Publicacao Grao de Trigo
Escrito por David W. Dyer
ALGUMAS TEORIAS TEOLOGICAMENTE ERRADAS
Como mencionado anteriormente, se rejeitarmos esse ensino sobre o reino, ficamos com uma teologia verdadeiramente falha. Ao começar, aplicando erroneamente esses versículos sobre o reino – ou seja, tentando aplicá-los ao tema da vida eterna – muitos acreditam que as pessoas podem perder sua salvação.
Essa ideia faz Deus parecer um tolo. Mostra-O como completamente irresponsável. Significa que Ele gera filhos sem nenhum cuidado real por eles ou planos de levá-los ao ponto onde precisam estar. Isso O tornaria igual a muitos homens hoje que têm muitos filhos com diferentes mulheres sem condições ou interesse em cuidar deles.
Acreditar que Deus abandonará alguns de Seus filhos, os matará ou até mesmo os queimará se eles não O agradarem, faz parecer que Ele é descuidado, cruel e insensível. Ele “salvou” alguém e depois não conseguiu lidar com aquela pessoa, então teve que desfazer a salvação. Alguns de Seus filhos foram rebeldes demais para Ele, então Ele precisa simplesmente se livrar deles. Ele lhes deu um presente, mas o tirou quando não deu certo.
Seria como um pai ou mãe hoje assassinando seus próprios filhos quando o estresse e conflito de criá-los se torna demais para eles suportarem. Esse é realmente o nosso Deus?
Deus não sabe de tudo, inclusive o futuro? Claro que sim. Então, Ele não sabe antes de gerar um filho como as coisas vão acabar? Uma vez que Ele sabe, é impossível que Ele daria Sua própria vida a alguém apenas para perceber mais tarde que cometeu um erro.
Você realmente acredita que Deus está gerando filhos sem ideia de como levá-los ao ponto onde precisam estar? Você acha que Ele vai apenas queimar o lixo, isto é, destruir aqueles que não deram certo? Esse tipo de teologia não coloca o Pai em uma luz muito boa. De fato, se você realmente pensar sobre isso, é horrível imaginar tal coisa.
Mas quando rejeitamos a teologia sobre o “castigo vindouro” para alguns crentes, essa é uma das poucas opções que nos restam.
Por outro lado, a outra opção para tentar explicar o castigo para os crentes durante o milênio é tentar transformar as virgens, servos, pessoas já dentro da festa de casamento etc., em não crentes ou judeus. Esta é apenas uma interpretação desonesta das Escrituras claras. Somente alguém tentando cegamente defender sua posição precisaria manipular a Bíblia desta forma.
Por exemplo, tentam fazer com que aqueles a quem Jesus chama de “servos” não sejam “realmente servos", não sejam realmente “salvos”.
Mas em Lucas 12:43-46, é o próprio servo que é recompensado em um versículo e punido dois versículos depois! Isso não pode se referir a um não crente. Esta não é realmente uma interpretação honesta das Escrituras. É apenas contorcer-se tentando justificar uma posição ou outra.
Essa manipulação desonesta das Escrituras também faz com que aqueles que Ele chama de “virgens” se tornem não-virgens. Também exige que um não crente tenha se infiltrado na festa de casamento. Como tal coisa seria possível a menos que um não crente fosse arrebatado?
Esse tipo de malabarismo com versículos da Bíblia é uma maneira arriscada de entender as Escrituras. Isso pode levar a um futuro julga- mento para aqueles que ensinam isso (Veja Tiago 3:1).
Mas se simplesmente aceitarmos os versículos sobre o reino pelo que realmente dizem, toda a Escritura é mostrada como harmônica. Tudo faz sentido. De fato, as verdades sobre o reino milenar que estamos discutindo são a ÚNICA maneira de harmonizar honestamente todas as Escrituras sobre esses assuntos.
Será que Deus vai castigar Seus filhos? Sim, Ele vai. Lemos em Hebreus 12:6: “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”. Esta é uma declaração e tanto. Significa que Deus usará uma forma muito severa (ou formas) de disciplina quando Seus filhos se desviam.
No entanto, muitos estão enganados sobre isso. Como estamos na “era da graça”, esses tipos de punições severas não estão sendo aplicados agora. É claro que Deus usa circunstâncias e outras coisas naturais para trazer disciplina a Seus filhos hoje.
Mas para aqueles que não respondem a esse tratamento hoje, na era vindoura esses castigos serão muito piores. Este é o ensino claro do Novo Testamento que o diabo está tentando esconder de nós e que a igreja não quer acreditar.
Todas as eras anteriores terminaram. A era da graça não será diferente. Um dia ela também terminará. Depois disso, começa a era do reino. A era do reino é uma era de julgamento. A graça não será a característica predominante dessa era vindoura.
Final do Capítulo 9
Ler outros capitulos online: