Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Carta de Paulo aos Filipenses

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Paulo aos Efésios

A Carta de Paulo aos Colossenses


A Carta de Paulo aos Filipenses


CAPÍTULO 1

1:1Paulo e Timóteo, servos do Ungido, Jesus, a todos os que foram separados por Deus no Ungido, Jesus, que se encontram em Filipos, juntamente com os sentinelas e servos: 1:2Graça a vocês e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus o Ungido.

1:3Agradeço a meu Deus todas as vezes que lembro de vocês. 1:4Em todas as minhas orações em favor de todos vocês, sempre oro com alegria 1:5por causa da sua parceria em espalhar a mensagem das boas novas, desde o início até agora.

1:6Tenho confiança nisto: que aquele que começou um bom trabalho em vocês irá completá-lo até o “dia” de Jesus o Ungido. 1:7É apropriado que eu pense dessa forma sobre todos vocês, pois são íntimos em meu coração. Isso porque vocês são todos co-participantes comigo na graça, tanto no meu cativeiro quanto na defesa e no estabelecimento da mensagem das boas novas.

1:8Pois Deus é minha testemunha do quanto anseio por todos vocês, com as brandas misericórdias do Ungido, Jesus. 1:9E oro para que o seu amor possa abundar cada vez mais, sendo temperado com todo conhecimento e discernimento, 1:10para que possam discernir as diferentes situações que aparecem.

Desta forma, vocês serão puros e sem culpa no dia do Ungido, 1:11tendo suas vidas cheias com todas as características {frutos} de retidão que vêm a nós através de Jesus, o Ungido, para a glória e louvor de Deus.

1:12Agora quero que saibam, irmãos, que as coisas que aconteceram comigo, em vez de serem ruins, têm contribuído para o progresso da mensagem de boas novas, 1:13de tal forma que se tornou evidente em toda a guarda do palácio e para todos os outros que as minhas correntes são por causa do Ungido.

1:14E a maioria dos irmãos no Senhor, tornando-se confiantes por verem como suporto o meu cativeiro, estão mais abundantemente corajosos em falar a palavra de Deus de maneira destemida. 1:15Claro que alguns pregam o Ungido por causa de inveja, querendo parecer superiores, mas outros de bom coração. 1:16Um grupo proclama o Ungido por ambição egoísta, não o faz com sinceridade, imaginando que estão fazendo minhas correntes ainda mais pesadas por proclamarem abertamente enquanto eu não posso.

1:17Outros o fazem por amor, sabendo que sou designado por Deus para a defesa das boas novas. 1:18Qual é o resultado? Que de toda forma quer seja por motivos errados, quer seja na sinceridade, o Ungido é proclamado, e nisso eu me alegro, sim, e continuarei a me alegrar.

1:19Pois sei que isso vai contribuir no desenvolvimento da minha salvação, através das suas orações e do suplemento do Espírito de Jesus, o Ungido.

1:20Sendo assim, é minha sincera expectativa e esperança que não vá me desgraçar de maneira alguma. Em vez disso, confio que com toda intrepidez, como sempre e também agora, o Ungido será magnificado em meu corpo, quer por vida, quer por morte. 1:21Pois, para mim, viver é o Ungido e morrer é ganho.

1:22Mas se continuar vivendo no corpo físico – se isso vai trazer fruto do meu trabalho –, então não sei o que escolher. 1:23Então fico dividido entre os dois, tendo desejo de partir e estar com o Ungido, pois é muito melhor. 1:24Ainda assim, permanecer aqui neste corpo é mais necessário por vocês. 1:25E tendo essa confiança, sei que permanecerei, sim, e ficarei com vocês todos para seu progresso e alegria na fé.

1:26Dessa forma, o seu regozijo junto comigo abundará no Ungido, Jesus, quando eu estiver presente com vocês de novo. 1:27Apenas façam que a forma pela qual vivem seja digna da mensagem do Ungido, para que, quer eu vá vê-los, quer esteja ausente, possa ouvir da condição de vocês que permanecem firmes em um único espírito, com uma só alma, colaborando na fé das boas novas.

1:28Não tenham medo, de maneira alguma, daqueles que se opõem a vocês. Para eles sua falta de medo é um sinal de sua destruição futura, mas para vocês é a prova da sua salvação que vem de Deus. 1:29Foi-lhes dado graciosamente, em nome do Ungido, não apenas o crer nele, mas também o sofrer por ele. 1:30Essa é a mesma batalha que viram que tenho e que ouvem que ainda estou tendo.

CAPÍTULO 2

2:1Sendo assim, se há algum conforto no Ungido, se há algum consolo de amor, se há alguma comunhão de espírito, se há alguma tenra misericórdia ou compaixão, 2:2completem a minha alegria por serem da mesma opinião, tendo o mesmo amor, sendo unidos, tendo o mesmo entendimento.

2:3Não façam nada por rivalidade ou por ambição egoísta, mas tendo humildade, cada um deve considerar o outro melhor que si mesmo. 2:4Cada um não deve buscar somente seus próprios interesses, mas cada um deve também cuidar dos interesses dos outros.

2:5Vocês devem ter a mentalidade que o Ungido, Jesus, tinha, o qual, existindo na forma de Deus, não considerou a sua igualdade a Deus, algo a se preservar. 2:7Em vez disso, ele se esvaziou, tomando a forma de um servo, até se tornar à semelhança do homem. 2:8Então, achando-se em forma humana, ele se humilhou ainda mais e se tornou obediente até mesmo à morte, sim, à humilhante, dolorosa morte de cruz.

2:9Por esta razão também Deus o exaltou e deu o nome que é acima de todo nome 2:10para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre – de seres celestiais, de seres terrestres e de seres debaixo da terra – 2:11e toda língua confesse que Jesus o Ungido, é a Autoridade Suprema, para a glória de Deus, o Pai.

2:12Sendo assim, meus amados, como vocês têm obedecido ao Senhor, não apenas quando eu estava presente, mas agora muito mais na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor reverente e com tremor. 2:13Pois é Deus quem trabalha em vocês tanto para desejarem quanto para fazerem o que o agrada.

2:14Façam tudo sem reclamar e discutir, 2:15para que vocês sejam sem defeitos ou mistura, filhos de Deus sem falhas no meio de uma geração depravada e corrupta deste mundo, dentre os quais vocês brilham como estrelas celestes.

2:16Demonstrem através de suas vidas os resultados da palavra da vida de Deus, assim terei algo de que me orgulhar no dia do Ungido, mostrando que não corri em vão, nem trabalhei sem resultados. 2:17Sim, e se acontecer que a minha vida seja derramada como um sacrifício a serviço da sua fé, serei grato e regozijarei com todos vocês. 2:18Da mesma forma, vocês também devem ser alegres e se regozijarem comigo.

2:19Mas espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo logo, para que eu também possa ser animado quando ouvir sobre a condição de vocês. 2:20Pois não tenho outro alguém que pensa igual eu penso, que cuidará genuinamente do seu bem-estar. 2:21Pois todos os outros buscam apenas algum benefício próprio, não se importando com o que é importante para Jesus o Ungido. 2:22Mas vocês viram o caráter dele, que, assim como um filho trabalha com o seu pai, essa é a forma pela qual ele serviu comigo nas boas novas.

2:23Assim espero enviá-lo imediatamente após eu ver o que vai acontecer comigo. 2:24Mas confio no Senhor que eu mesmo irei também em breve. 2:25Achei necessário enviar-lhes Epafrodito – meu irmão, cooperador e companheiro soldado, mensageiro que vocês enviaram para cuidar de minhas necessidades –, 2:26já que ele estava ansioso para ver todos vocês e preocupado, pois vocês ficaram sabendo que ele estava doente.

2:27De fato, estava muito doente e quase morreu, mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

2:28Assim o enviei com certa urgência, para que quando vocês o virem novamente, possam se regozijar com grande alegria, e eu também poderia ficar livre de tristeza.

Recebam-no, então, no Senhor com muita alegria, e o respeitem, pois ele chegou quase à morte no serviço do Ungido, arriscando sua vida para me servir de uma forma que vocês não puderam fazer pessoalmente.

CAPÍTULO 3

3:1Finalmente, meus irmãos, regozijem-se no Senhor. Escrever-lhes as mesmas coisas novamente não me é cansativo, mas uma precaução por vocês, por segurança. 3:2Tomem cuidado com os cães; tomem cuidado com os ensinadores destrutivos; tomem cuidado com os “cortadores religiosos”.* 3:3Pois nós somos a circuncisão que adora no Espírito de Deus e glorifica no Ungido, Jesus, e não temos confiança no homem natural 3:4ainda que eu pudesse ter motivos para confiar no homem natural.

Se há alguém que acha que tem razão em ter confiança no homem natural, eu tenho ainda mais. 3:5Fui circuncidado no oitavo dia, nascido da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, um hebreu de hebreus; de acordo com a lei, um fariseu; 3:6de acordo com o zelo, perseguidor dos que foram chamados para fora; de acordo com a retidão que vem de tal lei, impecável.

3:7Entretanto, o que foi vantajoso para mim, falando naturalmente, isso considero perda por causa do Ungido. 3:8Sim, realmente considero todas as coisas como perda por causa da excelência do conhecimento do Ungido, Jesus, meu Senhor, por quem experimentei a perda de todas as coisas e as considero como lixo a ser jogado fora, para que eu ganhe o Ungido.

3:9Quero ser encontrado nele, não tendo minha própria retidão que vem de guardar a lei, mas antes uma retidão que vem da fé cuja fonte é o Ungido, isto é, a retidão do próprio Deus, que é nossa pela fé. 3:10Quero conhecê-lo e o poder de sua ressurreição – que vem da participação nos seus sofrimentos e de tornar-me integrado em sua morte –, 3:11para que dessa forma possa estar experimentando a ressurreição dos mortos.

3:12Não que já a tenha alcançado por completo ou que já tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo persistindo, para poder tomar posse daquilo que o Ungido, Jesus, também tomou posse de mim.

*Aqui Paulo, falando a respeito dos judeus que insistiam na circuncisão dos gentios, utilizou-se de palavras extremamente depreciativas para descrevê-los. Este versículo poderia também ser aplicado a qualquer um que insista na necessidade de práticas religiosas para que sejamos fiéis a Deus.

3:13Irmãos, não considero que eu tenha tomado posse completa disso. Mas o que faço é: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e buscando alcançar as que estão à minha frente, 3:14persisto em direção ao objetivo de ganhar o prêmio, para o qual Deus nos chama do alto por meio do Ungido, Jesus.

3:15Assim sendo, que aqueles dentre nós que são maduros, vejam as coisas desta maneira. Mas se vocês pensam de maneira diferente sobre qualquer coisa, Deus vai lhes revelar isso também. 3:16Ainda assim, continuemos a caminhar no entendimento que já recebemos.

3:17Irmãos, sejam co-imitadores do Ungido, juntos comigo. Notem e observem aqueles que andam seguindo nosso exemplo. 3:18Pois muitos estão conduzindo suas vidas – sobre os quais lhes falei com frequência antes, e agora falo com lágrimas nos olhos – como aqueles que se opõem à operação da cruz do Ungido em suas vidas.

3:19Seu fim é a destruição. Seu deus consiste em seus desejos carnais, e aquilo que imaginam ser a sua “glória” é na verdade, a sua vergonha. Seus pensamentos são meramente terrenos.

3:20Mas a nossa cidadania tem sua origem nos céus, de onde também esperamos pelo Salvador, o Senhor Jesus, o Ungido. 3:21Ele vai refazer o nosso corpo físico e humilde num corpo novo, que é como o seu glorioso corpo, pelo poder com o qual ele é capaz de subjugar todas as coisas a si mesmo.

CAPÍTULO 4

4:1Sendo assim, irmãos, que amo e por quem anseio, sendo minha alegria e coroa: mantenham-se firmes no Senhor, meus amados! 4:2Suplico a Evódia e suplico a Síntique que vivam em harmonia no Senhor.

4:3Sim, também suplico a vocês – que realmente compartilham meu trabalho e fardo –, que ajudem essas mulheres, pois elas trabalharam comigo nas boas novas junto também com Clemente e com o resto dos companheiros de trabalho, cujos nomes estão no livro da vida de Deus.

4:4Alegrem-se sempre no Senhor, e de novo direi “alegrem-se!”. 4:5Que a sua conduta santa seja conhecida por todos os homens. O Senhor está sempre presente aqui conosco. 4:6Não fiquem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e petição com gratidão apresentem seus pedidos a Deus. 4:7E a paz do Senhor, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e os seus pensamentos no Ungido, Jesus.

4:8Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for honroso, tudo que for justo, tudo que for puro, tudo que for aceitável, tudo que for admirável, se houver alguma virtude ou se for algo digno de louvor, meditem nessas coisas. 4:9As coisas que vocês têm aprendido, recebido, ouvido e visto em mim, pratiquem-nas, e o Deus da paz será com vocês.

4:10Mas me alegro no Senhor grandemente, pois agora, depois de passado algum tempo, vocês se lembraram de mim novamente, mandando-me uma oferta. Certamente vocês sempre se lembravam de mim, mas não tinham oportunidade para mostrar isso.

4:11Não falo por causa da necessidade, pois aprendi a estar contente em qualquer circunstância. 4:12Sei o que é passar necessidade e sei como agir quando há muito. Em tudo e em todas as situações aprendi o segredo: como estar tanto saciado como com fome, tanto em ter muito, como em não ter. 4:13Sou fortalecido em tudo, nele que me fortalece – o Ungido.

4:14No entanto, vocês fizeram algo bom me ajudando na minha aflição. 4:15E vocês mesmos saibam, filipenses, que no começo do ministério das boas novas quando saí da Macedônia, nenhuma das comunidades dos que foram chamados para fora* participaram comigo na prática de ofertar e receber, exceto vocês.

4:16Mesmo quando estava em Tessalônica, vocês enviaram ofertas muitas vezes para me ajudar com minhas necessidades. 4:17Não que eu esteja buscando ofertas, mas desejo que vocês produzam frutos que serão creditados nas suas contas. 4:18Mas tenho mais do que o bastante de tudo.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

Estou satisfeito, tendo recebido de Epafrodito as coisas que vocês enviaram, que é um sacrifício de aroma adocicado, aceitável e muito prazeroso para Deus. 4:19E meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com suas riquezas na glória do Ungido, Jesus.

4:20Agora para nosso Deus e Pai, seja a glória para sempre e sempre. Amém. 4:21Cumprimentem todos aqueles separados por Deus que estão no Ungido, Jesus. Os irmãos que estão comigo mandam-lhes lembranças. 4:22Todos aqui que foram separados por Deus mandam-lhes lembranças, especialmente aqueles que são da casa de César.

4:23Que a graça do Senhor Jesus, o Ungido, seja com o seu espírito.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Carta de Paulo aos Filipenses

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Carta de Paulo aos Colossenses