Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Carta de Paulo aos Colossenses

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Paulo aos Filipenses

A Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses


A Carta de Paulo aos Colossenses


CAPÍTULO 1

1:1Paulo, um enviado do Ungido, Jesus, pela vontade de Deus, juntamente com Timóteo, nosso irmão, 1:2àqueles separados por Deus, ou seja, os irmãos fiéis no Ungido que estão em Colossos. Que vocês tenham graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. 1:3Sempre damos graças a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus, o Ungido, quando oramos por vocês, 1:4porque ouvimos a respeito da fé de vocês no Ungido, Jesus, e sobre o amor que têm para com aqueles separados por Deus.

1:5Isso é resultado da esperança que está guardada para vocês nos céus,* sobre a qual já ouviram através da palavra da verdade da mensagem das boas novas. 1:6Essa mensagem que veio a vocês é a mesma que foi espalhada ao mundo inteiro, dando fruto e crescendo da mesma forma que vem acontecendo em vocês, desde que ouviram e conheceram a graça de Deus em verdade.

1:7Essa é a mensagem que vocês ouviram de Epafras, nosso amado conservo, que é um servo fiel do Ungido em favor de vocês. 1:8Foi ele que também nos declarou do amor que vocês têm no Espírito.

1:9Por essa razão, desde o dia em que ouvimos estas notícias, também não paramos de orar e pedir a Deus que vocês possam estar cheios do completo conhecimento do seu propósito por meio de toda sabedoria e entendimento espiritual.

1:10Oramos por vocês para que vivam de forma digna do Senhor, agradando-o em tudo, dando fruto em todo bom trabalho e crescendo no conhecimento de Deus.

1:11Oramos por vocês para que sejam fortalecidos com toda força, segundo o seu glorioso poder, resultando em uma vida de paciência e perseverança, 1:12dando graças com alegria ao Pai. É ele que os qualifica a ter parte da herança nas regiões da luz, juntos de todos aqueles separados por Deus.

*Esta “esperança guardada nos céus” é o novo corpo glorificado (Jo 14:3; 2 Co 5:1,2).

1:13É ele também que está nos resgatando da autoridade das trevas e está nos transferindo para dentro do reino do Filho que ele ama. 1:14É através dele também que temos a libertação de nossos pecados pelo pagamento por completo do resgate, por meio do derramamento do seu sangue.

1:15Ele, o Filho, é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação. 1:16Pois através dele todas as coisas foram criadas, tanto nos céus quanto na terra – as coisas que são visíveis e as coisas que são invisíveis –, tanto tronos, quanto reinos, domínios, ou governos: todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

1:17Ele existia antes de todas as coisas, e por ele todas as coisas são mantidas juntas. 1:18Ele é a cabeça do corpo, ou seja, daqueles que foram chamados para fora.* Ele é o princípio de todas as coisas e também o primogênito dos mortos, para que assim ele tenha a preeminência em todas as coisas.

1:19Pois o Pai teve muito prazer em que toda sua plenitude habitasse nele, 1:20e através dele restauraria todas as coisas ao seu estado anterior de harmonia consigo mesmo – incluindo as coisas dos céus e as coisas da terra –, tendo feito a paz pelo sangue da sua cruz.

1:21Mas, no passado, vocês eram alienados de Deus e eram seus inimigos; seus pensamentos corrompidos produziam suas obras malignas. 1:22Mas agora ele os está reconciliando consigo mesmo, no seu corpo físico, através da morte, com a finalidade de os apresentar diante dele mesmo: santos, sem culpa e acima da reprovação.

1:23Esse será o resultado se vocês continuarem na fé, sendo estabelecidos, permanecendo firmemente, sem serem desviados da esperança das boas novas que ouviram. Essa é a mensagem que está sendo proclamada em toda a criação debaixo do céu, da qual eu, Paulo, fui feito servo.

1:24Agora me alegro nos meus sofrimentos em favor de vocês. Completo a minha parte, no meu corpo, do que falta das aflições do Ungido por causa do seu corpo, que é toda a comunidade dos chamados para fora.* 1:25É por eles que eu me tornei um servo, segundo o encargo que Deus me deu, para lhes proclamar a palavra de Deus em sua totalidade.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

1:26Esse é o mistério que foi escondido por eras e gerações, mas agora foi revelado àqueles que ele separou para si mesmo. 1:27Esses são aqueles dentre os gentios, aos quais Deus se alegrou de revelar a transbordante abundância da glória contida neste mistério que é o Ungido em vocês, dando-lhes a esperança de serem glorificados com sua glória.

1:28É ele que proclamamos, advertindo a todos e ensinando a todos com toda sabedoria, para que possamos apresentar cada um aperfeiçoado no Ungido. 1:29Esse é o objetivo pelo qual eu também tanto me esforço, lutando de acordo com o poder dele que opera poderosamente em mim.

CAPÍTULO 2

2:1Pois quero que vocês saibam quão grande batalha interior tenho em favor de vocês, por aqueles de Laodicéa, e por tantos quantos não viram a minha face em pessoa. 2:2Eu anseio que seus corações sejam confortados e entrelaçados juntos em amor. Além disso, desejo que eles tenham a “riqueza” da completa confiança em Deus, que vem de um pleno entendimento do mistério de Deus – que é o Pai revelando a si mesmo –, que é o Ungido.*

2:3É nele que todo tesouro da sabedoria e do conhecimento está escondido. 2:4Digo isso para que ninguém venha a enganá-los com conversas persuasivas. 2:5Pois ainda que eu esteja ausente em pessoa, estou presente com vocês em espírito, alegrando-me e vendo o caráter divino e a firmeza da fé de vocês no Ungido.

2:6Da mesma forma que vocês receberam o Ungido, Jesus, o Senhor, andem nele, 2:7assim sendo enraizados e edificados nele – estabelecidos em sua fé assim como foram ensinados, transbordando em gratidão.

2:8Tenham cuidado para que ninguém os façam como seus cativos,** usando de filosofia e ideias enganosas e vazias, que é a forma como os homens costumam agir, seguindo os princípios deste mundo, que não são de acordo com o Ungido.

*Essa verdade é mais esclarecida no capítulo 1, versículo 5.

**Por persuadirem vocês a ouvi-los, e a confiar neles.

2:9Entendam isso: toda a plenitude da natureza divina habita nele corporalmente. 2:10E vocês estão sendo enchidos com ele, que é o cabeça de todo principado e poder! 2:11É também nele, que estão sendo circuncidados com a circuncisão não feita por mãos humanas, mas antes pela remoção da totalidade dos pecados da carne pela circuncisão espiritual que ocorre no Ungido.

2:12Já que estão sendo enterrados com ele pela morte que o batismo simboliza, vocês também estão sendo co-ressuscitados com ele, pela fé no poder de Deus, quem o levantou da morte. 2:13E vocês – sendo “mortos” por causa do pecado, ou seja, a condição de “incircuncisão” da carne – a vocês eu digo, ele dá a vida de Deus junto de si mesmo, graciosamente resgatando-nos de todos os nossos pecados.

2:14Ele também apagou a lista de decretos que eram contra nós e que se opunham a nós. Ele a tirou do caminho, pregando-a na cruz. 2:15Ele também tira de nós o domínio dos principados e das potestades, expondo claramente como estes operam, ele mesmo triunfando sobre eles.

2:16Assim, já que os decretos escritos foram “apagados,” não deixem que ninguém os julguem no que se refere às regras religiosas, tais como que tipo de carne vocês comem, o que bebem, ou a respeito de honrar um dia de festa religiosa, ou pela observação de uma lua nova, ou guardando o dia de sábado. 2:17Isso é porque essas coisas são apenas uma sombra das coisas espirituais que estavam por vir, mas o cumprimento delas está agora, no Ungido.

2:18Não deixem que ninguém roube a recompensa de vocês por insistirem na submissão voluntária e reverência aos mensageiros humanos. Tais homens enfatizam que dizem ter “visto” sem qualquer base genuína, e têm uma ideia carnal supervalorizada de sua própria importância.

2:19Quando vocês os reverenciam e se submetem a eles, vocês não estão se apegando seguramente à Cabeça, de quem todo o corpo, sendo suprido e unido pelas “juntas e ligamentos,” cresce com o crescimento de Deus.

2:20 Já que vocês estão morrendo com o Ungido para a essência desse mundo, por que, como ainda sendo parte do mundo, vocês ainda se sujeitam às ordenanças religiosas, terrenas 2:21como essas: não toquem nisso, não comam aquilo, ou não peguem tal coisa? 2:22Esses são apenas regulamentos a respeito de coisas perecíveis, todas as quais são consumidas pelo uso. São apenas preceitos e doutrinas humanas!

2:23São coisas que têm uma aparência de sabedoria: num tipo de “adoração” que o homem mesmo inventa, na auto-humilhação e no rigor para com o próprio corpo, mas que não têm valor algum no que se refere a controlar os apetites da carne.

CAPÍTULO 3

3:1Já que vocês estão sendo ressuscitados juntos com o Ungido, busquem as coisas genuínas que são do alto, onde o Ungido está sentado no lugar de honra e autoridade suprema de Deus. 3:2Fixem seus pensamentos nas coisas que são celestiais, e não nas coisas que são apenas tipos de sombras terrenas. 3:3Pois vocês morreram [e estão morrendo] juntos com o Ungido, mas a vida de Deus dentro de vocês é mantida encoberta por agora em Deus, junto com o Ungido. 3:4Mas, quando o Ungido, que é esta vida em nós, for revelado, então vocês também serão revelados juntos com ele, em esplendor glorioso.

3:5Estejam, então, mortificando aquilo que é parte da sua natureza terrena, isto é: sexo fora do casamento, atos sexuais impuros, lascívia, desejo pelo que é proibido, e a busca pela riqueza que é, na verdade, adoração ao dinheiro como um ídolo. 3:6É por causa dessas coisas que a punição de Deus está vindo sobre os filhos da desobediência.

3:7Vocês agiam dessa maneira quando vocês viviam praticando essas coisas, 3:8mas agora vocês devem pô-las todas de lado, isto é: fortes impulsos naturais, ataques de temperamento, o guardar rancor, maledicência e o uso de linguagem imunda. 3:9Não tirem vantagem dos outros, pois vocês estão se despindo do velho homem e sua conduta caída 3:10e se revestindo do novo homem que tem uma mente renovada do entendimento de como agir, correspondendo à imagem Daquele que o criou.

3:11No Ungido não há mais grego ou judeu, o que é circuncidado ou o que não é circuncidado, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas o Ungido é o “tudo” e está em todos os que creem.

Assim, como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se com um coração de compaixão, gentileza, humildade, mansidão, paciência; 3:13suportando uns aos outros e perdoando uns aos outros. Se algum de vocês tem uma reclamação contra outro, da mesma forma que Deus o perdoou, façam o mesmo.

3:14E acima de todas essas coisas vistam-se do amor, que é o elo da perfeição espiritual. 3:15Que a paz do Ungido seja o que orienta os seus corações. É para essa paz que vocês também foram chamados em um só corpo. Sejam sempre agradecidos.

3:16Que a palavra do Ungido viva ricamente dentro de vocês em toda sabedoria, enquanto vocês ensinam e admoestam uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais, cantando com graça em seus corações para Deus.

3:17E o que quer que vocês façam, quer seja falando ou fazendo, façam tudo no nome do {na realidade do} Senhor Jesus, dando graças a Deus o Pai através dele.

3:18Esposas, rendam-se completamente aos seus próprios maridos, como é apropriado no Senhor. 3:19Maridos, amem as suas mulheres incondicionalmente e não sejam amargurados com elas. 3:20Filhos, obedeçam os seus pais em todos os aspectos, pois isso é muito agradável ao Senhor. 3:21Pais, não provoquem seus filhos, para que eles não fiquem desencorajados.

3:22Servos [ou empregados], obedeçam aqueles que são seus senhores humanos em tudo, não somente quando alguém está olhando ou como que simplesmente agradando a homens, mas o façam com um coração sincero, temendo ao Senhor.

3:23O que quer que vocês façam, façam com todo o seu coração como que fazendo para o Senhor e não para os homens, 3:24sabendo que é do Senhor que vocês receberão a recompensa da herança.* Isso porque vocês estão de fato servindo ao Senhor, o Ungido. 3:25Mas aquele que age com injustiça, receberá a justa recompensa pela injustiça que fez, e não há favoritismo com Deus.**

* Herdando tudo que Deus tem, tudo que Ele é, e tudo que Ele criará como novo.

**Essa verdade inclui cristãos, que receberão a sua “recompensa” antes do tribunal do Ungido, que será uma grande surpresa para muitos.

CAPÍTULO 4

4:1Senhores, deem aos seus servos [e empregados] aquilo que é justo e honesto, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.

4:2Continuem persistentemente em oração, estando espiritualmente acordados e agradecidos. 4:3E orem por nós, também, para que Deus abra para nós a porta da palavra, nos capacitando a falar o mistério do Ungido (pelo qual eu me encontro também acorrentado) 4:4para que eu possa proclamá-lo da melhor maneira possível.

4:5Andem em sabedoria para com aqueles que estão fora do Ungido, usando o tempo disponível com sabedoria. 4:6Seja o seu discurso sempre cheio de graça, “temperado com sal,” para que vocês saibam como melhor responder a cada um.

4:7Tíquico os contará sobre todos os meus assuntos. Ele é um irmão amado, servo fiel, e companheiro escravo no Senhor, 4:8a quem (junto com Onésimo, o irmão amado e fiel que é um de vocês) eu enviei a vocês para esse mesmo propósito, para que vocês possam saber da nossa situação e para que possam confortar o seus corações. 4:9Eles contarão tudo o que está acontecendo por aqui.

4:10Aristarco, meu companheiro de prisão, e também a Marcos o primo de Bar-Nabé (sobre quem vocês foram instruídos a receberem caso ele vá até vocês), e Jesus, chamado Justo, que é da “circuncisão”. Esses são meus únicos companheiros de trabalho para com o Reino de Deus que são judeus, homens que tem sido um consolo para mim.

4:12Epáfras, um servo do Ungido, Jesus, que é um de vocês, os saúda. Ele está sempre orando diligentemente por vocês para que vocês possam ser aperfeiçoados e em completa conformidade com toda a vontade de Deus. 4:13Pois dou testemunho que ele tem uma preocupação profunda por vocês, por aqueles de Laodicéia e por aqueles em Hierápolis.

4:14Lucas, o médico amado e Demas mandam saudações a vocês. 4:15Saúdem os irmãos que estão em Laodicéia junto com Ninfa e com aqueles dos chamados para fora* que reúnem na casa dela.

4:16Quando esta carta for lida entre vocês, façam que seja lida também pela comunidade dos chamados para fora* de Laodicéia. Vocês devem ler a carta “de” Laodicéia** também.

4:17Digam a Arquipo, “Dê cuidadosa atenção ao ministério que você recebeu do Senhor e o cumpra”.

4:18Essa saudação é de mim, Paulo, escrita pela minha própria mão. Lembrem-se das minhas correntes. Que a graça seja com vocês.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

**A palavra usada aqui no grego é “de”, que indica a origem dessa carta. Mesmo assim, não é provável que os Laodiceanos tenham escrito para os Colossenses. Em vez disso, essa carta foi provavelmente escrita por Paulo para os Laodiceanos, mas que seria enviada “deles” para os Colossenses.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

A primeira carta de Paulo aos

Final da Carta de Paulo aos Colossenses

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses