Ministério Grão De Trigo

Ler Online
O REINO PERDIDO

FOCADO NO CÉU

Capítulo 5

O Reino Perdido, livro por David W. Dyer

Publicacao Grao de Trigo

Escrito por David W. Dyer

ÍNDICE

Capítulo 1: O REINO PERDIDO

Capítulo 2: ESTAMOS NO MILÊNIO HOJE?

Capítulo 3: MAIS SINAIS

Capítulo 4: ALGUNS ARGUMENTOS ENGANOSOS

Capítulo 5: FOCADO NO CÉU (Capítulo Atual)

Capítulo 6: POR QUE O REINO É IMPORTANTE?

Capítulo 7: "TREVAS EXTERIORES"

Capítulo 8: OUTRAS ESCRITURAS

Capítulo 9: ALGUMAS TEORIAS ERRADAS

Capítulo 10: TRANSFORMAÇÃO REAL


Capítulo 5: FOCADO NO CÉU


FOCADO NO CÉU

Como mencionado anteriormente, a igreja de hoje parece estar focada no céu. Tudo gira em torno de “ir para o céu”. Porém, um exame cuidadoso das Escrituras revela que esse foco é equivocado. No livro de Apocalipse, somos informados de que a Nova Jerusalém desce “do céu”. Isso é repetido duas vezes em Ap 21:2,10!

Enquanto alguns especularam que ela está descendo de um céu superior para um céu mais baixo, isso não é lógico. Por que Deus deixaria o céu mais elevado para vir e viver na atmosfera (céu) acima da nova terra? Deve ser óbvio que a Nova Jerusalém está “descendo do céu” para a nova terra. Ela não vai ser um tipo de satélite voando em redor do novo planeta terra.

Esse é um ponto muito importante. Faz realmente diferença na forma como entendemos os planos de Deus.

Não apenas sua noiva, a Nova Jerusalém, está descendo do céu, mas o trono de Deus também está se mudando para a nova terra. Seu trono estará nesta nova cidade (Ap 22:3). Seria ridículo supor que Deus move seu trono do céu mais elevado para um mais baixo, de alguma forma suspenso acima da terra. Em vez disso, é a nova terra que se torna o lugar de onde Jesus reinará juntamente com sua nova noiva, por toda a eternidade.

Embora leiamos que nossa “recompensa está guardada para nós no céu”, essa recompensa não permanece lá. Jesus a trará com Ele para a nova terra quando vier. Lemos em Apocalipse 22:12: “Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (NTVP). Portanto, nossa recompensa não estará nos esperando no céu, mas será trazida à terra com Jesus quando Ele retornar.

Isso tudo é para dizer que, enquanto a maioria dos cristãos está interessada em ir para o céu, Deus está interessado em vir para a terra. Devemos abandonar nossa teologia centrada no céu e conformar nossas ideias ao que a Bíblia realmente ensina.

O REINOS “DOS” CÉUS

Isso nos leva a uma das frases mais confusas da Bíblia. É uma frase que só aparece em Mateus, mas aparece lá mais de trinta vezes. É a frase: “o reino dos céus”. Existem muitas parábolas em Mateus onde Jesus nos ensina coisas sobre o “reino dos céus”. Como devemos entender isso? A maioria dos cristãos, sem muita reflexão, apenas imagina que Jesus está nos ensinando como será o céu. Mas isso é exatamente o que Ele NÃO está nos ensinando.

Para começar, observemos que a palavra grega “céu” aparece no plural nessas parábolas – “céus”. Ela não está no singular, como muitas versões erradamente a apresentam. Possivelmente, alguns tradutores, influenciados pela tradição do “céu” na igreja de hoje, tentaram impor sua compreensão errônea tornando-a singular.

Dessa forma, eles “ajudam” os leitores a entender. Mas isso é errado e enganoso. Quando os tradutores da Bíblia distorcem suas traduções para apoiar alguma doutrina, os leitores são prejudicados por serem induzidos ao erro.

Existem na verdade três tipos de “céus” mencionados na Bíblia: a atmosfera em redor da terra, o espaço sideral e a presença de Deus em Seu trono. Então, como a palavra está no plural, esses versículos não estão falando apenas sobre o “terceiro céu", – ou a presença de Deus – que muitos entendem ser o “céu”.

O texto grego literalmente diz: “O reino os céus”. Neste caso, o artigo “os” em grego pode implicar a existência de uma preposição. Mas qual? A preposição “dos” vem à mente. Usando essa preposição, teríamos: “o reino dos céus” ou “o reino que vem dos céus”, que é muito mais claro.

Esta tradução corresponde exatamente à oração que Jesus nos ensinou a orar: “Venha o teu reino ... na terra como no céu” (Mt 6:10 NTVP). Portanto, o desejo de Deus é que o reino celestial venha à terra, e não que nós subamos ao céu.

Obviamente, a nova Jerusalém – que é a noiva de Cristo – é de origem e natureza celestiais. É verdadeiramente “a Jerusalém celestial”. Mas ela não é o “céu” e, finalmente, não permanecerá ou estará localizada no “céu”. Ela é clara- mente vista como “descendo do céu”. Eu me pergunto, o que muitos cristãos planejam fazer lá no céu, sozinhos, sem Jesus ou Sua noiva?

Afinal, devemos entender com clareza que Jesus está falando nestas parábolas sobre o reino que vem DOS céus e não o reino NOS céus.

Final do Capítulo 5

Ler outros capitulos online:

Capítulo 1: O REINO PERDIDO

Capítulo 2: ESTAMOS NO MILÊNIO HOJE?

Capítulo 3: MAIS SINAIS

Capítulo 4: ALGUNS ARGUMENTOS ENGANOSOS

Capítulo 5: FOCADO NO CÉU (Capítulo Atual)

Capítulo 6: POR QUE O REINO É IMPORTANTE?

Capítulo 7: "TREVAS EXTERIORES"

Capítulo 8: OUTRAS ESCRITURAS

Capítulo 9: ALGUMAS TEORIAS ERRADAS

Capítulo 10: TRANSFORMAÇÃO REAL