Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Paulo aos Colossenses

A Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses


A Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses


CAPÍTULO 1

1:1Paulo, Silvano e Timóteo à comunidade dos tessalonicenses chamados para fora, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus, o Ungido: que tenham graça e paz. 1:2Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações. 1:3Nós também continuamente lembramos de vocês: a obra da fé, a labuta de amor e a perseverança de esperança em nosso Senhor Jesus, o Ungido, perante nosso Deus e Pai.

1:4Nós sabemos irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu 1:5devido à nossa mensagem de boas novas ter chegado a vocês não apenas em palavras, mas também em poder, no Espírito Santo e com profunda convicção.

Vocês sabem muito bem como nós nos conduzimos em seu benefício quando estivemos entre vocês. 1:6E vocês se tornaram nossos imitadores, até mesmo do Senhor, acolhendo a palavra em muita aflição, ainda que com a alegria do Espírito Santo, 1:7tanto que, se tornaram um exemplo para todos os que estão crendo na Macedônia e na Acaia.

1:8Porque a partir de vocês a palavra do Senhor foi amplamente disseminada, não somente na Macedônia e Acaia, mas em todos os lugares, a sua fé em Deus tem sido tão comentada que não necessitamos dizer coisa alguma.

1:9Porque eles mesmos relatam como foi quando chegamos a vocês: como se voltaram dos ídolos para Deus, a fim de servirem o Deus vivo e verdadeiro 1:10e aguardarem o seu Filho dos céus, o qual ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, aquele que está nos resgatando da ira que virá.

CAPÍTULO 2

2:1Pois vocês sabem irmãos, que, em relação à nossa ida até vocês, ela não foi vã. 2:2Mas tendo antes sofrido e sido tratados vergonhosamente em Filipos (como sabem), tornamo-nos ainda mais ousados em nosso Deus, em face de tamanha oposição, para lhes anunciar as boas novas de Deus.

2:3Porque nosso apelo a vocês não se baseou em erro, nem envolveu nenhum comportamento imoral, nem qualquer tipo de engano. 2:4Mas, visto que fomos aprovados por Deus para sermos encarregados com as boas novas, esta é a maneira com a qual falamos: não como agradando a homens, mas agradando a Deus, o qual prova nossos corações.

2:5Porque nunca fomos achados, em nenhum momento, usando de lisonjas para tentar convencê-los, como sabem; nem sutilmente tentando obter o seu dinheiro, Deus é nossa testemunha; 2:6nem estivemos buscando honra dos homens, quer de vocês quer de outros, mesmo quando poderíamos ter tentado impressioná-los como sendo “enviados” do Ungido.

2:7Mas, durante o tempo com vocês, fomos gentis, tal como uma mãe que amamenta, cuida atenciosamente de seus próprios filhos. 2:8Nosso afeto por vocês era tão grande que estávamos mesmo dispostos a entregar-lhes não somente a mensagem das boas novas de Deus, mas também as nossas próprias almas, pois vocês se nos tornaram muito queridos.

2:9Porque vocês se lembram, irmãos, do nosso labor e extenuante trabalho: como trabalhamos dia e noite para que não fôssemos um fardo financeiro a qualquer um de vocês. Essa é a maneira com que lhes proclamamos as boas novas de Deus. 2:10Vocês e Deus são testemunhas de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos comportamos com relação a vocês que estão crendo.

2:11Vocês sabem como tratamos cada um de vocês tal como um pai trata seus próprios filhos, exortando-os, encorajando-os e testemunhando-lhes 2:12que conduzissem suas vidas de maneira apropriada a alguém a quem Deus convidou para o seu próprio reino e glória.

2:13Por esta razão também agradecemos a Deus sem cessar, porque quando ouviram a palavra de Deus através de nós, a aceitaram, não como palavra de homens, mas como ela realmente é: a palavra de Deus, a qual também está operando em vocês que estão crendo.

2:14Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das comunidades daqueles que Deus chamou para fora no Ungido, Jesus, que estão na Judeia. Pois vocês também sofreram as mesmas coisas de seus próprios compatriotas, como eles dos judeus.

2:15Estes são os que mataram tanto o Senhor Jesus como os profetas e também nos expulsaram. Eles não são agradáveis a Deus, e são hostis a todos. 2:16Estão até mesmo tentando nos impedir de falar às nações de modo que possam estar sendo salvas. Ao fazê-lo, estão constantemente enchendo a medida de seus pecados. A ira, porém, virá sobre eles no fim.

2:17Mas nós, irmãos – sendo tirados de vocês por um curto período de tempo e estando fisicamente ausentes, mas não de coração –, desejamos realmente voltar e vê-los face a face. 2:18Tentamos, de fato, retornar a vocês. Eu, Paulo, tentei várias vezes, mas Satanás nos impediu.

2:19Porque qual é a nossa esperança, alegria ou coroa de júbilo? Não são vocês, quando estivermos juntos na presença do nosso Senhor Jesus em sua vinda? 2:20Porque vocês são a nossa glória e a nossa alegria.

CAPÍTULO 3

3:1Portanto, quando não podíamos mais esperar, achamos melhor sermos deixados em Atenas sozinhos. 3:2Enviando desse modo Timóteo, nosso irmão e cooperador juntamente com Deus na mensagem das boas novas sobre o Ungido, a fim de fortalecê-los e confortá-los na sua fé. 3:3Não queríamos que ninguém estivesse abalado pelo nosso sofrimento, porque vocês sabem que esse é o nosso destino.

3:4Porque na verdade, quando estivemos com vocês, nós os prevenimos de que sofreríamos aflições. E, como vocês sabem, isso aconteceu. 3:5Por esta razão também, quando já não podia esperar, enviei alguém a fim de que pudesse saber a respeito da fé de vocês – se de algum modo o tentador os tivesse tentado e nosso trabalho aí tivesse sido em vão.

3:6Mas quando Timóteo voltou da visita que lhes fez, trouxe-nos boas notícias a respeito da fé e amor de vocês, dizendo que sempre têm boas lembranças de nós e que até mesmo desejam nos ver, assim como também nós desejamos vê-los.

3:7Por isso, irmãos, fomos confortados em relação a vocês em meio a toda nossa angústia e aflição, ao ouvir sobre a sua fé. 3:8Pois agora nossa vida tem significado se permanecem firmes no Senhor. 3:9Como podemos agradecer a Deus o suficiente por vocês, em troca de toda a alegria que temos na presença dele em relação a vocês?

3:10Estamos orando diligentemente dia e noite para que possamos vê-los novamente, e cuidar de qualquer coisa que possa estar faltando à sua fé. 3:11Agora, possa nosso Deus e Pai, ele mesmo, e nosso Senhor Jesus dirigirem nosso caminho de volta a vocês.

3:12E possa o Senhor fazê-los crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos os homens, assim como nós também abundamos em amor a vocês. 3:13Assim, ele pode fundamentar o coração de vocês para que ele seja irrepreensível em santidade, quando estiverem diante de nosso Deus e Pai na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

CAPÍTULO 4

4:1Finalmente, então, irmãos, rogamos a vocês e os exortamos no Senhor Jesus que, como aprenderam de nós a viver de uma maneira que agrada a Deus (assim como estão fazendo agora), continuem a fazê-lo ainda mais. 4:2Pois vocês conhecem as instruções que lhes demos através do Senhor Jesus. 4:3Esta é a vontade de Deus: a santificação de vocês.

Quero enfatizar especificamente que se abstenham de sexo fora do vínculo matrimonial. 4:4Cada um de vocês deve saber como agir em relação ao seu próprio corpo em santidade e honra; 4:5não na paixão do desejo carnal, como os gentios que não conhecem a Deus.

4:6Ninguém deve ir além dos limites de Deus, usando fraudulentamente seu irmão ou irmã para o seu próprio prazer, porque o Senhor é o que tomará vingança dos ofensores concernente a todas essas coisas, sobre as quais já os advertimos e solenemente testificamos. 4:7Porque Deus não nos chamou para nos contaminarmos com atividades sexuais fora do casamento, mas à santidade.

4:8Portanto quem rejeita este ensino não rejeita mera opinião humana, mas rejeita a Deus o qual nos tem dado o seu Espírito Santo.

4:9Mas, com relação ao amor dos irmãos, não necessitam de que ninguém lhes escreva, pois vocês mesmos são ensinados por Deus a amarem uns aos outros. 4:10E de fato praticam isso com respeito a todos os irmãos que estão em toda a Macedônia. Mas nós os exortamos, irmãos, que assim o façam mais e mais.

4:11Além do mais, façam disto sua aspiração: levem uma vida quieta, ocupem-se de seus próprios negócios e trabalhem com suas mãos tal como nós os instruímos. 4:12De modo que a vida de vocês sejam atraente aos de fora, e também para que não estejam em necessidade de coisa alguma.

4:13Mas não queremos que sejam ignorantes, irmãos, a respeito daqueles que “adormeceram” {morreram}, para que não se aflijam como os outros que não têm esperança. 4:14Porque, visto que cremos que Jesus morreu e ressuscitou, também cremos que Deus trará aqueles que “adormeceram” em Jesus com ele, quando ele retornar.

4:15Nós dizemos isto a vocês pela palavra do Senhor, que nós, que estamos vivos e permanecemos aqui até a vinda do Senhor, de modo nenhum chegaremos à frente daqueles que adormeceram.

4:16Porque o próprio Senhor descerá do céu com uma ordem bradada por um arcanjo e com o soar da trombeta de Deus. Naquele momento, os mortos no Ungido ressuscitarão primeiro, 4:17e então os que estivermos vivos e ainda aqui, seremos levados às nuvens junto com eles, a fim de encontrarmos o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 4:18Portanto, consolem-se uns aos outros com estas palavras.

CAPÍTULO 5

5:1Mas irmãos, em relação aos tempos e às épocas, vocês não necessitam que coisa alguma lhes seja escrito. 5:2Pois sabem perfeitamente bem que o dia do Senhor virá como um ladrão à noite. 5:3Mas, quando eles estiverem estabelecendo* seus planos de paz e segurança, então destruição súbita virá sobre eles, assim como as dores de parto vêm sobre uma mulher grávida, e não haverá maneira de se escapar.

5:4Mas vocês, irmãos, não estão em trevas, para que aquele dia os surpreenda como um ladrão. 5:5Porque todos vocês são filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite ou das trevas. 5:6Por isso, não “adormeçamos” espiritualmente, como muitos o fazem; mas sejamos vigilantes e sóbrios. 5:7Porque os que dormem, dormem durante a noite; e os que se embriagam, embriagam-se à noite.

*A palavra grega aqui é “lego”, que também pode ser traduzida como “ninar”. Portanto este versículo poderia possivelmente ser lido: “Mas, quando todos forem colocados a dormir pela paz e segurança, então súbita destruição virá sobre eles”.

5:8Mas, visto que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo o peitoral da fé e do amor e pondo como capacete a esperança de salvação. 5:9Porque Deus não nos designou a sofrer sua ira, mas sim a tomar posse de nossa salvação em curso, através de nosso Senhor Jesus, o Ungido; 5:10o qual morreu por nós, de modo que, quer estejamos acordados ou dormindo, compartilharemos a vida de Deus juntamente com ele. 5:11Portanto exortem-se e edifiquem-se mutuamente, assim como também já estão fazendo.

5:12Mas rogamos-lhes, irmãos, que reconheçam os que incansavelmente trabalham entre vocês, cuidando de vocês no Senhor e os aconselhando. 5:13Tenham elevada consideração por eles em amor por causa do trabalho deles. Estejam em paz entre vocês.

5:14E nós os exortamos, irmãos, a que admoestem os que não estão fazendo nada, encorajem os tímidos, apoiem os fracos, sejam pacientes com todos. 5:15Vejam que ninguém retribua com outro mal a alguém que o tenha maltratado. Em vez disso, sigam sempre o que for bom uns para com os outros e para com todos.

5:16Regozijem-se sempre; 5:17orem sem cessar; 5:18deem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus para com vocês no Ungido, Jesus. 5:19Não sufoquem o Espírito. 5:20Não desprezem profecias. 5:21Provem todas as coisas e segurem-se firmemente àquilo que for bom. 5:22Abstenham-se de praticar qualquer forma de mal.

5:23E possa o próprio Deus da paz torná-los completamente santos, e possa todo o seu espírito, toda a sua alma e todo o seu corpo serem achados sem nenhuma falha, na presença de nosso Senhor Jesus, o Ungido. 5:24Aquele que os chamou é fiel. É ele quem fará isso também.

5:25Irmãos, orem por nós. 5:26Cumprimentem todos os irmãos com um beijo santo. 5:27Eu os oriento pelo Senhor a lerem esta carta a todos os irmãos. 5:28Possa a graça de nosso Senhor Jesus, o Ungido, ser com vocês.

Final da Primeira Carta de Paulo Tessalonicenses

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses