Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O Novo Testamento: Vida do Pai

A Carta de Paulo aos Efésios

Novo Testamento Vida do Pai, Bíblia Grátis, Traduzida por David W. Dyer

Publicação Grão de Trigo

Traduzido por David W. Dyer

ÍNDICE

A Carta de Paulo aos Gálatas

A Carta de Paulo aos Filipenses


A Carta de Paulo aos Efésios


CAPÍTULO 1

1:1Paulo, um enviado do Ungido, Jesus, pela vontade de Deus, àqueles separados por Deus que se encontram em Éfeso, ou seja, os fiéis no Ungido, Jesus: 1:2Graça e paz a vocês da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus, o Ungido.

1:3Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus, o Ungido, que nos tem abençoado com toda bênção espiritual nos lugares celestiais no Ungido. 1:4Pois pelo seu amor, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para estarmos nele, para que fôssemos santos e sem defeito diante dele.

1:5Ele predeterminou que seríamos postos como seus filhos maduros através de Jesus, o Ungido, de acordo com o bom prazer de sua vontade, 1:6que nos traz uma celebração da glória de sua graça, que ele nos deu no Amado.

1:7É nele que nós temos a nossa libertação, pelo pagamento por completo do resgate, que é seu sangue, ou seja, a libertação da escravidão de nossos pecados, de acordo com a generosidade de sua graça, 1:8que ele derramou abundantemente sobre nós. 1:9Agora ele está nos dando o entendimento do mistério de sua vontade, que ele planejou em si mesmo, com toda sabedoria e inteligência, para satisfazer seus maiores desejos.

1:10Seu plano é este: pelo cuidadoso gerenciamento dos eventos, através do decorrer das épocas até o fim, reunir novamente todas as coisas sob a autoridade do Ungido, tanto as coisas celestiais como as coisas terrenas.

1:11É também nele que nós fomos escolhidos para ser sua herança, tendo sido selecionados antecipadamente para esse privilégio, de acordo com o propósito Daquele que faz tudo de acordo com o conselho de sua própria vontade.

1:12Como resultado disso, nós, os primeiros que colocamos nossa esperança no Ungido, servimos para exaltação da glória dele. 1:13Essa exaltação também inclui vocês que, ouvindo a palavra da verdade, as boas novas da sua salvação, acreditaram nele e foram selados com o Espírito Santo da promessa. 1:14Este Santo Espírito é o sinal da herança, até que Deus tome posse completa do que ele libertou através do pagamento do resgate, resultando na exaltação de sua glória.

1:15Por esta razão, eu também, tendo ouvido da sua fé no Senhor Jesus e o amor que vocês demonstram para todos aqueles separados por Deus, 1:16não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. 1:17Eu oro para que o Deus de nosso Senhor Jesus o Ungido, o Pai da glória, lhes dê um espírito de sabedoria e revelação para conhecê-lo pleno e corretamente.

1:18Eu oro para que vocês tenham os olhos do coração iluminados, para que vocês conheçam a esperança do seu chamado, as riquezas da glória de sua herança naqueles separados por ele mesmo, 1:19e da excedente grandiosidade de seu poder em favor daqueles que estão crendo. Foi a operação desta força de seu poder 1:20que ele demonstrou no Ungido, quando o ressuscitou dos mortos e o fez assentar no lugar de honra suprema e autoridade, nos lugares celestiais.

1:21Agora ele está muito acima de todo governo, autoridade, poder ou domínio, e acima de todo nome que se possa nomear, não apenas nesta era, mas também na que está por vir. 1:22Todas as coisas foram sujeitadas debaixo de seus pés e foi-lhe dado ser o cabeça sobre todas as coisas para os chamados para fora,* 1:23que são o seu corpo, a plenitude daquele que está cumprindo todas as coisas.

CAPÍTULO 2

2:1No passado vocês estavam sob o domínio da morte por causa de seus erros e pecados, 2:2nos quais vocês outrora andavam, seguindo o curso deste mundo, que é controlado pelo príncipe dos poderes do ar, o espírito que agora trabalha nos filhos da desobediência. 2:3Nós todos também vivemos uma vez da mesma forma, dando lugar aos desejos de nossa carne, fazendo a vontade da natureza carnal e da mente, e éramos, por natureza, crianças levadas por fortes impulsos naturais, assim como qualquer outra pessoa.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

2:4Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa de seu grande amor com que nos amou, 2:5mesmo quando estávamos sob o domínio da morte por causa de nossos pecados, nos deu sua própria vida, juntamente com o Ungido (é pela graça que vocês estão sendo salvos), 2:6e agora nos ressuscita com ele e nos faz assentar com ele nos lugares celestiais no Ungido, Jesus. 2:7É assim para que, nos tempos que estão por vir, ele possa mostrar as riquezas ilimitadas de sua graça, através de sua bondade para conosco no Ungido, Jesus.

2:8Pois pela graça vocês estão sendo salvos, pela fé, que não vem de vocês, antes é um presente de Deus. 2:9Esta salvação não é por obras próprias, para que nenhum homem seja capaz de reivindicar qualquer crédito. 2:10Pois nós somos sua obra-prima poética, épica, formados em um povo no Ungido, Jesus, com o propósito de cumprir suas boas obras, as quais Deus previamente preparou para que nos ocupássemos com elas.

2:11Assim, lembrem-se que outrora vocês – os gentios por nascimento que foram chamados de “incircuncisos” por aqueles que chamam a si mesmos de “a circuncisão” (referindo-se a algo feito no corpo por mãos humanas) –, 2:12que vocês estavam separados do Ungido, alienados da comunidade de Israel, e estranhos à aliança da promessa, sem nenhuma esperança e sem Deus neste mundo.

2:13Mas agora no Ungido, Jesus, vocês, que antes estavam distantes, são trazidos para perto, pelo sangue do Ungido. 2:14Pois ele é a nossa paz, aquele que fez ambos, judeus e gentios, um só, quebrando a barreira entre eles, destruindo o motivo de antagonismo entre as partes em seu corpo físico, através da sua morte.

2:15Ele fez isso anulando a lei,* cujo conteúdo são mandamentos e decretos, para que pudesse criar em si mesmo, a partir dos dois, um novo “homem”, estabelecendo assim a paz. 2:16Assim, ele pôde reconciliar ambos com Deus, juntos em um só corpo através da cruz, tendo matado a animosidade.

*É verdade que Jesus disse que não veio para destruir a lei, mas, ao contrário, veio cumpri-la (Mt 5:17). A anulação da lei citada nesse versículo, se dá possível porque Jesus de fato já cumpriu toda a lei e os profetas, com a sua vida, morte e ressurreição. E ele continua cumprindo-a por meio de nós, seu corpo. Assim, a lei então podia, e de fato precisava, ser anulada.

2:17Então a paz foi anunciada a vocês que se encontravam distantes e aos que estavam perto; 2:18pois através dele, ambos temos acesso através do mesmo Espírito ao Pai. 2:19Portanto vocês já não são estrangeiros, mas concidadãos daqueles que foram separados por Deus e membros da família de Deus.

2:20Vocês estão sendo construídos na fundamentação dos enviados e dos profetas; sendo o próprio Jesus, o Ungido, a principal pedra angular. 2:21É através dele que cada parte da edificação, sendo encaixadas juntas, cresce e se torna um templo santo no Senhor. 2:22É nele que vocês também estão sendo edificados juntos, pelo Espírito, num lugar de moradia para Deus.

CAPÍTULO 3

3:1Por este motivo, eu, Paulo, o prisioneiro do Ungido, Jesus, pelo bem de vocês, gentios – 3:2se, de fato, vocês ouviram sobre a graça de Deus que me foi concedida para dispensar a vocês –, 3:3estou escrevendo para dizer que este mistério divino se fez entender a mim por revelação, como escrevi anteriormente em poucas palavras.

3:4Quando vocês lerem o que escrevi, poderão perceber o meu entendimento no mistério do Ungido, 3:5que em outras gerações não ficou disponível aos filhos dos homens, mas agora tem sido revelado aos seus profetas e santos enviados através do Espírito. 3:6É que os gentios são co-herdeiros, co-membros do corpo, e co-participantes da promessa no Ungido, Jesus, através da mensagem de boas novas.

3:7Esta é a mensagem do qual eu fui feito um servo, de acordo com o dom da graça de Deus, que me foi dada através da operação do seu poder.

3:8Esta graça foi dada a mim, o menor dos menores de todos os separados por Deus, com o propósito de proclamar entre as nações as riquezas espirituais do Ungido, que estão além da compreensão humana, 3:9e para fazer que todo homem entenda os planos de Deus: nossa participação neste propósito secreto que, pelos tempos, foi mantido encoberto em Deus, que criou todas as coisas.

3:10A intenção dele é que agora a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e potestades nos lugares celestiais, por meio dos que foram chamados para fora. 3:11Isso está de acordo com o propósito eterno que ele propôs no Ungido, Jesus, nosso Senhor, 3:12em quem nós temos ousadia e confiante acesso ao Pai pela nossa fé nele.

3:13Sendo assim, peço a vocês que não fiquem enfraquecidos por causa de meus sofrimentos, que são em favor de vocês, que realmente são para sua glória.

3:14Por esta razão, eu dobro meus joelhos ao Pai, 3:15de quem toda sua família, tanto nos céus quanto na terra, leva seu nome. 3:16Eu oro para que ele lhes conceda, de acordo com a abundância de sua glória, que sejam fortalecidos com poder através do Espírito, em seu homem interior espiritual.

3:17Oro para que o Ungido faça morada em seus corações pela fé, com o propósito de que vocês – estando enraizados e estabelecidos no seu amor –, 3:18sejam capazes de entender juntamente com todos os separados por Deus, qual seja a extensão e a largura, a altura e a profundidade*, 3:19e que conheçam o amor do Ungido que excede o conhecimento humano, para que vocês possam ser cheios com toda plenitude de Deus.

3:20Agora a ele, que é capaz de fazer de maneira super abundante além de tudo que pedimos ou imaginamos, segundo o poder que atua em nós, 3:21a ele seja a glória entre aqueles chamados para fora** e no Ungido, Jesus, por todas as gerações, até pelos séculos dos séculos. Amém.

*Talvez uma referência alegórica às dimensões da terra prometida, na qual os judeus foram (assim como também somos) encorajados a entrar e dela tomar posse.

**”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

CAPÍTULO 4

4:1Eu, no entanto, o prisioneiro do Senhor, clamo a vocês que andem numa maneira que seja digna da vocação ao qual vocês foram chamados, 4:2com toda humildade e mansidão, pacientemente suportando uns aos outros em amor. 4:3Sejam diligentes em manter a unidade do Espírito, pelo elo da paz.

4:4Existe um corpo e um Espírito, assim como vocês também foram chamados numa única esperança do seu chamamento. 4:5um só Senhor, uma só fé, um único batismo, 4:6um só Deus e Pai de todos, que está sobre todos, através de todos, e em todos vocês. 4:7Mas a cada um de nós foi dada graça correspondente à medida do dom do Ungido. 4:8Assim ele disse: “Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens” (Sl 68:18).

4:9Ora, quão importante é “ele subiu”, senão que também desceu pela morte, aos lugares mais baixos da terra? 4:10Aquele que desceu é o mesmo que também subiu muito acima dos céus, para que ele cumprisse todas as coisas.

4:11E ele deu, como servos dos chamados para fora, alguns para serem enviados, alguns profetas, alguns proclamadores das boas novas, alguns pastores e instrutores 4:12para o aperfeiçoamento dos que foram separados por Deus para o trabalho de servir, para a construção do corpo do Ungido.

4:13Estes servos devem atuar, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus em um homem espiritual completamente amadurecido, até à medida da estatura da plenitude do Ungido.

4:14Isso é assim para que não sejamos mais como crianças jogadas para lá e para cá por todo novo vento de doutrina* {práticas, fenômenos, etc.}, pelas táticas enganosas de homens que, por falsa sabedoria, nos levam ao erro de tornar a vida espiritual num método {mecanismo, “forma” ou sistema}.**

4:15Mas por falarmos o que é verdadeiro em amor uns aos outros, devemos crescer em todas as coisas nele, que é o cabeça, o próprio Ungido. 4:16É a partir dele que todo o corpo está sendo ajustado e posto junto, através da vida que cada membro distribui aos outros – de acordo com o funcionamento de cada parte individual, suprindo sua porção. Isso é o que faz o corpo crescer à medida que se auto-constrói no amor.

*A palavra grega literal aqui é “vento” ou “espírito”, demonstrando claramente que há inteligências espirituais malignas e poderosas por trás de muitos “movimentos” ou ondas que passam pela igreja, mudando o foco de Jesus para outras coisas. Entre elas se incluem – mas não se limitam apenas a estes – práticas, fenômenos, experiências, a pronúncia “correta” do nome de Jesus, etc.

** A palavra grega literal aqui é “methodeia” ou método. Um erro extremamente comum é cometido por aqueles que tentam substituir uma comunhão íntima com o Ungido – o que envolve segui-lo – por algum tipo de “caminho,” método de “instrução”, sistema de crença, estrutura autoritária, prática, fenômeno, etc, que supostamente nos torna agradáveis a Deus. Tais coisas são frequentemente associadas com os ventos ou movimentos citados acima

4:17Portanto digo – e estou seguro de que esta exortação vem do Senhor – que vocês não mais devem andar como andam os gentios, isto é: na futilidade de seus próprios raciocínios intelectuais. 4:18Já que o entendimento deles é obscurecido, eles estão afastados da vida de Deus.

Isso é por causa da ignorância que está neles, que vem da dureza de seus corações. 4:19Estes que pararam de se preocupar com o que é certo ou errado se entregam a condutas imorais, para avidamente praticar todo tipo de impureza sexual.

4:20Mas isso não é o que vocês têm aprendido com o Ungido, 4:21se de fato é verdade que vocês o têm ouvido e foram ensinados por ele. Assim, de acordo com a verdade que está em Jesus, 4:22em relação à conduta que tinham anteriormente, vocês devem afastar a velha vida humana, cuja corrupção é exposta pelos seus anseios carnais e ilusórios.

4:23Permitam que o Espírito renova a sua mente. 4:24E vistam-se com o novo “homem” que – correspondendo à própria natureza de Deus – foi criado [por nascer dentro de vocês] em justiça e na verdadeira santidade. 4:25Dessa forma livrando-se do que é falso*, todos devem falar a verdade de Deus com seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

4:26Se você estiver com raiva, ainda assim, não peque. Não deixe que o sol se ponha enquanto você ainda estiver com raiva, 4:27dando assim ao diabo uma brecha.

4:28Que aquele que era um ladrão não roube mais: antes, que ele trabalhe duro, trabalhando com suas mãos em alguma ocupação respeitosa, para que venha a ter algo para dar aos outros necessitados.

4:29Que nenhuma palavra degenerativa saia da sua boca. Mas se você falar, diga algo edificante, de acordo com a necessidade do momento, para que, com isso, transmita graça àqueles que estão ouvindo. 4:30Não entristeçam o Espírito Santo de Deus com suas palavras ou ações, pelo qual vocês foram selados para o dia da libertação dos seus corpos físicos.

*Isto é, a velha maneira de falar e agir.

4:31Que todo ressentimento, exibição de temperamento, raiva, reclamação e crítica sejam postos de lado por vocês, junto com toda vingança. 4:32Sejam gentis uns com os outros, de coração sensível, perdoando uns aos outros, assim como Deus também lhes perdoou no Ungido.

CAPÍTULO 5

5:1Assim sendo, sejam seguidores de Deus como filhos que são amados. 5:2Andem no amor, na mesma forma que o Ungido também nos amou e se entregou por nós como uma oferta e um sacrifício a Deus com um aroma agradável.

5:3Mas não deixem que tais coisas como sexo fora do casamento e toda impureza sexual ou desejo por riquezas sejam sequer mencionadas entre vocês, que evitar tais coisas é a característica daqueles separados para Deus.

5:4Tampouco devem vocês usar de obscenidades, se envolver em conversas fúteis, ou contar piadas imorais, que não são apropriadas; ao invés disto, deem graças.

5:5Pois vocês sabem disto, sem sombra de dúvidas: ninguém que se envolva com sexo fora da aliança do casamento, que pratique atos sexuais impuros, nem aquele que é ganancioso (que de fato adora ao dinheiro como um ídolo) possui qualquer herança, no reino vindouro* do Ungido e de Deus.

5:6Que ninguém os engane com palavras inúteis disputando esse fato. Porque é por causa dessas mesmas coisas que a ira de Deus virá sobre aqueles que são desobedientes. 5:7Assim, não participem com eles dessas atividades.

Pois vocês antes estavam na escuridão, mas agora vocês estão na luz do Senhor. Vivam como filhos da luz. 5:9Pois o fruto da luz está em toda bondade e retidão e verdade, 5:10demonstrando o que é agradável ao Senhor. 5:11Não tenham participação nas obras da escuridão, que beneficiam ninguém, mas em vez disso, os reprovam. 5:12Pois é vergonhoso até falar das coisas que eles praticam em secreto.

5:13Mas todas as coisas, quando são reprovadas, são expostas pela luz, pois a luz revela tudo. 5:14Dessa forma, ele diz, “Acordem, vocês que estão dormindo, e levantem-se dentre os mortos, e o Ungido lhes dará luz”.

*O reino milenar ou o “Milênio”.

5:15Assim, sejam bastante cautelosos sobre seu comportamento, não como tolos, mas como sábios, 5:16aproveitando o máximo do tempo que resta, pois estes são dias maus. 5:17Mais ainda, não sejam tolos, mas entendam qual é a vontade do Senhor. 5:18E não fiquem bêbados com o vinho, que produz a falta de domínio próprio, mas estejam sendo enchidos até estarem plenos do Espírito.

5:19Expressem as meditações espirituais do seu coração com salmos e hinos e canções espirituais, cantando e fazendo melodias vindas de seus corações para o Senhor, 5:20sempre dando graças a Deus, o próprio Pai, por todas as coisas, no nome de nosso Senhor Jesus, o Ungido.

5:21Submetam-se uns aos outros no temor do Ungido. 5:22Esposas, sejam completamente rendidas aos seus próprios maridos, como que ao Senhor. 5:23Pois o esposo é o cabeça da esposa, assim como o Ungido é também o cabeça daqueles que foram chamados para fora,* ele em si mesmo, sendo o Salvador do corpo.

5:24Pois como aqueles que foram chamados para fora* são completamente rendidos ao Ungido, que as esposas também sejam rendidas a seus esposos em tudo. 5:25Maridos, amem suas esposas assim como o Ungido também amou a comunidade dos chamados para fora e se entregou por ela, 5:26para que pudesse fazê-la santa e a purificar pela lavagem na água da palavra que ele fala {RHEMA, grego}.

5:27Isso é assim para que ele possa apresentá-los a si mesmo como uma noiva, aqueles da comunidade dos que foram chamados para fora* que são sem manchas nem rugas, nem qualquer outra coisa desse tipo, pois é necessário que ela seja santa e sem defeito para ser parceira neste casamento.

5:28Da mesma forma, os maridos devem amar suas esposas como eles amam a seus próprios corpos. Aquele que ama sua esposa ama a si mesmo. 5:29Pois nenhum homem jamais odiou seu próprio corpo, mas antes o nutri e o trata bem, assim como o Ungido também o faz com os que foram chamados para fora, 5:30pois nós somos membros do seu corpo.

5:31Por esta razão um homem deixa seu pai e mãe e fica grudado com sua esposa, e os dois se tornam uma só carne (Gn 2:24). 5:32Este mistério é profundo, mas eu estou, na verdade, falando sobre o Ungido e dos chamados para fora. 5:33Entretanto cada um de vocês deve amar sua própria esposa como a si mesmo. E a esposa deve respeitar seu marido.

*”Chamados para fora”: Tradução literal do vocábulo grego ἐκκλησίᾳ (ekklēsia) que é a junção de duas palavras: “fora” (ἐκ) e “chamar” (καλέω). Esta palavra é traduzida por “igreja” ou “assembleia” em outras versões do Novo Testamento.

CAPÍTULO 6

6:1Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é correto. 6:2Honrem seu pai e sua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 6:3para que sua vida vá bem e você viva por muitos anos na terra.

6:4E vocês, pais, não provoquem a raiva nos seus filhos, mas os eduquem na disciplina e no conselho do Senhor.

6:5Escravos [e empregados], sejam obedientes àqueles que são seus senhores terrenos, com respeito e humildade, estando focados em seus trabalhos, assim como vocês fariam para o Ungido.

6:6Não façam o seu trabalho apenas quando os outros estiverem olhando ou para tentar impressionar outros, 6:7mas façam seu trabalho de boa vontade, como se estivessem trabalhando para o Senhor, e não para homens. Como servos do Ungido, façam a vontade de Deus de coração, 6:8já que vocês sabem que toda coisa boa que cada um faz, receberá de volta do Senhor na mesma medida, seja escravo, seja homem livre.

6:9E vocês, senhores [empregadores], tratem-nos da mesma forma. Abram mão da intimidação como forma de os controlarem, sabendo que aquele que é tanto Mestre deles quanto seu Senhor, está nos céus e não há favorecimento com ele.

6:10Finalmente, sejam fortes no Senhor e na força de seu poder. 6:11Revistam-se de toda a armadura de Deus para que vocês sejam capazes de resistir às estratégias do diabo. 6:12Pois a nossa luta não é contra a carne e sangue, mas contra os príncipes caídos, contra as autoridades espirituais, contra os governantes de trevas deste mundo, contra os seres espirituais malignos nos lugares celestiais.

6:13Assim, tomem a armadura completa de Deus para que possam estar aptos a resistir à tentação nos tempos de

dificuldade e, tendo perseverado através de tudo, manter-se firme no Ungido, sem pecar.

6:14Mantenham-se, então, envolvendo sua cintura com a verdade e colocando o peitoral da retidão, 6:15tendo calçados seus pés com a preparação das boas novas da paz; 6:16adicionalmente, tomem o escudo da fé com o qual vocês poderão extinguir todo dardo flamejante* do maligno. 6:17E tomem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra que Deus fala {RHEMA, grego}.

6:18Por meio de todas as orações e petições, estejam intercedendo no Espírito em todos os momentos, estando alerta, com toda perseverança em suas intercessões por todos aqueles separados por Deus.

6:19Orem também por mim, para que as palavras certas me sejam dadas quando eu abrir a minha boca e para que eu venha a ter intrepidez ao expor o mistério das boas novas. 6:20Esta é a mensagem da qual sou um embaixador acorrentado. Mas peço pelas suas orações para que mesmo acorrentado, eu fale corajosamente como é meu dever falar.

6:21Mas para que vocês também saibam como estou e o que eu venho fazendo, Tíquico, o irmão amado e servo fiel no Senhor, lhes contará tudo. 6:22Na verdade, eu o enviei a vocês para esse exato propósito, para que possam saber nosso atual estado, e que ele possa confortar os seus corações.

6:23Que a paz seja com os irmãos e o amor com fé, que vem de Deus Pai e do Senhor Jesus, o Ungido. 6:24Que a graça seja com todos aqueles que amam o Senhor Jesus, o Ungido, com um amor incorruptível.

* Estes frequentemente consistem de pensamentos de medo e dúvidas.

Nesta tradução, as palavras em itálico são palavras subentendidas pelo texto grego, mas não representam palavras exatas do texto grego. Essa prática é comum em quase todas as traduções modernas. Ocasionalmente este tradutor acrescentou palavras na tradução que representam suas próprias ideias e opiniões, as quais são baseadas em seu próprio entendimento bíblico, mas não são parte do texto grego original. Tais palavras estão incluídas em colchetes, assim [ ]. O leitor deve entender essas palavras como sendo a opinião do tradutor. Em contraste a isso, as palavras nas chaves { } indicam traduções ou explicações legítimas, alternativas. As palavras dentro de parênteses ( ) são partes do texto original grego. Tais parênteses são, também, frequentemente usados em outras traduções do Novo Testamento.

Final da Carta de Paulo aos Efésios

Leia o próximo livro da Bíblia online:

A Carta de Paulo aos Filipenses