Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Primeira Carta de Pedro

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Tiago

A Segunda Carta de Pedro


A Primeira Carta de Pedro

CAPÍTULO 1

1:1Pedro, enviado de Jesus, o Ungido, para os expatriados que foram dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, 1:2os quais foram escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus, o Pai, e feitos santos pelo Espírito e pela aspersão do sangue de Jesus, o Ungido, que resulta em obediência a Deus. Que a graça e paz de vocês sejam acrescidas.

1:3Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus, o Ungido, que gerou sua vida em nós, de acordo com sua grande misericórdia, que nos traz a uma esperança viva por causa da ressurreição de Jesus, o Ungido dentre os mortos. 1:5Essa vida nos disponibiliza uma herança que é imperecível, pura e perpétua, reservada nos céus para nós, 1:5que somos preservados através da fé pelo poder de Deus para esta salvação,* a qual está pronta para ser revelada no último tempo.

1:6Isso é algo no qual vocês exultam, mesmo que agora por um curto período, seja necessário vocês serem perturbados por várias provações.

1:7Essas provações são necessárias para o teste da sua fé, que é mais valiosa que o ouro que perecerá e que agora está sendo testada pelo fogo, mas que então será apresentada como motivo para louvor, glória e honra quando Jesus, o Ungido aparecer.

1:8Ele é aquele que vocês amam (ainda que não o tenham visto) e em quem vocês estão crendo, (mesmo que ele agora não seja visível), para que se regozijem grandiosamente com gozo inexprimível e celebração, na medida em que vocês estão alcançando o objetivo final da sua fé, isto é, a completa salvação de suas almas.

1:10Foi a respeito dessa salvação que os profetas, que profetizaram sobre essa graça que viria a vocês, investigaram e examinaram diligentemente. 1:11Eles procuravam entender para quais circunstâncias ou, para qual momento no tempo o Espírito do Ungido, que estava sobre eles apontava quando lhes revelou, antes do tempo, os sofrimentos no Ungido e a glória que seria nossa como resultado desses sofrimentos. [Veja versículos 6 e 7].

*A salvação mencionada aqui é a revelação da “herança reservada para nós”, que é a glorificação de nossos corpos na vinda de Jesus nas nuvens.

1:12A eles foi revelado que não ministravam essas coisas aos de sua própria geração, mas a nós, a saber, as coisas que agora foram anunciadas a vocês por aqueles que anunciaram as boas novas para vocês através do Espírito Santo enviado dos céus. Essas são coisas que até anjos desejam investigar.

1:13Portanto, tendo preparado bem suas mentes, sejam prudentes e ponham firmemente sua esperança na graça que lhes será dada na revelação de Jesus o Ungido [a glorificação dos nossos corpos].

1:14Sejam filhos obedientes, não se conformem com seus desejos carnais de outrora, como vocês faziam quando viviam na ignorância. 1:15Mas assim como é santo Aquele que os está chamando, também sejam santos em cada aspecto de suas vidas 1:16porque está escrito: “Tornem-se santos, pois eu sou santo” (Lv 20:7).

1:17E se vocês chamam de Pai Aquele que julgará imparcialmente cada um de acordo com o que fez, passem o tempo da estada de vocês aqui na terra com reverente temor. 1:18Façam isso sabendo que o resgate para tirá-los do seu jeito inútil de viver, herdado de seus ancestrais, não foi pago com coisas perecíveis como prata e ouro. 1:19Mas, antes, foi pago com sangue precioso, como o de um cordeiro sem falhas e sem manchas, isto é, o sangue do Ungido.

1:20O sacrifício dele foi, de fato, planejado ainda antes da fundação do mundo, porém manifestado nesses últimos tempos para nós. 1:21É através dele que são crentes em Deus que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória resplandecente, para que a fé e a esperança de vocês fossem em Deus.

1:22Tendo suas almas purificadas através da obediência à verdade, que resulta no amor sincero dos irmãos, amem uns aos outros com coração puro, fervorosamente. 1:23Vocês foram regenerados {ter a vida de Deus nascida dentro de vocês} não por uma paternidade perecível, mas por uma paternidade imortal: pela palavra viva de Deus, que existe eternamente. 1:24Pois toda a carne é como a erva, e toda glória humana é como as flores da erva. A erva seca e suas flores caem, mas a palavra do Senhor permanece eternamente. E essa mesma palavra consiste nas boas novas que foram proclamadas a vocês.

CAPÍTULO 2

2:1Pondo de lado, então, todo mal, todo engano, hipocrisia, inveja e toda difamação, 2:2como bebês recém-nascidos, busquem intensamente o sensato e não adulterado leite espiritual, para que, por esse leite, vocês possam crescer até à completa salvação; 2:3já que vocês experimentaram que o Senhor é bom.

2:4Ele é aquele de quem nos aproximamos para adorar como uma pedra viva, que, por um lado foi rejeitada pelos homens, mas, por outro lado, escolhida e preciosa para Deus. 2:5Vocês também como pedras vivas, estão sendo edificados como lugar de habitação espiritual para Deus e para serem sacerdócio santo, que oferece sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus, o Ungido. Por isso está nas Escrituras: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e valiosa, e quem nela crê, não será envergonhado” (Is 28:16).

2:7Sendo assim, para aqueles que estão crendo, isso é de valor supremo, mas para aqueles que estão desobedecendo: “A pedra que os construtores rejeitaram foi feita a pedra angular” 2:8e, “uma pedra de tropeço, e uma rocha de ofensa” (Sl 18:22; Is 8:14). Pois eles tropeçaram na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados.

2:9Porém vocês são uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo que é propriedade de Deus, para que vocês possam mostrar por meio de suas vidas, o caráter virtuoso dele, que os chamou para fora da escuridão, para dentro de sua maravilhosa luz. 2:10No passado vocês não eram povo, mas agora são o povo de Deus; que não haviam experimentado misericórdia, mas agora experimentaram a misericórdia verdadeira.

2:11Amados, apelo a vocês, como a forasteiros e peregrinos, que fiquem longe dos desejos carnais, que lutam contra {degradam} a alma, 2:12tendo assim um comportamento exemplar entre os gentios, para que, mesmo se eles os difamarem, dizendo que são um povo mau, possam glorificar a Deus no dia da inspeção divina, pelas obras de vocês que eles viram.

2:13Sejam submissos a todo governo humano por causa do Senhor, tanto ao rei, que é supremo, 2:14quanto aos governadores que são enviados dele para punir os que praticam o mal e elogiar os que fazem o bem. 2:15Pois é a vontade de Deus que, por fazer o bem, vocês silenciem a ignorância de homens tolos. 2:16Vivam como povo livre, mas não usem a sua liberdade como desculpa para praticarem o que é errado; antes, vivam como escravos de Deus.

2:17Honrem todos os homens. Amem os irmãos. Temam a Deus. Honrem o governante soberano. 2:18Servos, sejam submissos aos seus senhores com toda a reverência, não apenas aos bons e brandos, mas também aos perversos. 2:19Pois é aceitável que, por causa de sua consciência perante Deus, alguém suporte aflições, sofrendo injustamente.

2:20Porque alguém os elogiaria se, quando vocês erram e são punidos por esse erro, vocês suportam o castigo? Mas se, quando fazem algo que é certo, sofrem punição por isso e suportam pacientemente, isso sim é agradável a Deus.

2:21Pois vocês foram chamados para isso, visto que o Ungido também sofreu por vocês, dando exemplo para que vocês seguissem os seus passos. 2:22Ele nunca pecou e tampouco foi encontrado engano no que ele disse.

2:23Quando ele foi criticado, não retrucou com abusos verbais, e quando sofreu, não retaliou; antes submeteu-se Àquele que julga com justiça.

2:24Ele mesmo carregou sobre si nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que nós, tornando-nos mortos para o pecado, pudéssemos viver a sua retidão. Pelos seus machucados, causados pelo espancamento, estamos libertos do pecado. 2:25Pois vocês eram como ovelhas errantes, mas agora retornaram para o Pastor e Sentinela de suas almas.

CAPÍTULO 3

3:1Da mesma forma vocês, esposas, submetam-se aos seus próprios maridos, para que, mesmo que alguns deles se recusem a ser persuadidos pela palavra, sejam conquistados, sem nenhuma palavra, pela conduta de suas esposas, 3:2por verem a sua conduta pura e reverente. 3:3Que as esposas não busquem atenção tentando se fazer mais atraentes por fora com penteados extravagantes, joias de ouro ou belos vestidos. 3:4Pelo contrário, que a verdadeira beleza delas seja a que está escondida nos seus corações: o adorno incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é extremamente precioso aos olhos de Deus.

3:5Pois foi dessa forma que mulheres do passado que confiavam em Deus também se adornavam, sendo submissas a seus maridos, 3:5tal como Sara se submeteu a Abraão, chamando-o de “senhor”. Da mesma forma, vocês são agora filhas de Sara fazendo o que é certo e não se deixando levar por qualquer emoção descontrolada.

3:7Vocês maridos, de maneira similar, vivam com sua esposa em entendimento, pois ela é um vaso feminino mais fraco e deem a ela muitíssimo valor visto que, vocês também são co-herdeiros da graça da vida de Deus, para que suas orações não sejam limitadas.

3:8Por fim, vivam em harmonia, sendo compassivos, e tenham o amor fraternal, de corações sensíveis, amigáveis. Não retribuam o mal com o mal ou difamação com difamação, mas, ao contrário, com bênçãos, pois vocês foram chamados para isto: para herdarem a bênção.

3:10Pois: “Aquele que deseja aproveitar sua vida e ver dias bons, que freie a sua língua de dizer o mal e seus lábios de proferir engano” (Sl 34:12-16). 3:11“Que ele se desvie do mal e faça o que é bom” (Sl 37:27). Que ele busque a paz e corra atrás dela. 3:12Pois os olhos do Senhor olham com favor os justos e seus ouvidos estão abertos para suas orações. Mas a face do Senhor se vira contra aqueles que praticam o mal.

3:13E quem os tratará mal se vocês se tornarem imitadores do que é bom? Mesmo que sofram por viverem virtuosamente, vocês são abençoados. E não tenham medo das ameaças deles nem fiquem ansiosos. 3:15Mas adorem ao Ungido como seu Mestre em seus corações, estando sempre preparados a dar a resposta com gentileza e reverência a quem lhes perguntar qual a razão da sua esperança.

3:16Mantenham a consciência limpa, para que qualquer coisa ruim que disserem a respeito de vocês – criticando a forma como vivem no Ungido como se fossem pessoas que praticam o mal – possa ser provada como mentira.

3:17Porque é melhor, se for a vontade de Deus que vocês sofram, sofrer por fazerem o que é bom do que por fazerem o que é mau.

3:18Pois o Ungido também sofreu pelos pecados uma vez, o justo pelos injustos, para que ele pudesse nos levar a Deus. De fato seu corpo físico foi posto à morte, mas foi restaurado para a vida pelo Espírito, 3:19através do qual ele também foi e pregou aos espíritos aprisionados 3:20daqueles que foram desobedientes nos dias de Noé. Isso foi quando Deus esperou pacientemente enquanto a arca estava sendo preparada, em que poucos – apenas oito almas – foram salvas por meio da água.

3:21Esta é também uma representação precisa de como nossa imersão para dentro do Ungido {batismo} nos está salvando agora. Isso não significa lavando a sujeira de nossos corpos, mas, antes, buscando seriamente termos uma consciência limpa diante de Deus, pela morte e ressurreição de Jesus, o Ungido operando em nós. 3:22Ele é aquele que agora ocupa o lugar de suprema honra e autoridade com Deus, tendo se elevado aos céus e tendo submetido a si anjos, autoridades e poderes.

CAPÍTULO 4

4:1Visto que o Ungido sofreu enquanto estava em seu corpo físico, preparem-se também com a mesma mentalidade, pois aquele que sofre na carne passa a desistir do pecado. 4:2Isso é para que não mais viva o resto de seu tempo nesse corpo seguindo paixões humanas, mas fazendo a vontade de Deus.

4:3Pois nós já desperdiçamos tempo suficiente em nossa vida passada praticando os desejos impuros dos gentios: envolvendo-nos em práticas sexuais desenfreadas, fortes desejos carnais, embriaguez, orgias, bebedeiras, e adoração a ídolos, os quais violam a lei de Deus.

4:4Agora os do mundo ficam surpresos que vocês já não andam com eles esbanjando da mesma carnalidade; por conta disso, falam mal de vocês. 4:5Eles terão que responder

Àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. 4:6Por causa disso que as boas novas foram pregadas inclusive aos mortos, para que, por um lado, pudessem ser julgados a respeito da natureza carnal deles e, por outro, terem a vida que vem de Deus em seu espírito.

4:7Agora o fim de todas as coisas se aproxima. Assim, exercitem o autocontrole e sejam diligentes em orações. 4:8Acima de tudo, sejam fervorosos no amor entre vocês, pois o amor cobre uma grande quantidade de pecados. 4:9Mostrem hospitalidade um ao outro, sem reclamações. 4:10Assim como cada um recebeu um dom de Deus, usem-no para servirem os outros como bons mordomos da multiforme graça de Deus.

4:11Se alguém fala, deixem-no falar como se fosse o oráculo de Deus. Se alguém serve, deve fazê-lo com a habilidade dada por Deus, para que Deus seja glorificado em tudo através de Jesus, o Ungido, de quem é a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

4:12Amados, não achem estranho que o fogo ardente venha para testá-los, como se algo anormal estivesse acontecendo com vocês. 4:13Mas à medida que vocês participam dos sofrimentos do Ungido, sintam-se felizes, para que, quando sua glória for revelada, possam se regozijar com alegre exaltação [visto que serão glorificados com ele].

4:14Se outros falam mal de vocês por causa do nome do Ungido, vocês são, na verdade abençoados porque a glória de Deus, e o Espírito de Deus repousa sobre vocês.

4:15Mas que nenhum de vocês sofra como assassino, ou ladrão, ou um criminoso, ou como um intrometido que se mete na vida dos outros. 4:16Mas se algum de vocês sofre como cristão, não se envergonhem, mas louvem a Deus por terem parte nos sofrimentos do Ungido.

4:17Pois o momento já chegou, em que o julgamento começa na casa de Deus. E se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 4:18E se os justos estão sendo salvos com muita dificuldade, onde vão parar os impuros e pecadores?

4:19Sendo assim, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus, devem também confiar suas almas ao fiel Criador por fazerem o que é certo.

CAPÍTULO 5

5:1Aos mais velhos, irmãos espiritualmente maduros entre vocês, exorto – dentre os quais eu me incluo como tal, e também como testemunha dos sofrimentos do Ungido e como participante da glória que será revelada –: 5:2cuidem do rebanho de Deus que está entre vocês, tomando conta deles não por obrigação, mas por vontade própria. Não façam isso como uma forma de ganhar dinheiro, mas com uma boa atitude, 5:3sem exercer qualquer controle sobre os outros, mas por se tornarem exemplos para o rebanho.

5:4E então, na aparição do Pastor Chefe, vocês receberão a coroa da glória que nunca se apaga.

5:5Da mesma forma, os mais novos sejam cedentes aos mais velhos. Na verdade, todos vocês devem estar “vestidos” de humildade e ceder uns aos outros. Pois Deus se levanta em batalha contra os orgulhosos, mas concede graça aos humildes. 5:6Humilhem-se, assim, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no momento certo.

5:7Entreguem toda a ansiedade a ele, pois ele cuida de vocês. 5:8Sejam sóbrios; sejam vigilantes. O adversário de vocês, o diabo, anda ao seu redor como leão que ruge, procurando a quem possa devorar. 5:9Resistam-lhe firmemente na fé, sabendo que seus irmãos em outras partes do mundo estão experimentando os mesmos sofrimentos.

5:10E o Deus de toda graça – o que os chama para dentro da sua eterna glória no Ungido, Jesus –, depois de sofrerem um “pouco de tempo”, ele mesmo preparará, aperfeiçoará, fortalecerá vocês e os colocará sobre firmes alicerces. 5:11A ele seja a glória e o domínio por toda eternidade. Amém.

5:12Essa carta foi escrita por mim pelas mãos de Silvano, a quem considero um irmão fiel. Escrevi essa curta carta a vocês, instruindo-os e testificando sobre o que é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes nessa graça.

5:13Aquela que está na Babilônia, escolhida junto com vocês, lhes envia saudações, como também o faz Marcos, meu filho. 5:14Cumprimentem uns aos outros com beijo de amor. Que a paz esteja com todos vocês que estão no Ungido.

Final da Primeira Carta de Pedro

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Segunda Carta de Pedro