desejos carnais. 2:19Falam sobre “liberdade”, mas, na verdade, são escravos da paixão carnal, porque, quando alguém é dominado por algo, ele é, na verdade, escravo daquilo.

2:20Pois, se depois de terem escapado da profanação do mundo através do conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus, o Ungido, eles novamente se acham emaranhados nessa profanação e dominados por ela, sua última condição tornou-se pior do que a primeira.

2:21Porque lhes teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da retidão do que, depois de conhecê-lo, virar as costas ao santo mandamento que lhes foi dado.

2:22Aconteceu com eles de acordo com o verdadeiro provérbio: O cão retorna ao seu próprio vômito, e o porco que foi lavado volta a rolar na lama.

*Veja Mateus 8:12; 25:30 e Judas 1:13.

**A palavra “era” é singular no original grego.


CAPÍTULO 3

3:1Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevi e, em ambas, eu me esforço ao máximo para reavivar sua sinceridade de propósito lembrando-lhes 3:2que vocês deveriam se lembrar das palavras que foram ditas pelos santos profetas e dos preceitos do Senhor e Salvador dados a vocês pelos enviados.

3:3É de extrema importância saber que nos últimos dias virão escarnecedores, os quais seguem seus próprios desejos carnais 3:4e dizem: “Onde está a promessa da vinda

dele? Pois desde os tempos em que nossos pais se foram, tudo tem sido da mesma forma como sempre foi, desde o início da criação”.

3:5Mas há algo que eles não querem ver: isto é, que muito tempo atrás, haviam céus e uma terra que esteve parcialmente fora da água e parcialmente coberta pela água, que eram mantidas juntas pela palavra de Deus. 3:6E, por essa mesma palavra, o mundo que então existia foi destruído por um dilúvio.

3:7Mas os céus atuais e a terra foram reservados para destruição pelo fogo pela mesma palavra, aguardando até o dia do julgamento e destruição dos homens impuros.

3:8Mas a respeito desse assunto há uma coisa sobre a qual vocês não devem ser ignorantes, amados, isto é: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos é como um dia.

3:9O Senhor não é tardio em cumprir sua promessa, como alguns consideram que demora, mas é muito paciente no que se refere a nós, não desejando que nenhum pereça, mas que todos tenham uma oportunidade de arrependimento.

3:10Mas o “dia”* do Senhor virá como um ladrão que vem à noite, durante o qual os céus passarão com grande estrondo, os elementos serão dissolvidos por serem postos ao fogo, e a terra junto com as obras que estão nela serão incinerados.

*Este “dia” que é o “dia do Senhor”, constitui-se de um “dia” de mil anos de duração, e também é conhecido como o “sétimo dia”, e ainda o “milênio” ou o “Reino Milenar”. Muitas coisas diferentes acontecerão durante esse extenso “dia”.

3:11Tendo em vista que essas coisas serão todas destruí- das, que tipo de pessoas vocês devem ser? Vivam com um comportamento completamente santo e com respeito reverente a Deus, 3:12buscando e ardentemente desejando o vin- douro “dia” de Deus, durante o qual os céus, em chamas, serão dissolvidos e os elementos derreterão, sendo queimados.

3:13Mas de acordo com sua promessa, nós buscamos com expectativa por novos céus e nova terra, onde a retidão fará o seu lar. 3:14Assim sendo, amados, já que vocês estão avidamente esperando por essas coisas, sejam diligentes, para que possam ser encontrados por ele sem defeito, sem culpa e em paz.

3:15E considerem que a grande paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para mais salvação, assim como nosso irmão Paulo, de acordo com a sabedoria dada a ele, também lhes escreveu.

3:16Isso é também o que ele escreveu em todas suas cartas, falando nelas a respeito desses pontos, nos quais há algumas coisas que são difíceis de entender, as quais aqueles que são ignorantes e instáveis distorcem para sua própria destruição, assim como também o fazem com as outras escrituras.

3:17Assim vocês, amados, conhecendo esses fatos de antemão, estejam vigilantes para que não caiam da sua própria fidelidade, sendo levados pelo engano daqueles que não estão sujeitos às restrições de Deus.

3:18Mas cresçam na graça e conhecimento de nosso Mestre e Salvador, Jesus, o Ungido. A ele a glória, agora e para sempre. Amém.


Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Segunda Carta de Pedro

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Primeira Carta de João