Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Carta de Paulo aos Gálatas

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios

A Carta de Paulo aos Efésios


A Segunda Carta de Paulo aos Coríntios


CAPÍTULO 1

1:1Paulo, um enviado – não por homens, nem por nenhum meio humano, mas por Jesus, o Ungido, e Deus o Pai, que o ressuscitou dentre os mortos –, 1:2e todos os irmãos que estão comigo, às comunidades dos chamados para fora* na Galácia: 1:3graça a vocês e paz de Deus o Pai e de nosso Senhor Jesus, o Ungido, 1:4o qual se ofereceu a si mesmo por nossos pecados, com o fim de nos resgatar desta presente era degenerada, de acordo com a vontade de nosso Deus e Pai, 1:5para quem é a glória por toda a eternidade. Amém.

1:6Estou admirado que vocês estejam tão rapidamente trocando o seu chamado, que é por meio da graça do Ungido, por uma mensagem alterada, 1:7a qual não é uma mensagem completamente diferente, mas há alguns que estão causando problemas a vocês, ao corromperem a mensagem das boas novas com relação ao Ungido.

1:8Mas, ainda que nós ou um anjo do céu lhes proclame qualquer mensagem em paralelo à que lhes anunciamos, deixem-no ser colocado à parte para destruição.

1:9Assim como dissemos anteriormente, então agora repito: se alguém proclamar a vocês qualquer mensagem concernente ao Ungido paralela àquela que receberam de nós, deixem-no ser colocado à parte para destruição.

1:10Pois estou eu agora procurando o favor de Deus ou estou me esforçando para agradar aos homens? Se eu ainda estivesse agradando aos homens, não seria um servo do Ungido.

1:11Porque eu quero que vocês saibam, irmãos, com relação à mensagem das boas novas por mim proclamada, que ela não é de origem humana. 1:12Pois também não a recebi de nenhum homem, nem fui ensinado por homens, mas ela chegou a mim diretamente através da revelação de Jesus, o Ungido.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

1:13Pois vocês ouviram da minha conduta no passado, enquanto eu ainda estava no judaísmo, quão excessivamente persegui as comunidades dos que Deus chamou para fora e as devastei. 1:14E eu progredi no judaísmo além de muitos da minha idade entre os meus compatriotas, sendo extremamente zeloso pelas tradições dos meus pais.

1:15Mas quando agradou a Deus – o qual me separou ainda no ventre da minha mãe –, ele então me chamou através da sua graça 1:16com o propósito de revelar o seu Filho em mim, de modo que eu o proclamasse entre as nações. Desde o início, não me consultei com carne e sangue, 1:17nem subi a Jerusalém aos que foram enviados antes de mim, mas fui para a Arábia e mais tarde, retornei a Damasco.

1:18Então, depois de três anos, subi a Jerusalém para visitar Cefas e fiquei com ele quinze dias. 1:19Mas eu não vi nenhum dos outros enviados, exceto Tiago, o irmão do Senhor. 1:20(Agora, a respeito destas coisas que estou escrevendo a vocês, vejam; diante de Deus, não estou mentindo.)

1:21Em seguida, cheguei às regiões da Síria e da Cilícia. 1:22Meu rosto ainda era desconhecido para as comunidades dos chamados para fora na Judeia, que estão no Ungido, 1:23mas apenas ouviram dizer que “aquele que uma vez nos perseguiu, agora proclama a fé que tentou destruir”, 1:24e eles glorificaram a Deus por minha causa.

CAPÍTULO 2

2:1Então, catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, desta vez com Bar-Nabé, tomando também Tito comigo. 2:2Subi a respeito da revelação que me foi dada e coloquei diante deles a mensagem das boas novas que proclamo entre os gentios. Mas o fiz em particular, perante aqueles que pareciam ter uma reputação, caso, de alguma forma estivesse correndo ou tivesse corrido em vão.

2:3Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, e que é grego, foi constrangido a ser circuncidado. 2:4Porém isso se tornou uma questão por causa de alguns falsos irmãos que foram secretamente introduzidos a fim de espiar nossa liberdade que temos no Ungido, Jesus, de modo que possam nos escravizar à lei. 2:5Mas não cedemos em submissão a eles, não, nem mesmo por uma hora, para que a verdade das boas novas possa permanecer com vocês.

2:6Agora, aqueles que pareciam ser “especiais” (fossem lá o que fossem, não faz diferença para mim: Deus não reconhece tais distinções humanas), eles, eu digo, que pareciam ser importantes, não me transmitiram coisa alguma. 2:7Pelo contrário, eles perceberam que a mim foram confiadas as boas novas para os incircuncisos, assim como a Pedro foram confiadas as boas novas para aqueles que são circuncidados. 2:8(Porque Aquele que trabalha em Pedro como um enviado para a “circuncisão”, também trabalha em mim para com os gentios.)

2:9Quando viram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João – aqueles que tinham a reputação de serem colunas –, deram a Bar-Nabé {filho do encorajamento} e a mim, a mão direita da comunhão a fim de que fôssemos às nações, mas eles iriam àqueles que são circuncidados. 2:10Eles apenas enfatizaram que deveríamos nos lembrar dos pobres, o que eu também fui zeloso em fazer.

2:11Mas, quando Cefas veio a Antioquia, resisti a ele na cara devido ao seu comportamento errado. 2:12Pois antes de certos irmãos virem da parte do Tiago, ele comia com os gentios, contudo, quando vieram, ele recuou e se separou, temendo aqueles que enfatizavam a circuncisão. 2:13E os outros judeus também traíram suas convicções juntamente com ele, tanto que até Bar-Nabé foi levado pela hipocrisia deles.

2:14Mas quando vi que eles não agiam corretamente de acordo com a verdade da mensagem das boas novas, eu disse a Cefas na frente de todos: “Se você, sendo judeu, vive como os gentios e não como os judeus, porque você constrange os gentios a se judaizarem?”

2:15Nós, sendo judeus por natureza e não gentios pecadores, 2:16percebemos que um homem não é feito justo por guardar a lei, mas pela fé que tem sua origem em Jesus, o Ungido. Nós, judeus, também cremos no Ungido, Jesus, de modo que estaremos sendo feitos justos pela fé que vem do Ungido e não por praticar a lei. Isto é porque ninguém será feito justo por guardar as ordenanças da lei.

2:17Porém, se enquanto procuramos ser feitos justos no Ungido [em vez de pela lei] às vezes nós mesmos pecamos, é o Ungido um ministro do pecado? Nunca! 2:18Mas se eu tento reconstruir as coisas que foram destruídas no Ungido [isto é, a lei], esta é a maneira com que eu realmente torno a mim mesmo um pecador [por me esforçar na carne para ser justo].

2:19Porque uma vez que eu “legalmente” morri com o Ungido, eu também morri para a lei, a fim de que Deus seja agora a minha fonte de vida. 2:20Eu fui [e estou sendo] crucificado com o Ungido. Portanto eu não vivo mais por minha própria vida, mas vivo pela vida do Ungido que está em mim; e a vida que agora vivo no corpo físico, eu a vivo pela fé cuja fonte é o Filho de Deus que me amou e se entregou a si mesmo por mim.

2:21Desse modo, eu não torno a graça de Deus vã, pois se a retidão pudesse ser alcançada por se guardar a lei, o Ungido teria morrido inutilmente.

CAPÍTULO 3

3:1Ó insensatos gálatas, quem os conduziu sob maligno feitiço, a vocês, perante cujos olhos Jesus, o Ungido, foi revelado como crucificado? 3:2Quero saber apenas isto de vocês: Receberam o Espírito por obedecerem à lei ou por ouvirem e, em seguida, crerem? 3:3São assim tão insensatos? Tendo começado no Espírito, vão agora ser aperfeiçoados através do esforço carnal? 3:4Sofreram tantas coisas em vão, se elas realmente foram em vão?

3:5Portanto, quem lhes ministra o Espírito e opera milagres entre vocês, o faz por guardar a lei ou por ouvir da parte de Deus e depois agir em fé? 3:6Considerem o exemplo de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.

3:7Portanto, entendam que aqueles que vivem de acordo com a fé são os verdadeiros filhos de Abraão. 3:8E a Escritura predisse que Deus faria os gentios justos pela fé, quando ele anunciou as boas novas de antemão a Abraão dizendo: “Todas as nações serão abençoadas através de você” (Gn 12:3; 18:18; 22:18). 3:9Assim sendo, os que estão vivendo pela fé são abençoados com o fiel Abraão.

3:10Porque todos os que dependem das obras da lei para serem justos diante de Deus estão sob maldição, pois está escrito: “Todo aquele que não continuar praticando todas as coisas que estão escritas no livro da lei é amaldiçoado” (Dt 27:26). 3:11Agora, o fato de que ninguém é considerado justo diante de Deus por guardar a lei é óbvio, pois: “O justo é aquele que conduz a sua vida pela fé” (Hc 2:4). 3:12E guardar a lei não é fé. Em vez disso, “Aquele que guarda as leis viverá por elas” (Lv 18:5).

3:13O Ungido nos libertou da maldição da lei, tendo-se tornado amaldiçoado a nosso favor, pois está escrito: “Todo aquele que for pendurado em uma viga de madeira é amaldiçoado” (Dt 21:23). 3:14Dessa maneira, a bênção de Abraão pode vir sobre os gentios no Ungido, Jesus, para que possam receber a promessa do Espírito através da fé.

3:15Irmãos, vou usar um exemplo humano aqui: mesmo quando os homens fazem uma aliança {contrato}, uma vez que tenha sido concordada, ninguém a anula ou lhe acrescenta. 3:16Agora, as promessas celestiais foram faladas a Abraão e à sua semente. Ele não disse “E às suas sementes”, como se houvesse muitas, mas somente uma: “E à sua semente”, a qual é o Ungido.

3:17Agora digo isto: uma vez que uma aliança {contrato} já foi ratificada por Deus, a lei que veio quatrocentos e trinta anos depois não a anula de modo a abolir a promessa. 3:18Pois, se a herança é através da lei, não é mais por uma promessa. Mas Deus a concedeu a Abraão através de uma promessa.

3:19Para que serve, então, a lei – a qual foi ordenada através de anjos e dada a nós por meio da mão de um mediador? 3:20(Agora, a mediação envolve mais de uma pessoa, mas Deus é um.) Ela foi adicionada para tornar os homens conscientes de seus pecados, até que a Semente viesse a respeito da qual a promessa havia sido feita.

3:21Seria a lei, então, contra as promessas de Deus? Nunca! Pois se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder a vida de Deus, verdadeiramente a retidão teria sido produzida através da lei. 3:22Mas as Escrituras mostram que todos são culpados de pecado, a fim de que a promessa, que vem pela fé cuja fonte é Jesus, o Ungido, possa estar sendo provida aos que estão crendo.

3:23Mas, antes que a fé chegasse, fomos mantidos sob a proteção da lei; sendo guardados por ela para a fé que posteriormente seria revelada. 3:24Assim a lei tornou-se nossa tutora para nos conduzir ao Ungido, para que possamos estar sendo feitos justos através da fé. 3:25Mas agora que a fé chegou, não estamos mais sob uma tutora (a lei). 3:26Porque todos vocês são filhos de Deus através da fé que vem do Ungido, Jesus.

3:27Pois, todos que estão sendo imersos no Ungido, estão assim vestindo-se do Ungido. 3:28Nele não pode haver nem judeu nem grego, nem escravo nem livre. Não pode haver nem homem nem mulher, pois todos vocês são um no Ungido, Jesus. 3:29E se vocês são do Ungido, então são semente de Abraão, herdeiros de acordo com a promessa.

CAPÍTULO 4

4:1Mas digo que, enquanto o herdeiro é uma criança, ele não é diferente de um escravo, ainda que seja o senhor de tudo; 4:2todavia está sob tutores e mordomos até o dia designado pelo pai. 4:3Assim também, quando éramos crianças, fomos escravizados sob os princípios terrenos da lei.

4:4Porém, quando chegou o tempo para o cumprimento das suas promessas, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 4:5de modo que ele pudesse libertar, pelo pagamento completo do resgate, aqueles que estavam sob a lei, a fim de que pudéssemos receber o posicionamento especial na família de Deus como filhos maduros.

4:6E porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho aos seus corações, o qual está clamando: “Abba, Pai”. 4:7A consequência é que agora já não somos escravos da lei, mas filhos e, se filhos, então herdeiros de Deus também.

4:8No entanto, não conhecendo a Deus naquele tempo, vocês se submeteram aos regulamentos religiosos daqueles “deuses” que, por natureza, não são deuses de modo algum. 4:9Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como é que vocês tornam novamente a praticar uma série de regulamentos fracos e inúteis aos quais desejam ser escravizados como o foram anteriormente?

4:10Por exemplo: vocês observam dias, meses, períodos e anos como religiosamente especiais. 4:11Preocupa-me ter, de alguma forma, trabalhado em vão entre vocês. 4:12Rogo-lhes, irmãos, tornem-se como eu sou, porque eu também tenho me tornado como vocês são. Vocês nunca me trataram mal.

4:13Vocês se lembram que, por causa de uma enfermidade da carne, proclamei a mensagem das boas novas a vocês na primeira vez. 4:14Vocês não desprezaram nem rejeitaram aquilo que era um aborrecimento no meu corpo físico, mas me receberam como um mensageiro de Deus, como se eu fosse o Ungido, o próprio Jesus.

4:15Para onde então foi a alegria de vocês? Pois eu testemunho que, se possível, teriam arrancado seus próprios olhos e os entregado a mim. 4:16Então, tenho eu agora me tornado inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?

4:17Eles (os judaizantes) zelosamente os buscam, mas não para o seu benefício. Em vez disso, querem aliená-los de sua dependência exclusiva em Jesus, para que sejam zelosos por eles. 4:18Mas é bom sempre ser zeloso por uma boa coisa, e não somente quando estou presente com vocês.

4:19Meus filhinhos – pelos quais novamente sofro trabalhos de parto até que o Ungido seja plenamente formado em vocês –, 4:20desejaria poder estar presente com vocês agora e mudar o meu tom, pois estou perplexo com relação a vocês.

4:21Digam-me, vocês que desejam estar sob a lei: não entendem o que a lei diz? 4:22Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um pela escrava e um pela mulher livre.

4:23No entanto, o filho da escrava nasceu através dos esforços da carne, mas o filho da mulher livre nasceu através da promessa. 4:24Essas coisas contêm uma alegoria. Pois essas mulheres representam duas alianças. Uma é do monte Sinai, a qual é ‘Agar’ nesta alegoria, que gera filhos para a escravidão da lei.*

4:25Agora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém que agora é, porque ela está escravizada à lei com seus filhos. 4:26Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é nossa mãe. 4:27Pois está escrito: “Alegre-se, você, estéril, que nunca deu à luz. Rompa e clame, você que nunca teve dores de parto. Porque os filhos da mulher que foi deixada só são mais do que os da que tem marido” (Is 54:1).

*Monte Sinai é o lugar onde Moises recebeu a lei.

4:28Agora nós, irmãos, como foi Isaque, somos filhos da promessa. 4:29Contudo, assim como foi então, o que nasceu através dos esforços da carne perseguiu o que foi gerado pelo Espírito. Igualmente é hoje.

4:30No entanto, o que diz a Escritura? “Lança fora a escrava e seu filho, pois o filho da escrava não herdará com o filho da mulher livre” (Gn 21:10). 4:31Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.

CAPÍTULO 5

5:1O Ungido nos libertou para a liberdade. Permaneçam firmes, portanto, e não sejam novamente amarrados em um jugo de escravidão à lei. 5:2Compreendam isto: eu, Paulo, digo-lhes que, se você é circuncidado, o Ungido deixa de ter qualquer benefício para você. 5:3Agora, eu afirmo a todos os que recebem a circuncisão que estão sob uma obrigação de praticar toda a lei. 5:4Pois quando você quer ser feito justo por guardar a lei, a graça se torna ineficaz para você, e assim também o Ungido se torna inoperante em você.

5:5Porque a nossa confiança está na expectativa da retidão, que é produzida em vocês pelo Espírito através da fé.

5:6Pois no Ungido, Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão podem capacitar alguém a viver retamente, mas a fé operando através do amor, sim. 5:7Vocês estavam correndo bem. Quem os fez recuar de serem persuadidos pela verdade? 5:8Essa ingenuidade não vem Daquele que os chamou. 5:9Um pouco de levedura* fermenta toda a massa.

5:10Tenho confiança em vocês no Senhor de que não pensarão de nenhuma outra forma. Mas aquele que os perturba um dia encarará o julgamento, quem quer que seja.

5:11Mas eu, irmãos, se ainda prego a circuncisão, isto é, a lei, por que ainda sou perseguido? Pois desse modo, a ofensa da cruz teria sido retirada. 5:12Desejo que aqueles que estão lhes causando esses problemas simplesmente se cortem a si próprios {grego: amputar, castrar}.

5:13Pois vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Apenas não usem esta liberdade como oportunidade para satisfazer a carne, mas através do amor sirvam uns aos outros como servos. 5:14Porque toda a lei se cumpre em uma palavra, exatamente nesta: “Amará o próximo como a si mesmo” (Lv 19:18). 5:15Mas se vocês se morderem e se devorarem uns aos outros, tenham cuidado para que não sejam consumidos uns pelos outros. 5:16Porém eu digo: andem pelo Espírito e não vão realizar os desejos impuros da carne.

*Neste contexto, um pouco de “levedura” ou “fermento” significa guardar a lei um pouco.

5:17Porque a carne anseia pelo que é contra a natureza do Espírito, e o Espírito pelo que é contra a natureza da carne, pois eles estão em oposição um em relação ao outro. A consequência é que vocês não devem praticar tudo o que desejam fazer. 5:18Mas quando vocês estão sendo dirigidos pelo Espírito, não estão sob a lei.

5:19Agora, as obras da carne são óbvias, as quais são estas: sexo fora do vínculo matrimonial, relacionamentos impuros, comportamento sexual mundano, 5:20adoração a qualquer outra coisa além de Deus, feitiçaria e uso de drogas, ira guardada, discussões, ciúmes, explosões furiosas, ambições egoístas, exclusão de pessoas, separação em grupos especiais, seletos, 5:21inveja, embriaguez, festas dissolutas e coisas semelhantes a estas, contra as quais eu os previno agora mesmo, bem como já os preveni de que aqueles que praticam tais coisas de modo nenhum herdarão o reino de Deus que está por vir [o Milênio].

5:22Mas o fruto que o Espírito produz é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 5:23mansidão e domínio próprio. Contra tais virtudes não há lei. 5:24E aqueles que estão sendo guiados pelo Ungido, Jesus, crucificam a carne com seus apetites e desejos impuros. 5:25Visto que temos a vida de Deus em nosso espírito, devemos andar pelo espírito {ou Espírito}.

5:26Não nos tornemos orgulhosos, competindo uns contra os outros e invejando uns aos outros.

CAPÍTULO 6

6:1Irmãos, se alguém for apanhado em algum pecado, vocês, que são espirituais, devem recuperar tal pessoa em espírito de brandura, sendo cuidadosos consigo mesmos para que também não venham a ser tentados.

6:2Carreguem as cargas uns dos outros e dessa forma cumpram a lei do Ungido. 6:3Se um homem pensa em si mesmo como sendo alguém especial, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 6:4Mas que cada homem examine criticamente o seu próprio trabalho. Então ele manterá seu orgulho para si mesmo e não buscará a aprovação de outros. 6:5Porque todos serão responsáveis por suas próprias obras. 6:6Aquele que é ensinado na palavra compartilhe todas as boas coisas com aquele que ensina.

6:7Não se iludam! Não imaginem que vocês podem enganar a Deus! Pois o que quer que um homem semeie é exatamente igual ao que ele colherá. 6:8Pois o que semeia seguindo os desejos de sua carne, dessa atividade carnal colherá destruição. Mas ao que semeia pela submissão ao Espírito, do Espírito colherá cada vez mais da vida eterna de Deus.

6:9E não comecemos a desanimar em fazer o bem, pois, no tempo determinado, iremos colher, caso não nos cansemos. 6:10Portanto, uma vez que ainda temos algum tempo restante, façamos o bem a todos os homens e, sobretudo, aos membros da família da fé.

6:11Notem quão grandes são as letras que escrevo a vocês em minha própria caligrafia. 6:12Aqueles que querem criar uma boa aparência aos outros na carne, são aqueles que os obrigam a ser circuncidados, para que não sejam perseguidos por causa da cruz do Ungido. 6:13Entretanto, mesmo aqueles que recebem a circuncisão não guardam a lei eles próprios, mas querem que vocês sejam circuncidados para se vangloriarem em sua carne.*

6:14Mas eu não irei me gloriar, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus, o Ungido, através do qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. 6:15Porque nem a circuncisão nem a incircuncisão podem capacitar alguém a viver retamente, mas a nova criação em nosso espírito, sim.

6:16E todos quantos caminham por este padrão, que a paz e a misericórdia possam ser sobre eles, precisamente sobre o Israel de Deus. 6:17Daqui em diante, que ninguém me perturbe, porque eu carrego as cicatrizes de Jesus “marcadas com ferro quente” no meu corpo. 6:18A graça de nosso Senhor Jesus, o Ungido, seja com o espírito de vocês, irmãos. Amém.

*Estes gostavam de gabar-se de quantos “convertidos” fizeram ao circuncidá-los.

Final da Carta de Paulo aos Gálatas

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Carta de Paulo aos Efésios