Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Carta de Tiago

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta aos Hebreus

A Primeira Carta de Pedro


A Carta de Tiago

CAPÍTULO 1

1:1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus, o Ungido, às doze tribos da Dispersão: saudações.

1:2Considerem tudo isto como júbilo, meus irmãos, quando estiverem cercados de várias provações, 1:3sabendo que a provação da sua fé produz paciência. 1:4E deixem a paciência trabalhar em vocês até que seja completa, para que possam ser espiritualmente maduros e aperfeiçoados, sem que lhes falte nenhuma virtude .

1:5Mas se em qualquer um de vocês falta sabedoria, que o tal peça a Deus, o qual dá liberalmente a todos sem criticá-los, e lhe será dada. 1:6Mas que peça em fé, sem vacilar no seu compromisso com o Senhor, pois aquele que vacila é como as ondas do mar, conduzidas pelo vento e jogadas de um lado para o outro. 1:7Por isso tal homem não deve imaginar que receberá coisa alguma do Senhor; 1:8visto que ele é uma pessoa de mente dupla e, portanto, instável em todos os seus caminhos.

1:9Mas o irmão de humilde condição deve alegrar-se em sua elevada posição espiritual, 1:10e os ricos alegrarem-se em seu abatimento, pois, como as flores das relvas, suas riquezas desaparecerão. 1:11Porque quando o sol se levanta com o vento abrasador e seca a relva, isso faz as flores caírem e a beleza de sua aparência é perdida. Assim também o homem rico desvanecerá, juntamente com as suas atividades.

1:12Abençoado é o homem que suporta provações, pois, depois de ter sido plenamente testado e aprovado, receberá a coroa da vida de Deus, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 1:13Que ninguém diga quando for tentado: “Eu sou tentado por Deus”, porque Deus é incapaz de ser tentado com o mal e ele mesmo não tenta a ninguém.

1:14Mas cada homem é tentado quando é seduzido por seus próprios desejos carnais e apanhado em uma armadilha. 1:15Então o desejo carnal quando concebe, dá à luz o pecado. E o pecado, quando amadurece, produz morte. 1:16Não sejam desviados da verdade, meus amados irmãos!

1:17Todas as coisas boas e cada dádiva perfeita vêm lá de cima, descendo do Pai das luzes celestiais, no qual não há incerteza nem sombra de desvio. 1:18Através da sua própria decisão, ele gerou a sua vida em nós através da palavra da verdade, para que fôssemos a glória máxima da sua criação.

1:19Com isso em mente, meus amados irmãos, que todos sejam prontos para ouvir, devagar para falar e demorados para se irar, 1:20porque a ira humana não resulta na expressão da justiça de Deus. 1:21Portanto, tendo deixado de lado toda a imundície imoral e o abundante mal, recebam com mansidão a palavra implantada, a qual é apta para salvar suas almas completamente. 1:22Mas sejam aqueles que colocam a palavra em prática, e não alguém que apenas a ouve, enganando a si mesmo.

1:23Pois, se alguém é meramente ouvinte da palavra e não a pratica, ele é como um homem que vê seu rosto natural em um espelho: 1:24ele se vê, vai embora e imediatamente esquece aquilo que sua aparência se assemelha.

1:25Mas aquele que olha profundamente para a lei perfeita, a lei da liberdade, e ali permanece – não sendo ouvinte esquecido, mas alguém que a pratica –, este homem será abençoado no que faz.

1:26Se qualquer um entre vocês pensa de si mesmo como alguém “religioso”, contudo não conserva controle sobre sua língua mas, em vez disso, engana a si mesmo, a religião desse homem para nada serve. 1:27A religião verdadeira que é sem mancha e pura diante do nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas em sua aflição e conservar a si mesmo para não ser contaminado pelo mundo.

CAPÍTULO 2

2:1Meus irmãos, não façam discriminação entre as pessoas em sua caminhada na fé do glorioso Senhor Jesus, o Ungido.

2:2Pois se alguém entra em suas reuniões usando anel de ouro e vestido com roupas caras, e um outro também entra, o qual é pobre, vestindo roupas sujas, 2:3e vocês tratam aquele que usa a roupa cara com especial respeito e dizem: “Sente-se aqui em um bom lugar”, mas dizem ao homem pobre: “Você pode ficar para lá”, ou “Sente-se aqui no chão ao lado da minha cadeira”, 2:4vocês não estão assim demonstrando favoritismo no meio de vocês e desse modo têm se tornado semelhantes a um juiz corrupto?

2:5Ouçam meus amados irmãos, não escolheu Deus aqueles que são pobres neste mundo para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? 2:6Mas vocês têm desonrado o homem pobre. Não são os ricos que os oprimem e os levam ao tribunal? 2:7Não são eles os que caluniam o honrado nome pelo qual são chamados?

2:8Se, contudo, vocês cumprem a lei real conforme as Escrituras: “Amará o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem. 2:9Mas, se fazem discriminação entre pessoas, cometem pecado e são expostos pela lei como transgressores.

2:10Pois qualquer que guarde toda a lei mas ainda erre em um ponto, ele é tão culpado como se tivesse quebrado todos. 2:11Porque aquele que disse: “Não cometa adultério”, também disse: “Não cometa homicídio”. Agora, se vocês não cometeram adultério, mas cometeram homicídio, vocês se tornaram transgressores da lei.

2:12Portanto vocês devem falar e agir como aqueles que serão julgados pela lei da liberdade. 2:13Porque o julgamento que virá será sem misericórdia para aquele que não mostrou nenhuma misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

2:14Como isto pode ser benéfico, meus irmãos, se um homem diz que tem fé, mas não faz coisa alguma? Pode esse tipo de “fé” o estar salvando? 2:15Se um irmão ou uma irmã está com falta de roupas e não tem o suficiente para comer todos os dias 2:16e um de vocês diz a ele: “Vá em paz, fique aquecido e satisfeito”, e contudo não suprem as coisas necessárias para o corpo, qual é a utilidade disso?

2:17Da mesma maneira a fé, se não resulta em ações, é considerada morta em si mesma. 2:18Mas alguém poderia dizer: “Você tem fé e eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem qualquer ação, e eu lhe mostrarei a minha fé através das minhas ações.

2:19Você acredita que Deus é um só? Que bom. Os demônios também creem nisso e estremecem com medo. 2:20Mas você ficaria feliz em saber – você homem infrutífero –, que a fé separada de suas ações resultantes é morta?

2:21Não foi Abraão, nosso pai, considerado justo por suas ações quando ofereceu Isaque, seu filho no altar? 2:22Aqui vocês veem que a fé estava trabalhando juntamente com ações dele e que, através dessas ações, sua fé foi consumada. 2:23Assim foi cumprida a Escritura que diz: “E Abraão creu em Deus e foi, portanto, considerado justo” e “Ele foi chamado o amigo de Deus”.

2:24Vocês veem então que um homem é considerado justo pelas ações, e não apenas pela fé. 2:25E, da mesma maneira, também não foi Raabe, a meretriz, considerada justa por causa de suas ações quando recebeu os mensageiros e depois os despediu por um outro caminho? 2:26Porque como o corpo separado do espírito é apenas um cadáver, da mesma forma a fé separada das ações é morta!*

CAPÍTULO 3

3:1Meus irmãos, não se tornem muitos de vocês professores, sabendo que receberemos o mais severo juízo.

3:2Porque todos cometemos muitos erros. Se alguém nunca peca em suas palavras, é um homem aperfeiçoado, capaz de controlar também o resto do seu corpo.

3:3Agora, quando colocamos rédeas na boca dos cavalos para que nos obedeçam, também dirigimos todo o seu corpo. 3:4Pensem também nos navios. Embora sejam tão grandes e conduzidos por fortes ventos, são direcionados por um leme muito pequeno, que conduz o navio para onde o timoneiro queira ir.

3:5Assim também a língua é um pequeno membro, todavia se gaba de grandes coisas. Observe quanta mata é incendiada por um pequeno fogo! 3:6E a língua é um fogo. A língua é um “universo” de injustiça entre os nossos membros que contamina a pessoa inteira, frequentemente criando um inflamado turbilhão de problemas no meio dos outros, e é ela mesma incendiada pela geena**.

*Tiago ensina aqui que a fé morta não justifica ninguém diante de Deus.

**Geena era o lixão nas proximidades de Jerusalém, para onde os habitantes levavam seu lixo para queimar. Sempre havia uma fumaça subindo dali; assim o termo passou a ser usado como uma figura do inferno. Notem que as pessoas não levavam o lixo àquele lugar para punição, mas para se livrar dele.

3:7Porque todo tipo de animais e pássaros, até mesmo répteis e a vida marinha, podem ser domados ou foram domesticados pelos poderes do homem. 3:8Mas ninguém é capaz de dominar a língua. É um mal desenfreado, cheio de veneno mortal. 3:9Com ela adoramos nosso Deus e Pai e com ela amaldiçoamos outros homens, os quais são feitos segundo a semelhança de Deus.

3:10Saindo da mesma boca provêm bênção e maldição. Meus irmãos, as coisas não devem ser dessa maneira. 3:11Pode um manancial da mesma fonte jorrar tanto água doce como amarga? 3:12Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira figos? Nenhum manancial pode produzir água salgada e água doce.

3:13Quem entre vocês é alguém sábio e entendido? Deixem-no mostrar pela sua vida reta que suas obras são um produto da docilidade que a sabedoria traz.

3:14Mas se o coração de vocês está cheio de afiada inveja {rivalidade, ambição} e contenda, não se levantem contra a verdade nem pervertam a verdade para alcançar seus objetivos.

3:15Esta sabedoria não é a sabedoria que desce do alto, mas é terrena, tem sua origem na alma e é demoníaca. 3:16Porque onde existe inveja {rivalidade, ambição} e contenda, há confusão e todo tipo de obra maligna.

3:17Mas aqueles que têm a sabedoria que vem de cima são antes de tudo, puros, pacíficos, gentis, facilmente persuadidos, cheios de misericórdia e bom fruto, imparciais e sem hipocrisia. 3:18E o fruto da justiça é semeado em paz por aqueles que promovem a paz.

CAPÍTULO 4

4:1De onde vêm as disputas e contendas entre vocês? Não é esta a origem? Elas provêm do desejo de ganho pessoal, o qual produz essa “guerra” entre vocês. 4:2Vocês desejam algo, mas não o tem, então vocês estão com inveja dos outros e até mesmo querem matá-los. Mas quando vocês ainda não têm o que desejam, disputam e brigam tentando obtê-lo. A verdade é: vocês não têm algo porque não o pedem. 4:3Além disso, vocês pedem e não o recebem porque pedem erroneamente, com a intenção de desperdiçá-lo em satisfação própria.

4:4Adúlteros, vocês não sabem que amar as coisas deste mundo os coloca contra Deus? Quem, portanto, escolhe ser amigável com o sistema deste mundo se faz inimigo de Deus. 4:5Ou vocês imaginam que a Escritura não tem propósito quando diz: “O Espírito que vive em nós anseia com ciúmes ser o único em nossos corações”?

4:6Mas ele dá abundante graça. Portanto a Escritura diz: “Deus dispõe a si mesmo em batalha contra os orgulhosos, mas dá graça aos humildes”.

4:7Portanto sejam submissos a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês.

4:8Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vocês. Limpem suas mãos, vocês pecadores, e purifiquem seus corações, vocês que estão vacilando em seu compromisso com o Senhor. 4:9Sejam afligidos, lamentem e chorem. Deixem seu riso ser transformado em luto e sua alegria em tristeza. 4:10Humilhem-se na presença do Senhor e ele os exaltará.

4:11Não falem uns contra os outros, irmãos. Aquele que fala contra um irmão ou julga seu irmão fala seguindo a lei e julga usando a lei. Mas se vocês julgam usando a lei, vocês não são alguém que guarda a lei, mas um juiz.

4:12Há apenas Um legislador e juiz, precisamente Aquele que é capaz de resgatar ou destruir. Mas vocês quem são, que julgam o seu próximo?

4:13Ouçam aqui vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para uma determinada cidade, passaremos um ano lá, faremos alguns negócios e ganharemos dinheiro”. 4:14Mas a verdade é que vocês não têm ideia do que vai acontecer amanhã. O que realmente é a vida de vocês? Pois vocês são apenas como vapor que aparece por um momento e depois desaparece.

4:15Em vez disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, continuaremos a viver e faremos isso ou aquilo”. 4:16Mas agora vocês se vangloriam com sua autoconfiança. Toda essa arrogância é maligna. 4:17Para aquele, portanto, que sabe o que é correto fazer e não o faz, para ele isso é pecado.

CAPÍTULO 5

5:1Vejam aqui vocês ricos! Lamentem e gemam sobre as calamidades que estão vindo sobre vocês. 5:2Suas riquezas apodreceram e suas vestes foram comidas por traças. 5:3O seu ouro e a sua prata estão corroídos. Sua corrosão será um testemunho contra vocês e consumirá sua carne como fogo. Vocês acumularam riquezas nos últimos dias.

5:4Recordam-se dos salários dos trabalhadores que ceifaram seus campos, aqueles dos quais vocês tiraram vantagem e pagaram insuficientemente? Esses trabalhadores estão clamando e os clamores dos ceifadores entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos celestiais.

5:5Vocês se satisfizeram a si próprios na terra e viveram luxuosamente. Vocês engordaram seus corações assim como se engorda um novilho para o dia da matança. 5:6Vocês condenaram e assassinaram o Justo e ele não lhes resistiu.

5:7Com tudo isso em mente, irmãos, sejam pacientes até a manifestação do Senhor. Olhem, o fazendeiro espera pelo precioso fruto da terra, sendo paciente até que receba as primeiras e as últimas chuvas. 5:8Sejam vocês também pacientes. Permaneçam firmes em seus corações, pois a vinda do Senhor se aproxima.

5:9Irmãos, não murmurem uns contra os outros para que não sejam julgados. Vejam, o Juiz está de pé logo ao lado de fora da porta.

5:10Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 5:11Vejam, nós chamamos “benditos” aqueles que perseveraram. Vocês ouviram falar da paciência de Jó e conhecem o fim que o Senhor planejou, demonstrando assim que o Senhor é cheio de compaixão e é misericordioso.

5:12Mas acima de todas as coisas, meus irmãos, não façam juramento, nem pelo céu, nem pela terra, nem qualquer outro juramento, mas deixem seu “sim” significar “sim”, e seu “não”, “não”, para que vocês não caiam em hipocrisia.

5:13Há alguém entre vocês sofrendo? Que o tal ore. Há alguém alegre? Cante louvores. 5:14Alguém está doente?* Que o tal chame os mais velhos, os irmãos espiritualmente maduros da comunidade dos chamados para fora** e os deixe orar sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. 5:15E a oração de fé curará aquele que está doente e o Senhor o levantará, e se ele tiver cometido pecados, serão perdoados.

5:16Portanto confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que possam ser curados. A oração de um homem justo é muito eficaz. 5:17Elias era um homem com paixões semelhantes às que temos, ainda assim orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu na terra por três anos e seis meses. 5:18E orou novamente e o céu deu chuva e a terra produziu o seu fruto.

5:19Meus irmãos, se qualquer um dentre vocês se desviou da verdade e alguém o ajuda a voltar, 5:20façam-no saber que aquele que recupera um pecador da ilusão de seu caminho salva uma alma da morte e cobre uma multidão de pecados.

*A palavra grega aqui pode significar fraqueza física ou espiritual.

**”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Carta de Tiago

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Primeira Carta de Pedro